Dupla cidadania negada
Olá
Tive minha dupla cidadania negada, pois meu avô (português) não foi o declarante da certidão de nascimento da minha mãe, e o casamento dele com minha avó foi após a data de nascimento da minha mãe, apesar de eles já serem casados há anos. O que posso fazer para comprovar o vinculo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Marialetícia
Tive minha dupla cidadania negada, pois meu avô (português) não foi o declarante da certidão de nascimento da minha mãe
Geralmente o pedido não é simplesmente negado. Eles antes apresentam uma exigência na forma de um projeto de indeferimento explicando o motivo (pelo que vc explicou, no seu caso o motivo é a ausência da perfilhação na menoridade da filha do português) e dão um prazo para a pessoa apresentar documentos adicionais. Se não for apresentado um documento que comprove ou perca-se o prazo, aí sim o processo é indeferido e arquivado.
Em qual situação o seu está? Foi apresentado o projeto de indeferimento ou já foi indeferido?
O que posso fazer para comprovar o vinculo?
Geralmente é preciso apresentar algum documento em que conste a assinatura do português em que ele assine exercendo a função de pai/responsável durante a menoridade da(o) filha(o). No projeto de indeferimento normalmente eles dão exemplos de documentos aceitáveis. Geralmente aceitam documentos como testamento, matrícula escolar, emancipação etc.