Atribuição nacionalidade para filho maior

Bom dia a todos.

Meu filho (maior de 18 anos) irá dar início ao processo de atribuição de nacionalidade. Verifiquei os documentos necessários na IRN, pois vamos enviar os documentos pelo correio para CRC Lisboa. A minha dúvida é que não estão solicitando o Certificado de Antecedentes Criminais emitido pela Polícia Federal via internet. Devemos enviar por precaução?

Agradeço desde já a quem possa ajudar.

Att.

José Luiz

Comentários

• @Joséluiz

Seu filho vai fazer um processo 1C (por ser filho de um português por atribuição, no caso, você)?

Se positivo, não mande para Lisboa, pois demora bem mais.

Mande para o Porto (ACP), onde consistentemente tem concluído processos em por volta de um ano.

Aqui a lista de documentos e para onde enviar. Processos 1C não precisam de antecedentes criminais. Não mande documentos desnecessários:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• @Joséluiz fuja de Lisboa

• Boa noite.

Grato pela resposta. Pensava enviar para Lisboa, pois iria enviar junto com o processo de nacionalidade de minha esposa (aquisição pelo casamento), pois no site do consulado de São Paulo, nacionalidade pelo casamento é feito somente na CRC de Lisboa. Saberia informar se é possível enviar os dois processos para a ACP-Porto.

Desde já.

Grato.

José Luiz

• @Joséluiz

Por casamento realmente é só em Lisboa. Tem levado mais de 4 anos. A última tabela que vi para Artigo 3.1 em Lisboa mostrava que estavam completando os processos de agosto de 2021:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/903/DRNVGCFEH8O6.png

Imagino que, se enviar junto para Porto, em algum momento eles encaminham para Lisboa. Não tenho ideia de quanto isso atrasaria a entrada na fila para casamentos em Lisboa. Aí vai de você se a economia do envio vale a pena esse possível atraso.

• Boa noite.

Agradeço pelas respostas. Irei enviar o processo do meu filho para ACP-Porto e o da minha esposa para CRC Lisboa.

Irei postando atualizações quando houverem.

Mais uma vez agradeço a todos pela ajuda.

Att.

José Luiz

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.