Busca de certidão de casamento - portugueses

Olá!

Obtive ajuda por aqui para achar os registros de batismo, mas não consigo achar o de casamento.

Ainda não consegui localizar o registro de casamento dos portugueses para dar continuidade ao processo de cidadania. Como não temos nada de informações, fica ainda mais difícil.

Fui até um centro do Family Search, mas não obtive êxito.

Nomes:

ANTONIO FRANCISCO BOLLA – Nascimento: 10/02/1903

Filiação: Joao Bolla e Custodia de Jesus

DEOLINDA DE JESUS PALHES – Nascimento: 02/02/1902

Filiação: Manuel Rocha e Thereza de Jesus

Nos registros de batismo, consta que são de Gafanha, na Freguesia/Concelho de Vagos/Aveiro.

Não sabemos a data do casamento, tampouco se casaram em Portugal ou no Brasil, mas a probabilidade que tenham casado em Portugal.

Agradeço o auxílio de todos!

Comentários

• editado October 20

@FernandaSousa voce muito provavelmente não precisará do casamento para processo de nacionalidade já que os dois são portugueses e se casaram em Portugal, informação essa que já havia lhe passado no tópico anterior quando lhe apresentei o passaporte de Deolinda, que viajava com o marido e a filha Maria de 11 meses https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/492f8ce900494708889e8dfcef4e670a (este o link atualizado). Provavelmente se casaram um ou dois anos antes do nascimento dela, caso queira buscar o casamento sugiro que contacte a Conservatória de Ilhavo ou peça pelo civil online (tem custo).

• Obrigada mais uma vez, @AlanNogueira

Pelo que pesquisei, infelizmente vou precisar :(. Já solicitei pesquisa gratuita para obter mais informações sobre, mas as duas solicitações foram rejeitadas, talvez esteja colocando pouca informação ou eles não querem mesmo pesquisar de forma gratuita rsrs.

• @FernandaSousa , você disse que solicitou pesquisa. Onde foi, e de que maneira?

Note que a freguesia de Gafanha da Encarnação só foi criada em 1926 (link). Antes disso, aquela região fazia parte da freguesia de Ílhavo (não confundir com o Concelho de Ílhavo, onde estão as duas freguesias citadas).

Como o passaporte que o @AlanNogueira encontrou é de 1925, isso significa que eles não podem ter se casado em Gafanha, havendo uma razoável chance de se terem casado em Ílhavo (mesmo que morassem no LUGAR de Gafanha que, à época, era parte de Ílhavo).

Se ainda não o fez, entre em contato com a Conservatória do concelho de Ílhavo:

https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/-Registo-Civil-Predial-Comercial-e-Automovel-de-Ilhavo

Parece ser um concelho bem pequeno, e os livros, portanto, não devem ser extensos. Envie todas as informações que possui de ambos, cite o passaporte da Deolinda (mande o link que o AlanNogueira mandou), e peça se eles podem verificar se o casamento não se encontra nos livros da freguesia de Ílhavo. Considerando a idade do casal, eles devem ter se casado entre 1920 e 1925 - no máximo 1919, mas não creio.

Ao menos antigamente as conservatórias eram bastante prestativas. Não sei se isso se mantém,

• editado October 23

@andrelas Olá, obrigada pela ajuda!

Na verdade, solicitei pesquisa ao CRAV., que foi orientação de uma amiga. Coloquei a data aproximada de 1923 a 1925, inseri somente a religião de Ílhavo, (percebi hoje, que por aqui não vão encontrar mesmo, pois na época em que casaram já era registro civil, ne rs) e coloquei na observação mais informações sobre os nomes deles e o ano que provavelmente teriam vindo ao Brasil.

Já estou tonta com isso, é como andar em círculos e não conseguir sair rsrs, ainda mais que não estou com muito tempo para ficar resolvendo :(

Muitíssimo grata pela ajuda de vocês.

• @FernandaSousa, eles deram alguma justificativa para rejeitar a solicitação?

Tente mandar um e-mail para a conservatória (link acima) e veja se eles podem verificar os livros. Como disse, não faço isso há MUITOS anos mas, quando fiz, em busca do assento de meu avô, há uns 7 ou 8 anos (em Viana do Castelo), eles responderam em poucos dias dizendo que encontraram e com as instruções para que eu o solicitasse.

• @FernandaSousa Vc tentou pedir no civilonline como sugeriu o @AlanNogueira ? É um valor barato (10 euros) que talvez resolva seu caso.

• @Nairolasai @andrelas e @AlanNogueira Segui a orientação de vocês, mas sem êxito :(

Informaram que foi recusado, pois não localizaram o registo, e pediram para que eu realizasse a pesquisa nos sites, mas já havia feito isso e também não consegui localizar. Também mandei e-mail para eles, informando que na conservatória de ílhavo, não tem mídias disponíveis dos anos de 1920 a 1922, responderam para realizar a pesquisa pessoalmente :(

E pelo que fui informada preciso desse registo de casamento, justamente porque os nomes na certidão de nascimento da filha deles estão divergentes e que provavelmente cairia em exigência.

• @FernandaSousa , esclarecendo: você enviou e-mail para o endereço registos.ilhavo@irn.mj.pt (que é do Registo de Ílhavo) e eles disseram que só é possível fazer a pesquisa pessoalmente?

Eu diria que, dado que ambos nasceram em Ílhavo e que a criança tinha 11 meses quando foi feito o passaporte, há uma grande probabilidade de que tenham se casado em Ílhavo (como já dito). Fui confirmar no livro em si do passaporte e a transcrição (link que o @AlanNogueira postou) está correta:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/b2a455c63a6d42bfa850a98b1c652a41?isRepresentation=false&selectedFile=32621567&fileType=IMAGE

Nesta imagem estão os passaportes do Antonio e da Deolinda e, de fato, está escrito que nasceram em Gafanha (embora Gafanha não existisse oficialmente ainda) e que viajavam com a filha de 11 meses, de nome Maria.

Não sei se sua ascendente é a Maria ou não. Se não for (e, consequentemente, você não tiver ainda o nascimento dela), talvez seja interessante pedir. Tudo leva a crer que ela nasceu em Gafanha ou, se realmente Gafanha não existia, em Ílhavo (freguesia). Como está bem claro que ela tinha onze meses, pode-se supor que ela nasceu por volta de maio de 1924. Assim, você poderia pedir o nascimento dela (cópia do livro), onde muito provavelmente haverá mais informações, quem sabe de onde os pais se casaram. Mesmo que o documento reforce que eles se casaram em Gafanha/Ílhavo, ele servirá de prova para a conservatória de que o casamento está lá e talvez ajude.

Se, por outro lado, você tiver o nascimento da Maria, poste aqui por favor para que possamos ler.

• @andrelas a @FernandaSousa tem a descendência pela filha Deolinda, irmã da Maria. Estou achando estranha a resposta que deram a ela… pode ser que o pedido não tenha sido especificado da forma correta, sabendo da cultura da literalidade em Portugal, no geral respondem apenas o que foi perguntado… Sua sugestão de pedir a certidão da Maria para ver se tem o lugar de casamento e contactar a conservatória de ilhavo me parece a mais acertada.

Mas, Fernanda, muito cuidado ao fazer o pedido pelo e-mail. Seja direta, não conte muita história etc: peça o “casamento de fulano e beltrana, ocorrido provavelmente nos anos XXXX a XXXX (limite uns 3 anos no máximo…), moradores no lugar da Gafanha, concelho de Ilhavo.” No máximo especifique além disso”A filha mais velha do casal, Maria, nasceu em ilhavo no ano XXXX. A família obteve passaporte para o Brasil conforme [coloque o link do passaporte]

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.