Poderiam me ajudar?
Olá, boa noite.
Já estou nessa saga desde o início do ano e não consigo encontrar a certidão de casamento brasileira dos bisos. Ainda estou coletando os documentos e os dados que eu tenho são a partir da certidão de nascimento do vô. Mas não encontro nada sobre o casamento do biso. Se puderem me ajudar:
Ascendente Português: Manoel Porfirio
Pais: Olinda Rosa e Antônio Porfirio
Cônjuge: Laudelina da Silva Porfirio
Pais: Olimpio da Silva Gomes e Maria Faria da Silva
Ele chegou em 09/08/1908 aqui no Rio de Janeiro e teve um filho registrado na Oitava Pretoria Civil do Districto Federal cartorio do 1º Ofício em 1933 (Manoel Porfirio Jr) teve uma outra filha também.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Laihanne
Há o registro de uma filha Hilda da Silva Porphirio, nascida em 28/03/1930 e registrada em 11/04/1930, na então 6a pretoria (freguesia do Engenho Novo), que é o atual 10 RCPN.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1
O registro de Hilda diz que é filha legítima e que os pais casaram no cartório de Inhaúma. Ver a página 56 do PDF (que corresponde ao número 53 escrito à mão no alto da folha):
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_6S/FEN/LTN/0012/BR_RJANRIO_6S_FEN_LTN_0012_d0001de0001.pdf
Procuraria inicialmente o casamento no atual 11 RCPN em datas anteriores a abril de 1930.
Mas por que razão está buscando o casamento de Manoel Porfirio? Nem sempre esse casamento é necessário para a nacionalidade PT de descendentes.
Para determinar se precisa ou não: o filho/a de Manoel de quem vai puxar a nacionalidade nasceu quando e quanto tempo depois foi registrado? E quem foi o declarante desse nascimento? Declarante é a pessoa que vai no cartório e diz que a criança é filha de fulano e sicrano etc etc e assina o livro de registro.
Eu vi os registros de Hilda e Olinda (nascida em 10/07/1931 e registrada em 24/07/1931). Em ambos os casos, o declarante foi o pai PT. À princípio, para descendentes de Hilda e Olinda não seria necessário o casamento de Manoel em um processo de nacionalidade.
Bom dia, alguém saberia me ajudar com essa informação? Preciso da certidão de NASCIMENTO da minha avó do RIO DE JANEIRO mas não sei o cartório. Já solicitei busca em alguns, mas não foi encontrada.
Se alguém puder me ajudar, eu já agradeço desde já!!
@ricle existe uma página no site do Detran do RJ (https://www.detran.rj.gov.br/consultas/consultas-dic/dados-de-certidoes-de-nascimento-casamento.html) que busca certidões casamento/nascimento, assim que consegui saber onde estava o nascimento do meu pai. Porém, acredito que registros muito antigos eles não possuam digitalizado, para tanto, achei esta informação abaixo. Eu fiz isso para o meu bisavô, porém, até então não recebi nenhum retorno. Inclusive se alguém souber de algo e puder nos ajudar...
Bom dia, @LuanParanhos, eu cheguei a fazer essa mesma busca que você fez, mas por ser bem antiga não consta na base de dados do Detran. De qualquer forma muito obrigado pela tentativa em me ajudar nesse processo!
Bom dia, @CarlosASP.
Estava procurando a certidão de casamento para confirmar se o assento de batismo que encontrei era o dele. Graças a certidão da Hilda que você encontrou, verifiquei que o assento não era o dele.
Voltei a estaca zero mas agora sabendo o provável ano de nascimento (1907) do biso.
Muito obrigada de verdade!
@Laihanne
Tente ir em um Centro de Historia da Familia do Family Search perto da sua casa para tentar desbloquear esses registro https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XTC-KV58?lang=pt a data está 1897 mas pode ser erro de indexação pois a leitura geralmente é automatizada e costuma dar erros. Há também uma possivel irmã (Ana) em 1910 https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FFH-WM3Z?lang=pt
Ambos registros acima são da Freguesia de Granja Nova, Concelho de Tarouca, Viseu, que só tem registros no CRAV até 1899 https://tombo.pt/f/trc03. Você pode tentar entrar em contato com a Conservatória de Tarouca e verificar se o registro encontra-se lá.
Depois nos conte se deu certo para encontrar o batismo do seu bisavô. Boa sorte!
@ricle Mas você fez através do protocolo? Enviando os documentos, assinando digitalmente, etc...
Nessa busca também não encontrei, mas fiz através do protocolo e estou aguardando, mas também acredito que não vai dar certo!
@Laihanne
Além da sugestão do colega - também acho que o registro que ele apontou talvez possa ser de 1907 ao invés de 1897 por erro de indexação - não deixe de tentar achar o casamento de Manoel no 11 RCPN.
Como ainda está na fase de achar os registros, é bom seguir as pistas por todos os lados.
Se for no CHF destravar o registro que aparece como Manoel em 1897, aproveite a viagem e destrave o outro de 1910 (Ana), já que é grátis. Quanto mais informação tiver sobre a família, mais certeza terá no fim se achou o registro certo ou não.
Aqui como contatar o CHF mais próximo de você:
https://locations.familysearch.org/pt/br
Possivelmente esse Antonio Porphirio também era conhecido como Antonio Porphirio Gomes Fonseca, como aparece no óbito de um filho (Antonio) ainda em PT:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/85a6ce8fac744c6ca22246e6b6e20746?isRepresentation=false&selectedFile=55103677&fileType=IMAGE
Essa duplicidade no uso de nomes fica mais clara no casamento no Rio de Janeiro de uma provável irmã de Manoel, chamada Carmelinda (ou Carmelina). Infelizmente, essa inconsistência no uso de nomes era algo comum em PT na época, o que complica a busca de documentos.
No casamento religioso dela com Manoel Saraiva Rodrigues, o pai parece apenas como "Antonio Porphirio":
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZ34-MK
Já no civil, ele aparece como Antonio Porphirio Gomes Fonseca:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QVS-KGW
Por isso, acho bom ver como aparece a filiação de Manoel no seu próprio casamento no Rio com Laudelina.
Também pode ver se algum parente mais velho confirma essa possível irmã Carmelin(d)a. Tem muita informação sobre ela aqui (veja as fontes):
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/sources/G9WK-XFV
@Laihanne
Siga as dicas do @CarlosASP para encontrar o CHF. Olhe todos, mas especialmente este registro que pode ser o dele: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XTC-KV56?lang=pt - batizado 19/08/1897, Granja Nova, Tarouca, Viseu
@LuanParanhos Não, fiz apenas essa busca diretamente no site. Não cheguei a fazer através do protocolo, mas ficarei na torcida por você e se encontrar, por favor me avise que tentarei também! No momento o que estou fazendo é solicitar as buscas em vários cartórios aqui da cidade.