Naturalização de neto com a mãe viva

Percebi que ainda estou engatinhando, mas que bom ter um lugar para trocar experiências!!
Estou me sentindo muito acolhida e vou precisar muito das sugestões rs...

Vou fazer o processo de naturalização por descendência ( avô/neto), mas minha mãe está viva (graças a Deus), então o questionamento é: por ela estar viva e eu não optar pelo processo de atribuição existem possibilidades de não dar certo?

Obrigada pela ajuda!!

Cláudia

Comentários

• Não, a escolha é sua.

Mas, fique atenta. Quando você se torna Portuguesa por Aquisição da nacionalidade(neto) você tem algumas restrições, diferente de se tornar Portuguesa por atribuição(filho).

Exemplo:

Caso vc tenha filhos maiores de idade eu aconselho que você faça o processo de atribuição da sua mãe primeiro e o seu depois, para que você possa passar a cidadania para eles também, poís fazendo o processo por aquisição(neto) você pula uma geração(sua mãe) e só poderá passar a nacionalidade para seus filhos menores de idade.

• Hermano, obrigada!

Você tem razão são muitos os benefícios, mas o problema é o valor que terei que desembolsar rs...
    Vou seguir com o processo de aquisição e torcer para dar tudo certinho.

Aproveitando a sua gentileza, vou tirar mais uma dúvida: o meu avô casou e morreu no Brasil, vou precisar enviar a certidão de casamento e óbito para solicitar estas transcrições em Portugal ou não?

Mais uma vez, obrigada!
  • Que nada, estamos aqui para nos ajudar.

Sobre as transcrições, o ideal é que você transcrevesse primeiro o casamento dele, e mandasse os seus documentos para CRC de Lisboa depois, ou pode mandar no mesmo dia, porque o processo de cidadania leva uns 7 meses a 1 ano pra ficar pronto e a transcrição apenas 1 mês, então quando forem analisar seu processo já vai estar transcrito o casamento do seu avô. e não precisa transcrever o óbito.   (Isso se você pretende fazer o processo pela CRC) 
    Se vc quer fazer pelo Consulado vc vai precisar transcrever tanto o casamento como o óbito.  

As transcrições podem ser feitas tanto no Consulado quanto em qualquer outra Conservatória do Registro Civil em Portugal (podem ser feitas pelo correio neste caso) no guia de ajuda aconselham mandar para a de Guimarães ou outra em Lisboa cujo endereço se encontra lá no tópico, eu fiz em Esposende, mandei um email para eles e me mandaram um anexo com o requerimento para transcrever o casamento por lá. Correu tudo bem, em menos de 1 mês já tinha o casamento transcrito! 
  • Como transcrever o obito nao tem custo poderia aproveitar e mandar os documentos para casamento e obito tambem.
  • Denise e Hermano, obrigada pelas dicas!!!
    Estou adorando o apoio da Comunidade para entender as entrelinhas do processo. Muito bom!!

Cláudia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.