Ajuda na busca de certidão de meu avô português
Boa tarde!
Estou tendo dificuldades em encontrar a certidão dr nascimento de meu avô português. Tenho os dados sobre ele, só não sei o local certo de seu nascimento, em Portugal. Quem puder me ajudar, envio abaixo os dados:
Avô: José Alves
Nascimento: entre 1871 e 1872
Cônjuge: Lourença Guerra- Espanhola
Pai: Manoel Joaquim Alves
Mãe: Anna Theteza Alves
Agradeço imensamente quem puder me ajudar
Att: Norma
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
NSGG Eu consegui me dirigindo ao Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, nem tem fila e os funcionários são muito atenciosos. Obtive até mesmo a data de ingresso, nome do navio (nessa época, só chegava por mar), e a cópia xerox da certidão de batismo da minha avó (não existia certidão de nascimento naqueles tempos, só a de batismo, onde sempre consta a data do nascimento, filiação, a Paróquia, o Conselho, etc.).
Registro Civil, emissão de certidão de nascimento, em Portugal, só a partir de 1911. Lá no AN está arquivada toda documentação referente aos estrangeiros que imigraram para cá, a partir de certa data, do século retrasado.
Meus avós, portugueses, também nasceram na época dos seus, uma década depois, mas foca só em um dos avós, mesmo pq, no formulário que depois vc irá preencher, só há espaço para um único nome. Caso vc não resida no Rio, a consulta também poderá ser feita on-line, gratuitamente, só paga se for requerer cópia, envio, etc., e é tudo barato, sem aquela exploração habitual. A partir daí, com todas as informações, você faz o requerimento para a localidade/arquivo onde se encontra a certidão de batismo (é pago).
Eu acreditei na informação não verdadeira do Consulado daqui do Rio, de que bastaria indicar a data e local do nascimento, de que em Portugal teriam acesso à documentação. Assim, só indiquei, o nome, filiação, data, local de batismo e nascimento da avó, além de anexar xerox da tal certidão.
Daí caiu em exigência (apresentar certidão), a ser cumprida em 30 dias. No meu caso (Coimbra), a mesma deveria ser requerida na Universidade de lá, onde está arquivada. E como o prazo já estava acabando, solicitei à Universidade que o documento fosse mandado diretamente para onde corre meu processo (Arquivo Central do Porto), preocupada com a demora dos Correios, para envio ao Brasil e reenvio a Portugal, e deu tudo certo: a certidão já foi juntada e está em análise e ainda economizei dinheiro, pq essas remessas de documentos para lá custam entre 150 e 200 e poucos reais, conforme o peso. Boa Sorte!
@NSGG Eu consegui me dirigindo ao Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, nem tem fila e os funcionários são muito atenciosos. Obtive até mesmo a data de ingresso, nome do navio (nessa época, só chegava por mar), e a cópia xerox da certidão de batismo da minha avó (não existia certidão de nascimento naqueles tempos, só a de batismo, onde sempre consta a data do nascimento, filiação, a Paróquia, o Conselho, etc.).
Registro Civil, emissão de certidão de nascimento, em Portugal, só a partir de 1911. Lá no AN está arquivada toda documentação referente aos estrangeiros que imigraram para cá, a partir de certa data, do século retrasado.
Meus avós, portugueses, também nasceram na época dos seus, uma década depois, mas foca só em um dos avós, mesmo pq, no formulário que depois vc irá preencher, só há espaço para um único nome. Caso vc não resida no Rio, a consulta também poderá ser feita on-line, gratuitamente, só paga se for requerer cópia, envio, etc., e é tudo barato, sem aquela exploração habitual. A partir daí, com todas as informações, você faz o requerimento para a localidade/arquivo onde se encontra a certidão de batismo (é pago).
Eu acreditei na informação não verdadeira do Consulado daqui do Rio, de que bastaria indicar a data e local do nascimento, de que em Portugal teriam acesso à documentação. Assim, só indiquei, o nome, filiação, data, local de batismo e nascimento da avó, além de anexar xerox da tal certidão.
Daí caiu em exigência (apresentar certidão), a ser cumprida em 30 dias. No meu caso (Coimbra), a mesma deveria ser requerida na Universidade de lá, onde está arquivada. E como o prazo já estava acabando, solicitei à Universidade que o documento fosse mandado diretamente para onde corre meu processo (Arquivo Central do Porto), preocupada com a demora dos Correios, para envio ao Brasil e reenvio a Portugal, e deu tudo certo: a certidão já foi juntada e está em análise e ainda economizei dinheiro, pq essas remessas de documentos para lá custam entre 150 e 200 reais, conforme o peso.