Duvidas - Atribuição de cidadania para menores

Pessoal, Boa noite,
Tenho duas irmãs menores de idade uma com 17 e outra com 8.
1- Quem deve assinar o MOD 1C? Pai e mãe ou pode ser somento o pai (portugues)?
2- No campo para informar a identidade o que devo botar para a de 8 que não tem identidade? Com a de 17 devo informar a ID dela normalmente?
3- Devo enviar cópia autenticada da identidade dos pais?

Muito grato,

Comentários

• Allan,
    Se morarem em SP ou MS faca tudo pelo consulado. Veja o site para informacoes.
    Se vai enviar por correio:
    1. tem que assinar os dois
    2. na de 8 coloque a certidao de nascimento e na de 17 o numero da identidade (dos meus filhos foram colocados os numeros dos passaportes, pois eles nao tem identidade brasileira)
    3. deve enviar a certidao de nascimento do pai portugues. Se ele é portugues recente, ou seja, com cidadania atribuida, voce pode colocar só o numero do assento. Espero que o casamento dos pais das meninas ja esteja transcrito em PT, pois é necessario.
    Antes dos 18 anos o processo é gratuito.
  • Oi Denise, só para lembrar que aqui no rio, o consulado exigia que as assinaturas dos pais fosse presencial.

Abraços

Carlos
  • Sou do Rio, vou fazer por correios mesmo.
    Muito obrigado por sanar as dúvidas.
    Agora surgiu mais uma:
    Posso mandar tudo no mesmo envelope?
    Tenho que mandar uma cópia da identidade autenticada dos pais em cada um ou somente uma copia autenticada bastaria?

abraços,
  • Alan,
    O Carlos tem razao! Os pais tem que assinar frente a um funcionario consular.
    Voce tem que fazer um envelope para cada processo completo, mas pode colocar os dois dentro de um envelope maior para pagar somente uma taxa de correio.
    As certidoes de nascimento em inteiro teor das meninas devem ser autenticadas no Itamaraty e legalizadas no consulado.
    Do portugues envie o que lhe disse acima.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.