Mãe portuguesa solteira / Pai brasileiro solteiro declarante

Olá, me chamo Pedro, nasci em 2001. Minha mãe recentemente conseguiu a nacionalidade portuguesa como filha.

Em minha certidão de nascimento a qual foi feita 3 dias após meu nascimento, ou seja, muito antes de completar 1 ano de idade, foi declarada pelo meu pai, e queria saber se ainda tenho direito a nacionalidade devido a isso.

Obviamente tenho fotos minha com minha mãe criança, comprovante de vacina, batismo e várias coisas

Poderiam me ajudar?

Comentários

• @pedromedeiros011

Em minha certidão de nascimento a qual foi feita 3 dias após meu nascimento, ou seja, muito antes de completar 1 ano de idade, foi declarada pelo meu pai, e queria saber se ainda tenho direito a nacionalidade devido a isso.

Sim, tem.

Obviamente tenho fotos minha com minha mãe criança, comprovante de vacina, batismo e várias coisas

Não precisa de nada disso. Basta seguir a lista do nosso guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• @pedromedeiros011

foi declarada pelo meu pai, e queria saber se ainda tenho direito a nacionalidade devido a isso.

Sim, se sua mãe constar no seu registro de nascimento.

Junte os documentos conforme o guia abaixo.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

• Sou neto de português, meu avô já falecido casou-se no Brasil com minha avó que faleceu quando meu pai tinha por volta de 6 anos de idade. Meu avô foi o declarante do nascimento do meu pai, porém ele registrou meu pai 8 anos após o nascimento do meu pai, minha avó morreu durante parto de meu outro tio. Queria saber se nesse caso é obrigatório a transcrição de casamento.

• editado September 24

@pedromedeiros011

Se a esposa do português não era portuguesa, a transcrição do casamento geralmente é dispensada.

Você provavelmente receberá uma exigência pedindo para justificar o registro tardio da criança mas, em geral, é só responder e o processo segue.

• Boa tarde, solicitei do arquivo distrital a certidão narrativa de nascimento do meu avô, cujo o nome é João e o nome do seu pai José Gonçalves, porém ao receber agora a certidão, o nome do pai consta como JoZe Gonçalves, nesse caso devo solicitar outra certidão?

• @pedromedeiros011

ao receber agora a certidão, o nome do pai consta como JoZe Gonçalves, nesse caso devo solicitar outra certidão?

Não... para pedido de nacionalidade essas mudanças ortográficas que não mudam o nome são ignoradas.

Para todos os efeitos Jozé = José; Victor = Vitor; Izabel = Isabel, Theophilo = Teófilo etc

• Boa noite, as certidões de inteiro teor por cópia repografica que solicitei aos cartórios vieram com títulos diferentes, porém a estrutura está correra do jeito que deve ser, porém no título consta “Certidão de transcrição de Nascimento” e a outra conta “Certidão por cópia repografica” mesmo. Estrutura estando certa e os títulos não constar “inteiro teor” devo solicitar outras?

• Cada cartório tem um padrão de texto, mas isso não faz diferença. O importante é ter a foto do livro impressa com todas as informações legíveis.

• Olá, tudo bem?

Ja emiti todos os documentos e já apostilei, já hoje percebi que o nome da minha avó brasileira está como de solteiro na minha certidão.

na certidão do meu pai (Filho do português) a mãe dele brasileira está com nome de Maria Gonçalves Cachina (Nome de casada), pai português foi o declarante.

Na minha Certidão está Maria Madalena da Fonseca Cachina

Isso será um problema? Tendo em visto que não interfere na linhagem portuguesa em si?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.