Cidadania Vizeu - Solicitante Neto
Boa noite pessoal.
Estou com as informações e já alguns documentos para dar entrada no processo de cidadania, requerido por neto. O caso é:
Avó paterna PORTUGUESA VIVA --> Pai biológico BRASILEIRO FALECIDO --> Requerido pelo NETO BRASILEIRO VIVO.
- Estou em posse do Assento de Casamento da avó paterna via civil online.(Casamento realizado no Brasil e averbado em Portugal em 16/05/2025). Dúvida: Ela é nascida no Brasil, tirou sua cidadania portuguesa e recentemente homologou o casamento do Brasil em Portugal. Estou em posse desse documento. Envio essa certidão impressa com o código de acesso no envelope para CRC?
- Estou no Brasil e para dar entrada, sabem me informar qual é o melhor CRC? Seria Lisboa? Qual o endereço?
- Certidão de nascimento do progenitor (pai) filho do cidadão português, inteiro teor reprográfica e apostilado. Com a averbação de óbito. Dúvida: Ele não foi casado, mas como já é falecido, preciso pedir a averbação do óbito?
- Certidão de nascimento do neto requerente, inteiro teor reprográfica e apostilado. Dúvida: O Neto passou por processo de adoção sócio-afetiva e atualmente constam dois pais na certidão. Isso é um problema? É válido enviar cópia autenticada da primeira certidão ou esse tipo de informação consta no "inteiro teor"
- Cópia autenticada e apostilada de diploma de conclusão de ensino fundamental, médio ou superior, emitido por estabelecimento de ensino brasileiro. Dúvida: Para caso de brasileiros, esse documento é exigido considerando que é a "mesma língua"?
- Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos. O antecedente brasileiro não precisa apostilar é emitido site da PF. Dúvida: Alguém pode me indicar o site correto?
- Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG), emitida há menos de 10 anos ou do passaporte onde conste filiação. Dúvida: No caso será enviado a cópia autenticada e apostilada do RG. Não precisa de nenhum outro documento?
- Formulário 1D preenchido e com firma reconhecida por autenticidade. Dúvida: Onde consigo esse formulário?
- Pagamento com cartão internacional na plataforma de pagamentos. Dúvida: Não entendi essa orientação que recebi. Onde seria essa plataforma de pagamentos?
- Dúvida Geral: Qual é o caminho para dar entrada na documentação? Senão me engano vi um site que podemos acompanhar o processo.
Sou nova por aqui, ando lendo muito, mas não entendi muito bem, depois que unifico tudo, e vou optar pelo envio via DHL, preciso de detalhamento de como proceder posterior a essa juntada toda.
Por favor, tudo que está "faltando" e puderem indicar será de grande ajuda.
Muito grata!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@julianamaiseller
Siga as orientações do guia abaixo:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Vc está juntando documentos que não precisa (como diploma) e esquecendo documentos fundamentais (como o assento de nascimento da sua avó). Se após a leitura do guia ainda tiver dúvidas, avise.
@julianamaiseller
Ela é nascida no Brasil, tirou sua cidadania portuguesa e recentemente homologou o casamento do Brasil em Portugal.A pergunta mais importante: por qual artigo da lei ela tirou a cidadania portuguesa? E a segunda: quando ela obteve a cidadania portuguesa?
@eduardo_augusto
Ela tirou bem jovem, pois é filha de português. Tenho uma identidade de cidadão nacional de 09/06/2006.
@ecoutinho
no caso a avó é brasileira, ou seja, devo incluir a certidão de nascimento dela de brasileira?
como ela mudou o nome quando casou, homologou o casamento agora em maio/2025. esse documento peguei no Civil online e está disponível. posso juntar isso com a chave de acesso que eles aceitam?
no link, recomenda enviar para o ACP, ainda segue a mesma situação, sendo este o melhor local, ao invés de Lisboa?
obrigada antecipadamente pelas dicas e ajuda.
tenho cartão de cidadão dela, que é de emissão 2006. Ela é filha direta de português, foi assim que tirou sua cidadania.
@julianamaiseller
Ela tirou bem jovem, pois é filha de português. Tenho uma identidade de cidadão nacional de 09/06/2006.
Essa informação não ajuda a te ajudar. É preciso saber quando ela obteve nacionalidade e como. Imagino que seja justamente por ser filha, mas é preciso ter certeza. Você consegue essa informação no assento de nascimento dela olhando o 1o averbamento.
O bilhete de identidade ou cartão de cidadão dela não tem serventia alguma para o seu pedido de nacionalidade e não ajudam a saber o que é preciso: se a cidadania da sua avó permite que seja passada para as gerações seguintes.
no caso a avó é brasileira, ou seja, devo incluir a certidão de nascimento dela de brasileira?
Ela é portuguesa, certo? Em Portugal, a certidão de nascimento brasileira dela não tem uso algum.
como ela mudou o nome quando casou, homologou o casamento agora em maio/2025. esse documento peguei no Civil online e está disponível. posso juntar isso com a chave de acesso que eles aceitam?
Não precisa. Quando ela transcreveu o casamento, foi feito um averbamento no assento de nascimento dela informando que se casou e que mudou de nome. Você poderá confirmar isso ao emitir o assento dela, esse sim é necessário para você montar seu processo de nacionalidade. Use esse guia abaixo. Custa 10 euros e fica disponível em 1 dia.
Como solicitar certidões pelo civilonline
no link, recomenda enviar para o ACP, ainda segue a mesma situação, sendo este o melhor local, ao invés de Lisboa?
Sim. Esse link que te passei contém o guia do fórum. Ele é sempre atualizado quando algo muda.
Não fique se apegando ao que vc acha ou o que ouviu falar, tem muita informação incorreta por aí inclusive em sites de consulados e do governo português. Confirme a informação que o eduardo_augusto questionou para podermos te orientar e, uma vez confirmado, junte a documentação exatamente como informado no guia do fórum. Documentos a mais atrapalham ao invés de ajudar e documentos a menos podem fazer seu processo cair em exigência. Um processo de neto é longo, quanto mais "redondo" puder mandar, maiores as chances de tudo correr no menor prazo possível.
@ecoutinho
Muito obrigada pelos esclarecimentos.
Estou compartilhando o assento de casamento que puxei no civilonline.
Nancy (avó paterna) nasceu no Brasil e obteve a cidadania portuguesa, por ser filha direta de Português. (esse processo deve ter sido em 2006, mas estou aguardando ela me retornar). Existe algum documento da avó além desse que anexei?
@julianamaiseller
Existe algum documento da avó além desse que anexei?Só tem um documento que interessa dela: o assento de nascimento português, que é a certidão de nascimento portuguesa. Por favor, leia os guias que te passamos acima. Lá tem tudo explicado.