Aguardar ou nao chegar a cidadania

Boa tarde, dei entrada no meu processo de cidadania em 03/2025 (data que foi recepcionado em Portugal meus documentos) e me casei em 12/04/2025. Minha dúvida é - devo aguardar sair a cidadania para então mandar a transcrição do casamento aqui no Brasil? Porque vai chegar com meu nome de solteira e então terei de aguardar para então depois da transcrição fazer o passaporte? Minha documentação foi submetida so em 10/09/2025 e desde então ainda estou sem atualizações.

Comentários

• @ninanoronha

Para Portugal, até ser lavrado o assento de nascimento português, você é somente brasileira. Portanto, não há o que "transcrever" ainda, especialmente se os seus documentos já foram enviados e, o seu processo, protocolado. Você assinou o formulário com o nome de solteira, mandou cópia do RG com o nome de solteira e mandou a certidão de nascimento sem averbação de casamento. Tudo isso refletia o seu estado civil à hora do envio e recepção do processo em Portugal. Se você fosse casada e tivesse mudado de nome (e se isso não estivesse averbado no registro de nascimento), aí sim valeria a pena considerar (e só considerar) mandar a certidão de casamento.

Só se transcreve um casamento (o que não tem nada a ver com o processo de cidadania — é outro processo totalmente diferente) em Portugal de um estrangeiro com um português ou de um português com outro português. Se você e o seu parceiro são só brasileiros, não é preciso mandar nada. Você transcreve (e atualiza o seu estado civil) se quiser e quando quiser. Mas só quando tiver o assento de nascimento português.

• editado November 20

@ninanoronha

Faltam informações para poder responder com certeza, mas vou assumir algumas premissas e se alguma delas for errada, me avise:

dei entrada no meu processo de cidadania em 03/2025 (data que foi recepcionado em Portugal meus documentos) e me casei em 12/04/2025.

Deu entrada como filha? Como neta? Tempo de residência? Em qual conservatória? Seu marido é português?

Minha dúvida é - devo aguardar sair a cidadania para então mandar a transcrição do casamento aqui no Brasil?

Não se transcreve em Portugal um casamento entre dois estrangeiros. Só dá para transcrever casamento se pelo menos um dos cônjuges for português. A menos que seu marido seja português, vc precisa esperar seu processo concluir, pois aí sim vc será portuguesa e seu casamento poderá ser transcrito.

Minha documentação foi submetida so em 10/09/2025 e desde então ainda estou sem atualizações.

A princípio é normal. Os prazos variam dependendo da modalidade, mas um processo de filho no Porto leva em média 1 ano, em Lisboa 4 anos e os processos ficam parados na fila aguardando até que nos últimos 2 ou 3 meses começam a avançar até a conclusão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.