Processo de filho com demora e sem respostas

Oi pessoal, tudo certo?

Moro no Japão e dei entrada no meu processo no dia 3 de abril de 2023 através de uma advocacia. Sou filho de português e também sou casado, então no mesmo pedido foi incluída a atribuição da nacionalidade (como filho) e a atualização do meu estado civil. O processo foi pra Conservatória dos Registos Centrais.

Já se passaram 2 anos e 4 meses e até agora não tive nenhum avanço. No site de consulta, continua sempre na mesma fase desde o sistema antigo. Já falei com a advocacia, mas eles também não conseguem nenhuma resposta. Enviei e-mails e nunca tive retorno e morando no Japão fica impossível ligar lá. (Já pensei em até comprar passagem para Portugal e ver se consigo consultar algo pessoalmente em Lisboa.)

Queria saber se tem como acompanhar quais processos estão sendo analisados agora, se o meu ainda deve demorar muito pra andar e também se o fato de ter feito filho + atualização de casamento no mesmo processo deixa ele mais lento.

Muito obrigado,

Comentários

• Infelizmente, a CRC é o pior lugar para mandar um processo de filho. Na última tabela que vi, ainda estavam analisando processos que entraram em fevereiro de 2022, ou seja, estão levando na faixa de 3 anos e meio para processo de filho maior de idade.

Você pode usar algum app tipo Viber para ligar na linha de registos, mas não deve conseguir nenhuma resposta diferente do acompanhamento que você já faz pelo site. E não espere nenhuma mudança no status ao longo do processo. O status só muda bem próximo do fim, muitas vezes tudo no mesmo dia.

• guedesmarciaguedesmarcia Member
    editado August 26

@matheus_ruan7 não foi feito o pedido 1 C e transcricao no mesmo processo não,primeiro faz o proc 1 c,depois que sair e for emitido o assento daí é que pode entrar com a transcrição de casamento,se te falaram que foi no mesmo processo não é verdade.

• @matheus_ruan7 Mesma coisa aqui. Não acho que tenha relação com a atualização do casamento, realmente está demorando muito. Apliquei como filha, foi recebido pelo CRC em 07/11/2023 e até hoje ainda consta como "Submetido". Infelizmente, acho que não há muito o que fazer além de esperar mesmo.

@SergioM Será que eles estão priorizando os processos iniciados a partir de 2024? Tenho a sensação que os de 2024 parecem estar andando melhor ao olhar a planilha aqui do fórum.

• @luisamattos, os processos finalizados de 2024 são os processos de filhos que foram enviados ao ACP (Porto), que tem levado em torno de 1 ano para processar. Ele também sofrem com falta de pessoal, mas estão numa situação bem melhor que Lisboa, com prazos mais razoáveis.

• O meu de filho é de 12/22 e ainda está na bolinha 1

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.