Nacionalidade portuguesa demorando para andar o processo.

Alguém pode me informar quanto tempo está demorando para concluir o processo? Quando dei entrada no processo não consegui fazer pelo consulado em Curitiba, nunca tinha vaga para ir lá. Então me passaram as informações para fazer direto por Lisboa. Recebi a senha de acesso em dezembro de 2023 e até agora está como submetido. Não sai disso. Só mais uma informação se alguém puder me ajudar, saindo minha nacionalidade tem alguma forma do meu marido ir comigo legalmente para Portugal sem a nacionalidade dele? O tempo vai ser muito grande esperar todos os documentos aqui. Somos casados a 12 anos e temos 2 filhos. Esperar os documentos de todos da família vai levar muito tempo.

Comentários

• @Steh_carmona

Quando dei entrada no processo não consegui fazer pelo consulado em Curitiba, nunca tinha vaga para ir lá. Então me passaram as informações para fazer direto por Lisboa. Recebi a senha de acesso em dezembro de 2023 e até agora está como submetido. Não sai disso.

Qual o tipo de processo? Se for neto, em Lisboa está levando entre 4 a 5 anos para concluir. Filho aproximadamente 3 anos. Parece muito, mas pelos consulados demora ainda mais e não há senha para acompanhamento.

saindo minha nacionalidade tem alguma forma do meu marido ir comigo legalmente para Portugal sem a nacionalidade dele?

Sim. Saindo sua cidadania você tem o direito viver com seu cônjuge estrangeiro em qualquer país da UE. No link abaixo tem mais informações. Dito isso, é preciso dizer que atualmente a AIMA, que é o orgão do governo português responsável por fornecer o cartão de residência está demorando muito para agendar a entrega dos documentos e para emitir o cartão. É importante ter isso em mente.

https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue

• @ecoutinho

Ah obrigada por responder, meu processo é como filha de português. Obrigada pelas informações.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.