Como funciona a transcrição
Bom dia pessoal, eu estou com dúvida sobre esse processo de transcrição. Eu faço ela antes de dar entrada no processo? Tem algum link de documentos que preciso mandar para o consulado? No caso o processo seria para neto de português.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@GaBevilacqua
Se você se refere ao processo de transcrição em PT de um casamento ocorrido no BR, é um processo simples. Basicamente se manda a certidão de casamento BR, os nascimentos (ou batismo) dos noivos e algumas outras coisas. Ao final disso, é gerado um assento de casamento PT - mostrando que o casamento ocorrido no BR passou a ter efeitos legais em PT também
O procedimento exato varia de lugar para lugar. Vou deixar o link para fazer via consulado no Rio de Janeiro, que é o local mais rápido:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Mas, antes disso, uma pergunta: sabe se no seu caso a transcrição de casamento é necessária? Nem sempre é.
As questões abaixo vão determinar a necessidade:
O filho/a do PT nasceu em que ano?
Quem e quanto tempo depois do nascimento foi o declarante desse nascimento? Declarante é a pessoa vai no cartório, diz que a criança nasceu no dia tal, filha e neta de fulano e sicrana etc e assina o livro de registro.
O PT casou antes ou depois de 1911? O cônjuge é PT ou de outra nacionalidade?