Exigência - transcrição de casamento (CRC PORTO)
Bom dia, grupo! Recebi as seguintes exigências abaixo hoje de manhã e estou com algumas dúvidas.
Foi exigido a certidão de nascimento da minha bisavó, Agripina, mas até onde eu sei ela nunca teve uma. Não sei por ter nascido somente um ano depois da lei que instituiu o registro civil aqui no Brasil, mas ela tem só a de batismo e não sei o que eu faço se realmente ela não ter mesmo essa certidão.
Minha outra dúvida é relativa a exigência, quanto tempo eu tenho para enviar os documentos solicitados?
Muito obrigada desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Boa tarde!
Acabei de descobrir que estou passando pela mesma situação. Meu bisavô, marido da minha bisavó portuguesa, também nasceu em 1890 e não possui registro de nascimento em cartório, somente batismo na Igreja matriz da cidade onde ele nasceu.
Olhando outros tópicos aqui, me parece que é possível pedir um registro tardio de nascimento para o falecido. Estou verificando agora somente se posso emitir esse registro em qualquer cartório ou se precisa ser na cidade em que ele nasceu.
Volto com notícias se conseguir.
@lucasvellozo Bom dia, conseguiu resolver? Acabei encontrando a certidão de nascimento dela, mas não consta o nome próprio -me informaram no cartório que isso era relativamente comum no começo da obrigatoriedade do registro civil-. Talvez o teu bisavô tenha sido registrado sem o nome tbm, conseguiu localizar a certidão da minha procurando pelo nome dos pais.
@amandaavila07 Boa tarde!
Eu acabei encontrando o assento de batismo de um outro bisavô português que tenho. Esse foi o próprio declarante do registro da minha avó então não precisaria transcrever o casamento. Pedi semana passada no crav a certidão dele certificada para seguir por essa linha.
Em outro tópico que criei, a @carlasimone me ajudou com algumas orientações e me parece que o registro tardio tem chances de não ser aceito nas conservatórias em pourtugal, achei mais seguro, portanto, seguir por este meu outro bisavô.
No seu caso, talvez uma retificação seja suficiente, pelo menos o registro existe.