Usar o batismo
Bom dia grupo!
Meu avó , filho de português, nasceu no ano de 1913 em Rio Novo Es, porém eu estou incansavelmente buscando o Reg de nascimento dele e ainda nada , pedi o batismo do mesmo . A minha dúvida é, eu poderia enviar o processo do meu pai usando o batismo do meu avô? E junto uma justificativa, bem embasada , na história do local da época , relatando a inexistência do registro de nascimento, acompanhado de uma declaração do cartório responsável pelos registros daquela região na época ?
Alguem já fez, ou conhece algo semelhante?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Marcimeel69_
Já em 1900 era obrigatório o registro de nascimentos no registro civil. Haverá exigência da Conservatória de uma certidão inteiro teor reprográfica do nascimento do seu avô. Isto é um fato: um belo dia, vai aparecer no seu e-mail: “Junte, em até 30 dias úteis, uma certidão inteiro teor do nascimento do seu avô”. Um registro tardio é até possível; mas, do que entendi com a sua postagem, ainda não recebeu nenhuma nota de nenhum cartório dizendo que (Deus lhe livre) todos os registros do ano específico do nascimento do seu avô pegaram fogo, então não há por que proceder a isso ainda.
Já tentou desarquivar o casamento dele? Já analisou a certidão de óbito dele? Já usou a opção de buscar por registros no FamilySearch (e não só por registros já indexados), página por página nos livros (mesmo fazendo isso, não consegui encontrar na internet, então não desista).
Eu mesma tive MUITOS problemas tentando achar o registro de nascimento de minha avó. A cidade mudou de nome várias vezes, o cartório não respondia, o nome da cidade era muito similar ao de outra (resultado: paguei por buscas que só vieram negativas na outra cidade)… Mas achei. Foram dois meses de todos os dias passar umas duas horas pensando no que fazer. Acredite: situações diferentes da sua são a exceção aqui no fórum.
Ponha os dados do seu avô aqui, que talvez o pessoal do site possa ajudar você.
@carlasimone oi Carla!
Entao, eu já fiz isso tudo , e amanhã vou ao centro do FS, folear os livros!
O nome do meu avô é Alarico GRILO , filho de Ignácio Grilo Amaro e Gracinda Teixeira Grifo, segundo a habilitação de casamento com declaração de idade dele , nasceu em 18/04/1915, em Rio novo . Eu conversando com meu pai que e lúcido , mencionou q o pai dele nasceu em Mundo Novo , distrito de Rio novo na época , e achei referência ao nascimento do irmão de Alarico , Thieres GRILO, nascimento em 1909 em Capim Angola, Rio Novo do Sul , aliás, meu pai se chama Thierri GRILO😊, penso que deram o nome em honra ao tio dele.
Então amigos, se puderem ajudar nessa empreita eu fico muito grata 🙏
Tomara Deus q esse nascimento exista🙏
@Marcimeel69_ o distrito de Mundo Novo pertence ao município de Dores do Rio Preto-Es. Rio Preto já foi parte de Guaçui e de Alegre também se não me engano… Sugiro pesquisar nessa localidade, olhe os distritos também