Dupla cidadania em Portugal

Boa tarde.
Ainda não pude tirar minha dupla cidadania pois o inventário do meu falecido avô português ainda não foi fechado. Mas li aqui na comu certa vez que direto em Portugal pode ser feito, que é + rápido (na hora) e + barato, pelo site do IRN é dito que é feito em Lisboa (Benfica). Viajarei para Portugal, talvez ano que vem, e penso em aproveitar para tirar meus documentos de dupla cidadania, do zero, pois não pude fazer nada ainda (nem passaporte tenho, rsrs, já que espero os docs. do meu avô serem liberados e o passaporte tem validade).

Dúvidas:
1) É mais fácil mesmo em Portugal?

2) Farei o registro por AQUISIÇÃO (DO MEU AVÔ PORTUGUÊS PARA MIM). Então precisaria levar apenas meus docs. e os dele?

3) Meu falecido avô era da freguesia de São Pedro, distrito de Ponta Delgada, morou pela última vez em São Sebastião, na Ilha dos Açores, Portugal. Teria que tirar em Lisboa (Benfica), como consta no site do IRN, ou em Ponta Delgada?

Grato pela ajuda galera. Estou mais perdido do que cego em tiroteio, de qualquer forma vou me informar mais a respeito dessa forma de tirar minha documentação!
Abs.
Marcos Costa.

Comentários

  • Gente, que confuso!!!!
    Estou vendo os docs. necessários no site do CONSULADO PORTUGUÊS DO RJ e lá não consta Naturalidade por AQUISIÇÃO, então acho que me enquadro no ITEM 9, já que minha mãe é filha do português : Nacionalidade por naturalização para neto(a) de avô ou avó português(a) e a mãe brasileira filha do português(a).

    Me deem um help!
    Obrigado.
    []s.
  • Se a sua mae nao tem interesse na cidadania voce tera que pedir por aquisicao.

    No guia de ajuda da comunidade estao todas as dicas para solicitar inclusive por correio. O valor atual é de 200 euros.

    Se pretende fazer direto em Portugal e em alguma conservatoria diferente da indicada no guia de ajuda lhe recomendo que mande um e-mail à de seu interesse.

    Em Lisboa documentos entregues no balcao ou enviados por correio entram na mesma fila, sendo que aquisicao estava dermorando quase um ano.

     

  • Marcos, primeiro vc tem que decidir se vai fazer por Lisboa ou pelo
    consulado. Independente de qual você escolha os processos estão
    demorando de 7 meses  a 1 ano como Denise disse.  Antes de qualquer outro
    documento você vai precisar da fotocópia da certidão de nascimento do
    seu avô você tem?
    Se optar por fazer em Lisboa não será necessário transcrever o óbito dele.   
    De
    uma olhada no Guia de Ajuda da comunidade lá você encontrara a lista de
    documentos necessários para o processo de aquisição de nacionalidade
  • imageDenise A. Espinal:

    Em Lisboa documentos entregues no balcao ou enviados por correio entram na mesma fila, sendo que aquisicao estava dermorando quase um ano.

     

    7 meses Hermano??? Uau, achei q fosse mais rápido por lá!
    Tenho a fotocópia da certidão dele sim, como todos os documentos, só não estão comigo, pois estão sendo usados no processo de partilha!

    Outra dúvida: Se eu fizer a AQUISIÇÃO em Portugal, terei que retirar os documentos lá também, 7 meses ou 1 ano depois???

    Mais uma vez obrigado gente.
    Vcs são show de bola!
    Abs.
  • Não, uma vez que corra tudo certo e você vire Portugues e só comparecer no Consulado com o seu numero de acento (você recebera pelo correio) e dar entrada no seu Cartão do Cidadão e posteriormente Passaporte.

     
  • Atente também para quem foi o declarante do seu nascimento: caso tenha sido o seu pai (o que é comum pois sua mãe passou pelo parto) leve também a certidão de casamento dos seus pais, já que essa é que vai gerar a "presunção de maternidade", ou seja, que você é filha da descendente do português.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.