Certidão de nascimento avô ou local onde nasceu e demais informações
Bom dia, tarde ou noite a todos, sempre soube que era neto do Senhor chamado Jose Maia da Silva, nascido em Portugal. E recentemente tive o interesse em obter a cidadania portuguesa, mas para isso ser mais fácil preciso saber onde ele nasceu, devido a problemas familiares eu e minha família não temos acesso a certidão de óbito dele e nem nascimento, minha mãe dizia que quando pequena lembrava dele dizendo muito sobre Lisboa e Coimbra e acredita que tenha sido nesses lugares que ele nasceu mas não temos certeza. Caso alguém consiga alguma informação e puder nos ajudar eu agradeço muito. Sabemos que ele nasceu em 02/08 porém não sabemos o ano
Certidão de nascimento da minha mãe em anexo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@jorgealexandre1 esses registros mais novos por incrível que pareça são mais difíceis de achar que os registros antigos pois não estão on line por questão de sigilo… te mandei uma mensagem privada (ver envelope na barra superior)
@jorgealexandre1 , como comentou o @AlanNogueira há uma dificuldade bem maior de encontrar documentos de pessoas que nasceram mais recentemente, em especial no caso de nomes tão comuns quanto o do seu avô e dos pais dele. Há uma possibilidade que nem sempre é levada em conta, que são as pesquisas no Arquivo Nacional. Eu encontrei o local de nascimento do meu avô (que me permitiu encontrar o nascimento dele) através de uma busca lá (que encontrou o passaporte que ele apresentou quando chegou ao Brasil):
https://consulta.an.gov.br/
Se você morar no Rio, pode ir lá pessoalmente solicitar a consulta. Caso não more, pode pedir remotamente:
https://consulta.an.gov.br/contatos
O site estava fora do ar há pouco, possivelmente houve algum problema. Mas ate amanha deve estar de volta.
Você tem ao menos uma noção aproximada de quantos anos ele tinha quando sua mãe nasceu (o que permite ter ao menos ideia da decada em que ele nasceu)? Outra coisa: não sei se é conveniente postar a certidão de nascimento da sua mãe (que é bem recente) aqui.
Muito obrogado @andrelas, irei ao arquivo nacional logo pela manhã , compareci hoje porém estava fechada.
No arquivo nacional encontrei a informação de que ele nasceu em Penacova, em 02/08/1928, @andrelas
@jorgealexandre1
Com esses dados peça a certidão dele no civil on-line Como solicitar certidões pelo civilonline
@AlanNogueira com esse documento em mãos como consigo realizar a solicitação da minha cidadania? Saberia me informar ?
@jorgealexandre1
Este é um dos documentos necessários, segue lista de todos conforme o caso:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Se sua mãe for viva acredito que seja bem mais "rapido" fazer 2 processos de filho (primeiro o dela, depois o seu) do que um processo de neto.
@jorgealexandre1 , que bom! Mas foi na hora assim? Que documento eles encontraram? Na epoca em que fiz minhas pesquisas lá, se o documento não estivesse acessivel no SIAN nem no arquivo extrajudicial (que estão online) demorava umas semanas.
De qualquer forma, eles especificaram QUAL Penacova? Há duas freguesias com este nome em Portugal: