Necessidade de Retificação de Sobrenomes
Bom dia, pessoal!
Estava com dificuldades para localizar o registro de batismo do meu bisavô em Portugal. Recentemente, um primo contratou uma assessoria que encontrou o documento no Arquivo da Ilha da Madeira.
A dificuldade ocorreu porque houve uma divergência nos sobrenomes.
- Ao se casar no Brasil, meu bisavô usou o nome Manoel Rodrigues DOS SANTOS, e declarou que seu pai (meu trisavô) se chamava Francisco Rodrigues DOS SANTOS.
- Já no registro de batismo em Portugal, o nome do pai consta como Francisco Rodrigues JARDIM, e a criança foi registrada apenas como Manuel (sem sobrenome).
Segundo informações da família, Manoel veio ao Brasil com 3 anos, em 1888. Seu pai faleceu quando ele ainda era criança, e os filhos foram criados pelo padrasto. Acredita-se que o sobrenome Santos tenha se originado do padrasto, o que gerou a confusão.
Também localizei o passaporte da família e o registro na Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo. Em ambos, o pai aparece como Francisco Rodrigues JARDIM, mas os filhos constam apenas com o primeiro nome.
Como consequência, nas certidões brasileiras dos descendentes, o sobrenome que aparece é DOS SANTOS, em vez de JARDIM.
Linha genealógica resumida:
Francisco Rodrigues JARDIM (português) → Manoel Rodrigues DOS SANTOS (português, casado no Brasil) → Sebastião Rodrigues DOS SANTOS (meu avô brasileiro).
Minhas dúvidas:
- Preciso retificar apenas o nome do pai (Francisco) na certidão de casamento do Manoel ou também preciso retificar o sobrenome do próprio Manoel para “JARDIM”, a fim de manter a sequência de perfilhação?
- Nas certidões dos descendentes, será necessário retificar apenas o campo referente ao avô (Francisco), ou os descendentes também precisarão retificar o próprio sobrenome, substituindo “DOS SANTOS” por “JARDIM”?
Pretendo dar entrada no pedido de cidadania para minha mãe (neta de português) sem auxílio de advogados. Gostaria de evitar que o processo caia em exigência na Conservatória, pois acredito que as retificações levarão um tempo longo para serem feitas aqui no Brasil.
Qualquer ajuda ou orientação será muito bem-vinda! 🙏