Transcrição de documento
Olá!
Alguém saberia transcrever o texto deste documento exatamente como é?
Eu não consigo entender.
É um documento importante para eu tentar localizar o registro de batismo.
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@simonenmourao , conforme comentado neste outro tópico a qualidade da imagem está muito ruim. A resolução é baixa e a forma como a foto foi tirada, de longe e ainda por cima num ângulo diagonal, não ajudam em nada. É possível ler partes, mas não é possível ler tudo com convicção.
Para que seja possível uma leitura mais certeira o ideal seria que fossem tiradas novas fotos, em ângulo reto (com a folha enquadrada diretamente na imagem), com maior resolução, e também que em nenhum momento a imagem passasse pelo WhatsApp ou nenhum outro programa que a comprima (perdendo resolução), ou seja, que seja postada a foto original, com a resolução original, aqui no forum.
@simonenmourao @andrelas uma opção simples é utilizar o proprio whatsapp, mas ao inves de tirar foto, clicar no + e selecionar Documentos -> escanear documentos. coloque o telefone bem reto como o andrelas orientou e o celular deve enquadrar e capturar a imagem automaticamente. A imagem é salva em PDF e nao perderá qualidade!
@simonenmourao Se as fotos em melhores condições não ajudarem a ver melhor o que está descrito no documento, já podemos saber alguns dados que podem ajudar:
O documento começa falando de um José dos Santos, de 52 anos, morador de Niterói . Depois se refere a um nascimento na Freguesia de Santa Christina de Servos (na realidade é Cervos) atualmente Freguesia de Cervos, no Concelho de Montalegre, distrito em Vila Real, Portugal, cita ser filho (a) de Antônio Manoel Mourão e Anna Alves da Cruz.
Existe esse casal mencionado no Family Search como tendo contraído matrimônio em Cervos e com a maioria dos filhos nascidos lá.
A árvore genealógica mencionada é:
https://www.familysearch.org/en/search/tree/results?count=20&q.anyPlace=Cervos%2C%20Montalegre%2C%20Vila%20Real%2C%20Portugal&q.givenName=António&q.spouseGivenName=Anna&q.spouseSurname=Alves%20da%20Cruz&q.surname=Manuel%20Mourão
https://www.familysearch.org/en/tree/pedigree/landscape/G91F-XCC
Resta ver a relação do José dos Santos com essa família ??
A @simonenmourao mencionou que deseja achar um registro de batismo. Seria de quem?????
@simonenmourao Agora é que lembrei que esse caso já foi tratado em outros dois tópicos por vc. Como vc abriu um novo fica difícil de seguir.
Trata-se do documento que vc encontrou na Cúria Metropolitana do Rj sobre o caso dos registros da Freguesia de Cervos que não foram encontrados. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/28095/consulado-exige-registro-de-nascimento-que-arquivo-em-portugal-nao-sabe-onde-esta-para-transcricao/p2
No documento da Curia o José dos Santos testemunha que conhece a pessoa e que nasceu em Cervos sendo filho Antônio Manuel Mourão e da Anna Alves da Cruz
Sim, eu abri um novo tópico, @Nairolasai porque estava difícil de acompanhar por lá. Começaram a tratar de outra busca de outro usuário o que dificulta muito a continuidade do assunto. As informações acabam se perdendo com dois assuntos diferentes. Por isso que abri outro tópico. E eu preciso de todos os detalhes que possam constar neste documento pois podem me servir de pista.
@AlanNogueira O problema é que não consigo fazer o upload neste fórum com arquivo em PDF. Nem em outro formato que não passe pelo WhatsApp. Não sei o que acontece. Vou tentar essa outra dica.
Obrigada a todos.
@simonenmourao se não estiver conseguindo postar aqui, pode fazer o upload em outro site como google drive e compartilhar o link aqui.
@LeoSantos obrigada pela dica.
Segue o link do documento. Por favor, me digam se desta vez funcionou.
OBRIGADA A TODOS!
https://drive.google.com/file/d/1WfQTnEvuwQABlXkHvEvuiP-prwg3_5Q3/view?usp=drivesdk
@simonenmourao Resumindo: No documento de justificativa para o casamenteo, de 1894, tanto o António Emílio, quanto a testemunha José dos Santos, confirmam que ele nasceu e foi batizado em Santa Christina de Cervos, sendo filho de Antônio Manuel Mourão e Anna Alves da Cruz. Ele disse que saiu de Portugal há quinze anos, ou seja aproximadamente em 1879.
@Nairolasai obrigada pelas informações. Só tem isso de importante nas 3 páginas? Não tem outra testemunha? Ele informa quantos anos tinha na época do casamento? Qualquer informação pode ser relevante para me ajudar a achar o registro.
@simonenmourao As testemunhas dizem que "calcula ter ele 40 anos". Já ele disse ter 40 anos.
Esta informação não bate com o dado anterior de outro post de que ele teria 30 anos em 1875 (passaporte). Em 3/5/1854 ( 94-40) nasceu a sua irmã Izabel https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/688d8ff2bd4446c59f81709c56c83a64?isRepresentation=false&selectedFile=53260513&fileType=IMAGE
@Nairolasai a informação dele ter 40 anos não bate com a idade do passaporte. Mas bate com mais ou menos com a idade dele, qdo ele é mencionado no inventário da morte do seu pai Antonio Manoel Mourão em 1912, onde foi dito que o falecido deixa o filho Antonio, de 60 anos, ausente no Brasil.
Outra incoerência é em relação à irmã Isabel. A sua certidão de nascimento é de 1854, mas neste inventário de 1912, mencionam que ela tem 45 anos na morte de seu pai.
Poderia me informar:
- Em que igreja Isabel foi batizada?
Em relação à declaração de justificação de batizado do Antonio Emilio Mourão, eu não consegui entender umas coisas. Vc poderia me ajudar?
- são 3 testemunhas: José dos Santos, João Pinto Rammon e Manoel Pinto, certo?
- de que freguesia de Portugal é José dos Santos?
- de que freguesia é João Pinto?
- no testemunho de Manoel Pinto, na última página, a testemunha afirma que ele veio estava na cidade do RJ há 15 anos, mas depois fala algo que aconteceu há dez anos. O que seria? Não consegui decifrar.
Muito obrigada pela ajuda.
@simonenmourao
Em que igreja Isabel foi batizada?Santa Cristina (Cervos)
são 3 testemunhas: José dos Santos, João Pinto Ramos e Manoel Pinto, certo?Não, são duas testemunhas, José dos Santos e Manuel Pinto. O João Pinto Ramos assinou pelo José dos Santos pois este não sabia assinar o nome.
de que freguesia de Portugal é José dos Santos?Disse ser de uma freguesia vizinha de Santa Christina de Cervos.
de que freguesia é João Pinto?Como disse acima, ele não foi testemunha. O Manuel Pinto é que disse ser da mesma freguesia do Antônio Emílio.
no testemunho de Manoel Pinto, na última página, a testemunha afirma que ele veio estava na cidade do RJ há 15 anos, mas depois fala algo que aconteceu há dez anos. O que seria? Não consegui decifrar.Está escrito que o Antônio Emílio " veio para esta cidade, solteiro, há quinze anos e que a testemunha veio há 10 anos".
@Nairolasai muitíssimo obrigada pela sua ajuda! Agora vou prosseguir compilando os dados que vou encontrando e vou analisar os outros documentos aqui compartilhado pelos voluntários. Eu fiz uma abertura de busca no Arquivo Distrital de Vila Real sobre o processo do passaporte e o sr. Paulo informou infelizmente que nada foi encontrado.
@Nairolasai muitíssimo obrigada pela sua ajuda! Agora vou prosseguir compilando os dados que vou encontrando e vou analisar os outros documentos aqui compartilhado pelos voluntários. Eu fiz uma abertura de busca no Arquivo Distrital de Vila Real e fui informada pelo Sr. Paulo que não há nenhum documento no processo de passaporte ou que este processo não foi encontrado.
Eu achei uma pessoa que deve inseriu alguns registros no Family Search, como o registro de casamento do Manoel Mourão (pai dele) que é provavelmente descendente também e é brasileira. Tentei contato mas até agora sem sucesso. KAMALA AYMARADE VELOSO NOVAL MOURÃO. Tentei contato pelo chat do Family Search e no perfil dela do Facebook. Também tem um tal de Murilo e Francisca.
Eu tracei 3 linhas do tempo pata poder pesquisar com base em 3 datas: emissão do passaporte, casamento e inventário do pai:
1) Nascimento (1844/45), passaporte (1875 - 30 anos), casamento (1894 -49 a.); Inventário (1913 - 67 a.)
2) Nascimento (1853/54/55), passaporte (1875 - 21a.), casamento (1894 - 40 a.); Inventário (1912 - 58 a.)
3) Nascimento (1851/52/53), passaporte 1875 - 23a.), casamento (1894 - 42 a.), Inventário (1912 - 60a.)
@Nairolasai olhei o link da árvore genealógica que vc compartilhou. Aparecem filhos nos registros que não estão no inventário se falecimento do Antonio Manoel Mourão. Parece que tiveram muitos filhos.