Busca de ascendente português
Bom dia, preciso de auxilio na busca da documentação do meu ascendente Português.
Alexandrina Luciana de Jesus: Nascida na Bahia
Genitores Portugueses: Manoel José Araújo e Claudiana Luciana de Araújo.
Estou com dificuldade também de encontrar as certidões da Alexandrina para localizar mais dados dos seus genitores, nascida em Monte Santo Bahia, casada em Jequitinhonha e falecida em Paranagi Paraná. Não tenho documentos pessoais dela e os cartórios não localizam as informações sem datas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@vanildarosa Essa seria a árvore familiar;
https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GN58-4BB
Esse pode ser ??? o registo de batismo do Manoel José, nascido em 15/07/1852 no Porto (bem duvidoso)
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/5e92c54ee38c4648a2099e6704e14518?isRepresentation=false&selectedFile=62105330&fileType=IMAGE
O sobrenome completo seria Araújo Lima.
Existe um registo de óbito de uma irmã da Alexandrina que consta que os pais nasceram na Bahia, mas isso não é confiável:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-8962-S?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XDM-VN8B&action=view&cc=2016194&lang=pt&groupId=M94C-CVV
@Nairolasai parabens pelo achado! Sem os nomes dos pais fica realmente muito dificil de cravar que é ele mesmo, principalmente por ser um nome muito comum... mas há uma chance grande de ser... reparou que o nome da mãe deste Manoel do batismo também é Alexandrina Candida? Pode ser daí que veio o nome da filha, em homenagem à ela, o que era relativamente comum. Sugiro à @vanildarosa que guarde com cuidado esse registro de batismo que você encontrou para quando conseguir o nome dos pais de Manoel comparar e confirmar (ou não) se é o batismo correto.
@AlanNogueira Realmente o nome Alexandrina é uma boa indicação de que o registro pode sim ser do Manoel.
@vanildarosa Com os dados disponíveis vc pode pedir uma busca no Cartório de Manto Santo da certidão de nascimento da Alexandrina Luciana de Jesus. Forneça o nome dos pais e a faixa de busca entre 1900 e 1912, por exemplo.
Em último caso, peça uma busca da irmã Ana Maria de Lima entre 1904 e 1908, por exemplo. Achando, deve conter o nome dos pais do Manoel José.
Bom dia, pessoal, estou com mais uma questão a respeito desse caso. Alexandrina Luciana de Jesus: Nascida na Bahia, filha de português, nasceu na cidade de Monte Santo. Em contato com o cartório local, eles informaram que todos arquivos de nascimento de antes de 1912 foram deteriorados. O que fazer nessa situação? em que não existe a certidão de nascimento mais?
@vanildarosa
Deve perguntar o que isso significa: todos os registros de antes de 1912 pegaram fogo? Sofreram ação da umidade? Estão com mofo? Ou só estão difíceis de ler?
Explique que vai, em todo caso, proceder com a busca (se solicitou), uma vez que é o cartório que detém os registros da sua antepassada (tente fornecer algumas evidências só para "cravar" o ponto).
Mesmo se o registro em questão estiver deteriorado, informe que vai precisar de uma certidão inteiro teor reprográfica dele, pois isto é uma exigência para o processo de solicitação de nacionalidade portuguesa (mostre o site do IRN). Não importa se está queimado, comido pelas traças, cheio de mofo (já vi alguns registros em que apareciam as "raízes" do mofo), engilhado por causa da umidade... Portugal apenas quer saber se a sua antepassada sequer existiu e se foi declarada pelo português na menoridade e antes de um ano (antes, muitas pessoas diziam que o registro estava ilegível/muito deteriorado e mandavam certidões digitadas por isso, que eram aceitas, mas as pessoas em questão nunca nem sequer tinham existido ou não eram de ascendência portuguesa segundo o estipulado pela lei de Portugal). Argumente que depois você pode solicitar uma restauração para tentar enviar o registro também restaurado (vai precisar enviar também a motivação do restauro) ou uma certidão inteiro teor digitada do original; mas que, de qualquer forma, vai precisar do registro original.
Se o funcionário do atendimento não colaborar, peça para explicar a situação ao supervisor ou ao tabelião.
Se este não colaborar, diga que vai solicitar mais esclarecimentos à Corregedoria e peça o contato deles.