Depois de adquirir a cidadania...
Olá, pessoal! Um exemplo... meu avô tem a cidadania aprovada e o processo concluído (neto de português), depois disso quais os próximos passos para conseguir a cidadania para minha mãe? ou é inviável pq é derivada da cidadania do meu avô? tenho essa dúvida e gostaria muito de saber se vocês já conseguirem fazer isso e como foi o processo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Isarada
Como seu avô conseguiu a cidadania e quando? Isso determina o caso de sua mãe.
Também pode olhar o primeiro averbamento na parte de baixo do assento de nascimento PT dele. Vai dizer por que artigo ele obteve a cidadania e se ela foi "atribuída".
Por exemplo 1 C (por ele ser filho de PT), ou 1 D (por ser neto)
Parece ser 1D. Se for 1D atribuída depois de 2020 (quando mudou a regra para netos, com flexibilização), sua mãe tem direito e é um processo "simples" que leva por volta de um ano. Seria só seguir esse guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@CarlosASP ele não tem cidadania, mas enviei os documentos dele essa semana, fiquei em dúvida se minha mãe teria direito pois a cidadania dele seria atribuída, ele não nasceu em Portugal, é neto de português. Caso ele consiga a cidadania ele vai receber esse 'assento de nascimento PT' ou precisa solicitar e passar por mais algum processo? Apenas com esse assento de nascimento PT eu já consigo solicitar a cidadania para minha mãe? e se minha mãe conseguir é possível conseguir a minha?
@Isarada
Como é um processo de neto (1D) pós 2020, a cidadania que ele receberá é via "atribuição". Ou seja, ela retroage ao nascimento dele e, com isso, os descendentes terão direito.
Correto, ao fim do processo dele como neto, ele vai receber um assento de nascimento PT.
Sua mãe poderá fazer como filha 1C (link na resposta anterior) quando o processo dele finalizar. Mas lembre-se que isso é para daqui a uns 4 anos, se não mudar a velocidade de tramitação.
O de sua mãe, como filha, hoje em dia tem levado por volta de um ano. Ao fim dele, você poderá fazer um 1C para você.
Ou seja, com os tempos de trâmite atuais, você só deve ter a cidadania lá de 2030 em diante.
Aproveitando o tópico, tenho seguinte situação onde minha mãe está solicitando como NETA (1-D) desde 11/2022, tenho fé que em torno de mais 1 ano saia deferimento.
Logo após eu como filho dela, solicitaria o meu, (1-C; porém eu tenho uma filha, menor de idade.
Seria possível eu solicitar da minha filha, com base no da minha mãe, ou seja ela solicitaria nacionalidade de neta, menor de idade; seria mais rápido que o de neta normal, pela questão da idade? Ou melhor não pular geração e solicitar o meu e posterior de minha filha?
Obrigado,
@CarlosASP ele não tem cidadania, mas enviei os documentos dele essa semana, fiquei em dúvida se minha mãe teria direito pois a cidadania dele seria atribuída, ele não nasceu em Portugal, é neto de português. Caso ele consiga a cidadania ele vai receber esse 'assento de nascimento PT' ou precisa solicitar e passar por mais algum processo? Apenas com esse assento de nascimento PT eu já consigo solicitar a cidadania para minha mãe?
@DiegoCaria
Seria possível eu solicitar da minha filha, com base no da minha mãe, ou seja ela solicitaria nacionalidade de neta, menor de idade; seria mais rápido que o de neta normal, pela questão da idade?
Possível é, mas não faça... Peça como filha quando sair a sua.
@Isarada
fiquei em dúvida se minha mãe teria direito pois a cidadania dele seria atribuída, ele não nasceu em Portugal, é neto de português.
Se for atribuída cidadania, significa que legalmente Portugal reconhece que ele já era português desde o dia que nasceu, ou seja, ele deixa de ser neto e ele passa a ser o português mais próximo de vc na família. Não faz diferença alguma se nasceu em Lisboa, no Rio de Janeiro, em Pequim ou em Marte...
Caso ele consiga a cidadania ele vai receber esse 'assento de nascimento PT' ou precisa solicitar e passar por mais algum processo?
Em teoria deveria receber uma cópia do assento automaticamente por email junto do aviso que o processo foi concluído. Na prática na maioria das vezes esse assento não vem. O que as pessoas fazem (eu fiz por exemplo) é ir no site do civil online e solicitar o assento pagando uma taxa de 10 euros. Geralmente sai de um dia para o outro.
Apenas com esse assento de nascimento PT eu já consigo solicitar a cidadania para minha mãe?
Para responder é preciso saber quem consta como declarante na certidão de nascimento de sua mãe e quanto tempo depois do nascimento ela foi registrada.
Se o declarante for o pai (o português) antes de ela completar 1 ano de nascida, pode juntar o assento de nascimento do seu avô com os demais documentos do guia abaixo.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Caso ela tenha sido registrada por outra pessoa ou após os 18 anos será necessário transcrever o casamento dos pais (supondo que ela nasceu enquanto eles eram casados).
@ecoutinho Muito obrigada por todas as informações. Deus abençoe.