Busca de Certidão de nascimento de minha mãe

Boa tarde a todos!

Estou em busca da certidão de nascimento de minha mãe, falecida Filha de português por parte de pai.

Já pedi a busca em alguns cartórios sem sucesso.

Não sei qual cartório ocorreu o registro do nascimento. Sei todos os dados, que informarei abaixo:

Nome de registro: Nilza Marques da Silva

Data de nascimento: 02/09/1930

Local: Rio de Janeiro

Mãe: Eva Marques da Silva

Pai: Abílio Marques da Silva (português)

Irmão: Nelson Marques da Silva

Solicito ajuda dos amigos, se possível, de como proceder, visto que estou buscando a alguns meses.

Não sei o bairro correto, pois era muito nova quando do falecimento.

Tenho informações de várias pessoas que ela nasceu no Catumbi. Minha avó materna. Quando casou morava no Catumbi .

Já tentei no familysearch e não encontrei.

Alguém saberia se existe algum órgão que possa me ajudar?

Agradeço antecipadamente.

Att: Norma

Comentários

  • @NSGG , para ajudar a identificar homônimos, você teria os nomes dos avós da Nilza (pais do Abílio e da Eva) e o nome de solteira da Eva?

  • andrelasandrelas Beta
    editado November 7

    @NSGG , me parece que este é o óbito do Abílio:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DY93-79L?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6YGC-CLZ9&action=view&lang=pt&groupId=M9CP-Y8P

    Note que o nome da Eva foi corrigido à margem. Seria o nome que foi originalmente escrito (e posteriormente corrigido), "Eva Gonçalves Pereira", o nome de solteira da Eva?

    E os nomes dos pais do Abílio, "Joaquim Francisco Marques" e "Maria Rosa Caixeira" estão corretos?

  • @NSGG, sim, o óbito é o acima, e aqui está o casamento de Abílio e Eva, em 16/07/1927:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6P69-8X6?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVS-3GXN&action=view&lang=pt&groupId=M9CP-PSD

    São eles:

    • Abílio Marques da Silva, nascido em 21/11/1903, em Portugal, filho de Joaquim Francisco Marques e Maria Rosa Caixeira
    • Eva Gonçalves Pereira, nascida em 10/08/1910, no Rio de Janeiro, filha de Joaquim Gonçalves Pereira e Marianna Gonçalves Pereira

    Moravam na Rua Valença, 17, Catumbi. O casamento ocorreu na então 5a. pretoria, e o documento estava na 7a. circunscrição quando foi escaneado, o que faz sentido:

    Se eles não se mudaram até o nascimento da Nilza três anos depois, há boas chances de ela ter sido registrada ma mesma 7a. circunscrição (que não mudou de número e ainda é, hoje a 7a.).

  • andrelasandrelas Beta
    editado November 7

    @NSGG , o documento está indisponível online:

    https://www.familysearch.org/pt/search/image/index?owc=9G57-BZ9%3A113334201%2C144695201%3Fcc%3D1582573&cc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573


    Entre em contato com o cartório e peça a eles uma busca. Dê os dados que possui (data de nascimento, nome dos pais e nome dela, claro).


  • editado November 8

    @NSGG o nascimento da Nilza não está indexado no SIAN, mas o do Nelson sim. Se te ajudar, segue abaixo.


  • Boa noite!

    A certidão está no sétimo cartório, cidade nova? Já pedi busca lá e disseram que não acharam. Vc teria como me enviar essa certidão do familysearch?

    Eu procurei nesse site e não achei o nascimento da minha mãe

  • @NSGG , não achei a certidão no FamilySearch. Fui olhar o livro onde, caso ela tenha sido registrada naquele cartório, ela estaria, mas o livro está indisponível (quase certamente por causa da LGPD, que está obrigando o FamilySearch a retirar centenas de livros do ar, infelizmente). Assim, não tenho como saber de fato se o nascimento está ou não no livro, que é esse aqui:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DT99-QK8?wc=9GT1-929%3A113334201%2C144695201%2C147310201%26cc%3D1582573&cc=1582573&lang=pt

    Se a sétima circunscrição disse que não está lá, há uma PEQUENA chance de estar na oitava, dado que a quinta pretoria teve seus livros distribuídos entre essas duas circunscrições:

    Em tese, se ela foi registrada no Catumbi, o livro deveria ter ido para a sétima, mas nunca se sabe.

    Infelizmente, quanto mais recentes são os nascimentos, mais complicado é encontrá-los, uma vez que documentos de pessoas vivas não podem ficar disponíveis livremente.

    Há algumas coisas que você pode tentar:

    • Ir a colégios onde ela tenha estudado e verificar se ainda tem a documentação arquivada
    • Consultar o cartório onde ela se casou (se tiver casado) e verificar se eles ainda tem o processo de habilitação ao casamento dela


  • Boa noite!

    A certidão está no sétimo cartório, cidade nova? Já pedi busca lá e disseram que não acharam. Vc teria como me enviar essa certidão do familysearch?

    Eu procurei nesse site e não achei o nascimento da minha mãe

  • @andrelas. Bom dia!

    Primeiramente gostaria de agradecer o empenho e a grande ajuda.

    Vc disse que encontrou a certidão mas não conseguiu visualizar. Vc conseguiria ver no rodapé, as folhas anteriores e posteriores ao registro de minha mãe? Pois talvez facilitasse.

    Se puder verificar para mim, sou imensamente grata.

    Att:

    Norma

  • @NSGG, NÃO encontrei a certidão. O que eu disse é que o livro (inteiro) que contém a data na qual ela nasceu, que eu tentei abrir para verificar SE o nascimento estava lá, está indisponível.

    Se você já pediu o documento à sétima circunscrição e eles informaram que não está lá, então não está.

    Sugeri em minha mensagem anterior algumas alternativas (contatar a oitava circunscrição, consultar o cartório onde ela casou para ver ze têm a habilitação do casamento, etc. Leia acima, por favor.

  • Olá a todos.

    Estou buscando a certidão de nascimento da minha mãe. Temos o RG antigo abaixo. O RG atual faz referência aos dados da certidão de casamento. Peço ajuda, desesperadamente. Procuramos em vários cartórios do Rio de Janeiro e até o momento, sem êxito.


  • Olá a todos.

    Vocês estão tendo acesso ao Arquivo nacional ? Estou buscando a habilitação de casamento em paralelo a certidão de nascimento na expectativa de encontrar a certidão de nascimento de minha mãe.


  • @Deise_Holanda não sei lhe dizer se o AN tem essas habilitações, ainda mais a da sua mãe que é “recente” (1986). Mas não custa perguntar lá, você pode solicitar pelo módulo de atendimento à distância (levaram uns 60 dias pra responder quando pedi, não sei agora) ou se for do RJ pode tentar ir lá pessoalmente, deve ser mais rápido

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.