Pedido de Ajuda – Procuro o Assento de Nascimento do Meu Avô Português (Granja Nova, Tarouca)
Caros membros,
Venho solicitar a vossa ajuda para localizar o assento de nascimento do meu avô, cidadão português que emigrou para o Brasil e casou-se com a minha avó em 1970.
Apesar de diversas buscas na plataforma Civil Online, nos Arquivos Distritais e em bases de dados disponíveis, não consegui localizar o respetivo registo. No entanto, possuo a certidão de casamento deles, realizada no Brasil, com as seguintes informações:
Dados do meu avô – cujo assento procuro
- Nome: Olavo Ferreira Dias
- Idade à data do casamento (1970): 48 anos
- Data provável de nascimento: cerca de 1922
- Naturalidade: Freguesia de Granja Nova
- Concelho: Tarouca
- Residência habitual à época: Bragança, Pará, Brasil
- Filho de: Manoel Ferreira Dias
- e de: Ana da Conceição Marques
Dados da minha avó (nubente)
- Nome: Maria de Nazaré Sousa
- Idade à data do casamento: 26 anos
- Naturalidade: Bragança, Pará, Brasil
- Residência habitual: Bragança, Pará, Brasil
Informações do casamento
- Data: 20 de dezembro de 1970
- Lugar: Bragança, Pará, Brasil
- Tipo: Casamento civil
Peço, por favor, se alguém puder orientar, indicar caminhos ou até mesmo verificar a existência do assento de nascimento do meu avô nos arquivos da região de Tarouca / Granja Nova. Qualquer informação, contacto útil ou diretriz será de grande ajuda para dar continuidade ao processo de retificação e de preservação da história da nossa família.
Desde já, agradeço imensamente a atenção e solidariedade da comunidade.
Com estima,
Thalia Dias Castro, neta.
Comentários
@thaliadiasc
Os registros mais "novos" (posteriores a 1911) geralmente não estão disponiveis para busca direta online. Se seu avô era de Granja Nova, provavelmente o assento de nascimento dele deve estar na Conservatória de Tarouca. O ideal é que você envie um email para eles pedindo a gentileza de fazerem uma busca. Convém estipular um periodo um pouco maior (ex: 1920-1923) pois não era incomum os portugueses declararem datas de nascimento incorretas no Brasil (geralmente se declaravam mais novos do que realmente eram...).
Outra opção é tentar pedir o desarquivamento do processo de habilitação de casamento no cartório do Pará (não é a certidão, são os documentos apresentados pelos noivos). Pode ser que tenha uma copia da certidão de nascimento dele ou uma declaração de com testemunhas, nunca se sabe, mas talvez tenha alguma pista mais concreta. Nem sempre esses processos de habilitação sobreviveram, então convém perguntar no cartório onde casaram.
A título de complementação, caso nao tenha, este possivelmente é o obito dele no Pará; https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS29-ZQM9-H?view=index&cc=4473609&lang=pt&groupId=M9Z6-4LP