Ajuda na Busca de Certidão de Bisavó Portuguesa
Olá, Pessoal!
Gostaria de pedir ajuda para conseguir a certidão de nascimento da minha bisavó. Pretendo realizar o processo de cidadania para meu pai e depois para mim e para minhas irmãs.
O nome da portuguesa é Cremilde Duque, e ela nasceu em Touro em 25/11/1897. Não estou conseguindo encontrar o livro do assento de baptismo. O documento que consegui encontrar foi o pedido de passaporte do pai dela, de quando eles vieram para o Brasil (https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/3d45c39460cf44e98dcafb62f81b6f54), nele foram geradas certidões para cada filho que o acompanhava. No caso a página da Cremilde (https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/3d45c39460cf44e98dcafb62f81b6f54?isRepresentation=false&selectedFile=55462510&fileType=IMAGE) diz o seguinte:
"Certifico por me ser pedido que, Cremilde, filha legitima de Antonio Gomes Duque e Esmenia Ramos, nasceu no logar e freguesia de Touro, deste conselho, no dia vinte e cinco de novembro de mil oitocentos e noventa e sete, como consta dos livros de assentos de nascimentos do registro paroquial daquela freguesia, arquivo nesta respartição, sob número nove a folhas cento e vinte e sete, o verso".
Posso utilizar esse documento para fazer a solicitação da certidão ao CRAV e entrar com o processo de cidadania? Ou preciso encontrar o livro original do baptismo? Não estou conseguindo localizar o registro nos livros digitalizados da paróquia.
Poderiam me ajudar?
Obrigada!
Comentários
@CarolineReisRibeiro , como você deve ter visto os livros online de batismos de Touro terminam em 1890:
https://tombo.pt/f/vnp05
Nem todos os livros estão online, infelizmente. Mas como você tem todas as informações, minha sugestão é enviar uma mensagem para a conservatória de Vila Nova de Paiva (o concelho onde fica Touro) informando todos os dados e pedindo que confirmem se o batismo se encontra lá e pedindo se poderiam enviá-lo por e-mail. Pode ser que digam que não podem enviar e solicitem que pague uma taxa para que seja enviado pelos correios.
Sugiro citar todas as informações que possui (Cremilda, filha de Antonio Gomes Duque e Esmenia Ramos, nascida em Touro/Vila Nova de Paiva/Viseu no dia 25/11/1897). Sugiro ainda incluir o link que leva à certidão que você incluiu na sua mensagem, ou seja:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/3d45c39460cf44e98dcafb62f81b6f54?isRepresentation=false&selectedFile=55462510&fileType=IMAGE
PS: respondendo à sua pergunta: não, o documento que você possui não serve para o pedido de nacionalidade. É preciso do batismo.
@andrelas muito obrigada pela ajuda. Acabei de mandar um e-mail para a conservatória, conforme você sugeriu. Atualizo aqui assim que me derem um retorno,
Apenas atualizando para quem enfrentar a mesma dificuldade. Primeiro eu enviei um e-mail para o registro civil, no entanto não me responderam. Após isso tentei fazer um pedido de pesquisa pelo CRAV no arquivo distrital. No pedido pesquisa informaram que não estavam com o livro sobre a custódia deles.
Após isso tentei realizar o pedido pelo civilonline conforme as orientações do guia (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1) colocando 1925 na data (para burlar a limitação do sistema) e o ano correto (1897) nas informações adicionais. Em dois dias eles emitiram a certidão.
@CarolineReisRibeiro , que bom que conseguiu!