Cidadania Italiana
Pessoal,
Descobri recentemente que minha tataravô, Antonietta Mazzei, nome traduzido no Brasil - (G5JG-2DG - código do Family Search) era italiana, de Fuscaldo, Calabria. (Nome verdadeiro no batismo na Italia: Mariantonia Fortunata Mazzei), nascida em 17/02/1889, filha de Francesco Mazzei (nome brasileiro: Francisco Mazzei) e de Angiolina Vilardo (nome brasileiro: Angelina Vilardo). Anexo a certidão de batismo que consegui direto da Italia. Porém não encontrei nenhum registro dela de entrada no Brasil pela imigração, queria muito poder encontrar aquele registro com foto de imigrante, para entender como era essa minha tataravô, era um desejo interno meu de família. E também não encontrei o registro de casamento dela, de marido, ela teve um filho, que se chamou Fidelis Mazzei - G5JG-5P5, (nome de batismo), sem o registro do pai, e dizem que ela poderia ter vindo já grávida da Italia. Ficou uma coisa estranha, Fidelis Mazzei trocou seu nome para apenas Fidelis Franco, não sabemos de onde veio esse Franco, se foi inventado, se ele conheceu o pai depois, ficou uma coisa estranha. Obrigada desde já pela ajuda que vocês sempre fazem aqui. Se alguém souber me ajudar.
Comentários
@Gabrielatt
É difícil de achar esses registros porque as mulheres costumavam vir apenas com o registro no passaporte dos maridos (ou do pai). Quando o passaporte é indexado, portanto, não vai aparecer diretamente.
É possível pedir um prontuário de estrangeiro no Arquivo Nacional. Mas é para aqueles que foram registrados a partir de 1935 (se não estou em erro).
É a mãe da sua bisavó, correto? Seria sua trisavó (ou terceira-avó), nesse caso.
Eu, nas minhas buscas genealógicas, acabei descobrindo que meu bisavô também é de Fuscaldo, Calabria, mas acabei descobrindo de uma maneira curiosa. Há algum tempo atrás, buscando documentos, apareceu o nome de um italiano, Antonio Miceli, na qualidade de "amigo da família", casado (com outra pessoa),registrando 2 de 5 filhos que minha bisavó teve. Um desses filhos registrados por ele é meu avô. Eu conversei com alguns parentes dizendo que isso era muito estranho e obviamente fiz várias piadas dizendo que o italiano tava "mexendo" ali na bisa 🤣🤣🤣. Todos disseram que não tinha nada a ver, que devia ser só amigo mesmo. Pois bem, passado algum tempo resolvi fazer teste de DNA apenas para entender minha ancestralidade mas já tinha esquecido dessa história de italiano possível pulador de cerca. Com o resultado do teste, verificando na ferramenta de DNA matches do MyHeritage, me dei conta que tinha primos na Italia ou com antepassados na Italia da cidade de Fuscaldo, Calabria. Resumindo, são primos que compartilham da mesma árvore do Sr. Antonio Miceli, que também confirmei por documentos que tinha nascido em Fuscaldo e desembarcou no RJ por volta de 1890. 😁