Dupla cidadania em Portugal
Boa tarde.
Ainda não pude tirar minha dupla cidadania pois o inventário do meu falecido avô português ainda não foi fechado. Mas li aqui na comu certa vez que direto em Portugal pode ser feito, que é + rápido (na hora) e + barato, pelo site do IRN é dito que é feito em Lisboa (Benfica). Viajarei para Portugal, talvez ano que vem, e penso em aproveitar para tirar meus documentos de dupla cidadania, do zero, pois não pude fazer nada ainda (nem passaporte tenho, rsrs, já que espero os docs. do meu avô serem liberados e o passaporte tem validade).
Dúvidas:
1) É mais fácil mesmo em Portugal?
2) Farei o registro por AQUISIÇÃO (DO MEU AVÔ PORTUGUÊS PARA MIM). Então precisaria levar apenas meus docs. e os dele?
3) Meu falecido avô era da freguesia de São Pedro, distrito de Ponta Delgada, morou pela última vez em São Sebastião, na Ilha dos Açores, Portugal. Teria que tirar em Lisboa (Benfica), como consta no site do IRN, ou em Ponta Delgada?
Grato pela ajuda galera. Estou mais perdido do que cego em tiroteio, de qualquer forma vou me informar mais a respeito dessa forma de tirar minha documentação!
Abs.
Marcos Costa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se a sua mae nao tem interesse na cidadania voce tera que pedir por aquisicao.
No guia de ajuda da comunidade estao todas as dicas para solicitar inclusive por correio. O valor atual é de 200 euros.
Se pretende fazer direto em Portugal e em alguma conservatoria diferente da indicada no guia de ajuda lhe recomendo que mande um e-mail à de seu interesse.
Em Lisboa documentos entregues no balcao ou enviados por correio entram na mesma fila, sendo que aquisicao estava dermorando quase um ano.
consulado. Independente de qual você escolha os processos estão
demorando de 7 meses a 1 ano como Denise disse. Antes de qualquer outro
documento você vai precisar da fotocópia da certidão de nascimento do
seu avô você tem?
Se optar por fazer em Lisboa não será necessário transcrever o óbito dele.
De
uma olhada no Guia de Ajuda da comunidade lá você encontrara a lista de
documentos necessários para o processo de aquisição de nacionalidade