Registo de batismo/assento do outro cônjugue português não está ainda disponível! Como proceder?

Olá pessoal. Apesar de ter criado a minha conta há alguns meses, eu confesso que nunca havia me interessado em postar nada aqui. Porém, devido ao surgimento de um impasse, penso que talvez alguns de vocês possam me ajudar.

Em suma, meus bisavós portugueses se casaram em Santos, São Paulo em 1926. Eles tiveram meu avô que nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro em 1935. O declarante da certidão de nascimto não foi o meu bisavô, ainda que o registro de nascimento tenha sido feito apenas nove dias após o nascimento do meu avô.

Resumindo a história, eu conseguir localizar o registro de batismo/assento de meu bisavô em Portugal, datado de 1903. Inclusive consta uma averbaçã do óbito dele m Itaboraí, RioJaneiro na década de 1960, contendo o assento de óbito e tudo. E deduzo que esse óbito tenha sido comunicado pelo meu próprio avô já falecido pois o mesmo tinha salvo engano de meu pai, questões pendentes de herança ou negócios lá no passado.

Porém, o assento de batismo de minha bisavó, localizado no concelho de Amarante, distrito do Porto, se encontra ainda não donível , e quando eu indaguei através de e-mail o Arquivo Distrital do Porto sobre a possibilidade de acesso ao mesmo, eles informaram que no momento o livro que a contém não está disponível "nem para consulta, cópia ou reprodução".

Detalhe que eles disseram meses antes que até o final de agosto, esses registros estariamsponíveis na Torre do Tombo. Aguardei, aguardei e nada.

Infelizmente sem o acesso ao assento de batismo de minha bisavó, fica inviável a transcrição do casamento de meus bisavós, e o início do processo.

Vocês tem alguma sugestão, conhecimento de jurisprudência ou experiência similar a respeito?

Desde já, eu agradeço as respostas.

Comentários

• editado November 1

@paulovaz

eles informaram que no momento o livro que a contém não está disponível "nem para consulta, cópia ou reprodução".

Desculpe se a pergunta parecer sem pé nem cabeça: Não está disponível para “consulta, cópia ou reprodução”, mas você pediu para eles emitirem uma certidão narrativa de sua bisavó e eles recusaram?

Pergunto pq os portugueses são literais, como os ingleses e alemães tbm são, se vc perguntar se o livro está disponível para vc consultar vão dizer que não, mas não terão a iniciativa de dizer que podem ser emitidas certidões a partir dele, a menos que você pergunte explicitamente.

• @paulovaz coloque os dados da bisavó (nome, nome dos pais, local e data de nascimento ainda que aproximada, nome do marido. Provavelmente alguém vai conseguir lhe ajudar melhor com esses dados.

• Me esqueci desse detalhe. Os portugueses são bem literais mesmo! Rsrsr Lembro de um rapaz contando que pedira ao garçom uma xicara de café, e o mesmo trouxe para ele um xicara vazia...rsrsrsrEstá aí! Irei tentar a sua sugestão. Depois volto aqui para responder.

• Os dados de minha bisavó são esses:

Nome de solteira: Maria da Conceição Peixoto Pinto de Carvalho.

nascimento: 02 de dezembro de 1902.

Concelho: Amarante. Freguesia: Gondar

Nome da mãe

Maria Joaquina Nogueira da Silva de Carvalho

Nome do pai

Júlio Pinto de Carvalho

Data de nascimento: 03 de dezembro de 1902.

Eu sei também os nomes dos avós dela,caso achem necessário dizer.

• @paulovaz observe que os livros de batismos de Gondar existentes no arquivo distrital vão até 1892 somente. Muito provavelmente o arquivo distrital lhe disse que os livros do período que você precisa “não estão disponíveis” pelo simples fato de que estes livros não estão com eles (o que faz todo sentido se pensar de forma totalmente literal). Acredito que estes livros estejam ainda na Conservatória de Amarante, você pode entrar em contato com eles por e-mail e pedir a busca do assento de batismo ou nascimento - informe os dados que possui - ou pode tentar pedir direto pelo civilonline (tem custo mas respondem rápido)

• @ecoutinho

No e-mail que eles me mandaram na quinta passada, eles escreveram exatamente isso:

"Informamos que apesar dos livros referentes às paróquias/freguesias de Amarante já terem sido incorporados no Arquivo Distrital do Porto, os mesmos ainda não se encontram disponíveis, seja para consulta, reprodução simples ou mesmo Certidão.

Estamos a fazer de tudo para que a partir do próximo mês já seja possível.

Com os melhores cumprimentos,

ADP

LUISA FERNANDES

Técnico Superior

Senior Official"

• @AlanNogueira

Não, eles já estavam disponíveis no Arquivo Distrital do Porto. Mas apenas estão lá e não podem serem utilizados para absolutamente nada pelo o que entendi. Ao menos por enquanto.

• Pessoal, não sei se isso pode ou não sugerir alguma ajuda, mas no registo do assento de baptismo de meu bisavô, consta uma averbação doóbito dele no Brasil em 1965 com todos detalhes. Essa averbação foi presumivelmente de uma transcrição doóbito dele feita, creio que pelo meu falecido avô.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.