Transcrição de casamento paga mas não finalizada, já posso pedir como filho?
Olá, pessoal! Tudo bem?
Hoje recebi e-mail informando os dados para pagar a transcrição de casamento da minha mãe (inclusive já paguei). Então está tudo certo, né?
Já posso dar entrada com meu pedido como filha de Português, mesmo o processo de transcrição de casamento não ter finalizado 100%?
Outra dúvida: eu pedi para emitir as certidões necessárias para o processo como filha em janeiro desse ano (2025). Elas ainda possuem validade para usar agora?
É melhor mandar o pedido como filho de Português para a CRC do Porto ou Consulado do Rio?
Muito obrigada por qualquer ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se a transcrição era necessária e está sendo feita, pode mandar tranquilamente seu processo 1C que quando começarem a análise o casamento já estará averbado no assento de nascimento da sua mãe. Processo de filho leva pelo menos 1 ano, transcrição é mais rápido que isso em quase todos os lugares.
Pode usar os documentos de janeiro sim, sem problema. Envie para o ACP - Arquivo Central do Porto (CRC do Porto é outra coisa, não trata processos de nacionalidade). O consulado é o pior lugar possível.
Muito obrigada, @SergioM !!