Bisneto???

Pessoal, preciso de uma ajuda, estou com duvidas referente a eu poder ou nao solicitar a minha cidadania portuguesa.
Alguns sites informao que nao consimo mais tirar a cidadania pois meus avos(filho do portuga) ja morreu.
Mas por ourto lado, tenho a informacao que se meu pai tirar, apos isso eu consigo solicitar a minha direto em portugal.
Gostaria de saber se estas informacoes sao certas.
Aguardo ajuda.

Obrigado
Odair Caldeira

Comentários

• Bem, o seu caso é semelhante ao meu. 
    Eu NÃO tenho direito, pois meu pai é NATURALIZADO português. Ou seja, tem CIDADANIA DERIVADA. 
    A lei que abriu a oportunidade para ele se naturalizar, sendo NETO de português, não me (também sou bisneto) dá o direito por eu ser maior de 18 anos. 
    Ouço muitas histórias (fábulas) de que algum bisneto já conseguiu. Pesquiso sobre o assunto há mais de 2 anos, mas nunca vi caso real.
    Parece que há um projeto para alteração de tal lei que, segundo especulações, os NETOS terão direito à CIDADANIA ORIGINÁRIA. A famosa ATRIBUIÇÃO e não NATURALIZAÇÃO, como é agora. Já esteve em pauta ano passado, se não me engano no dia 20 de março e foi rejeitada.
    É aguardar pra ver! 
    Espero ter ajudado.

• O meu caso é diferente... MEU PAI É FALECIDO (sem cidadania) Minha avó (viva sem cidadania) os meus BISAVOS sao portugueses e falecidos..alguns dizem que consigo outros não..tava fazendo todo o processo mas parei no certidão de casamento dos bisavós pq eu nao tenho :/
  • Leandro

Corra atrás da cidadania da sua avó. Talvez não seja necessária a certidão de casamento dos seus bisavós. É importante obter o inteiro teor da certidão de nascimento da sua avó para ver quem foi que fez a declaração.
    Após sua avó obter a nacionalidade portuguesa (originária - ela será portuguesa nata) você poderá obter a cidadania por naturalização (derivada).
  • Leandro,
    Siga o conselho do Artur.
    Se seus bisavos casaram em Portugal é possivel que o casamento ja esteja averbado nas certidoes de nascimento deles. Essas certidoes é o que voce precisa em primeiro lugar.
    Se realmente quer a cidadania empenhe-se em conseguir a da sua avó. Se ela mora em SP ou MS va ao site: consuladoportugalsp.org.br.
    Tambem no guia de ajuda desta comunidade pode encontrar informacao de como enviar o processo diretamente a Portugal.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.