Ajuda nas buscas do meu tataravô

Olá, boa noite.

Eu gostaria de uma ajuda gente, fechamos as buscar com uma empresa, eles não acham , ou enrolam a gente.

O fato é que meu tataravô JOAQUIM DE ALMEIDA ( Origem: Portugal - Trás os Montes), teve a minha bisavô Marina de Almeida em 19 de Agosto de 1929 na Capital de SP, com Carmelita Mattos de Almeida (Está Brasileira).

Eu consegui os documentos da minha bisavó, nos quais falam do JOAQUIM DE ALMEIDA (Português). porém basicamente as informações são de que ele era Português, de Trás os Montes, filho de Antonio de Almeida e Maria de almeida, faleceu nesta capital em 1940.

Todavia, foi nos cemitérios mais famosos de sp e mais antigos, não achei nenhum registro junto as secretarias.

Mandei emai para o Arquivo Histórico Municial AHM, porém eles querem a data de falecimento para realizarem a pesquisa.

Achamos aonde minha bisavô MARINA DE ALMEIDA(ESTÁ BRASILEIRA); foi batizada,

Mas só diz o local (Paróquia Santa Cecilia). as 13 de outubro de 1929 Foi batizado MARINA DE ALMEIDA, e tem algumas Discrições que não da pra entender.

Achei no familysearch o documento de nascimento da Cramelita Mattos de Almeida (MARIA DO CARMOS), mudou de nome após o casamento.

Mas o cartório de taubaté onde ela foi registrada, só possui documentação de nascimento e falecimento, nenhuma informação do PORTUGUÊS JOAQUIM DE ALMEIDA.

Todas as informações que eu tenho, estão nesses PDFS.

Por favor me ajudem, eu preciso muito localizar a documentação do JOAQUIM DE ALEMIDA, PARA DAR ENTRADA NA MINHA CIDADANIA.

Eu não sei mais oque fazer.

Obrigado desde já gente.

Att

Comentários

• @brunolucena96

os nomes são muito comuns e isso acaba dificultando um pouco a busca, mas vc já achou bastante coisa.

no batismo de Marina consta que os pais foram casados na igreja de São Bernardo “alguma coisa” que não consegui ler, mas da Diocese de São Paulo.

Se ninguém conseguir uma pista melhor aqui no fórum sugiro que busque pelo casamento religioso de Joaquim de Almeida e Carmelita Mattos (também pode ser Maria do Carmo, atente-se a isto). Os casamentos religiosos geralmente mencionam o local onde os noivos foram batizados.

• andrelasandrelas Beta
    editado July 28

@brunolucena96 , estive em situação semelhante por alguns anos: sabia o nome do meu avô, o de seus pais, e no meu caso sabia até mesmo a data de nascimento, mas não sabia onde ele havia nascido em Portugal. Somente depois de três anos, após uma solicitação de busca no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro em que encontraram o passaporte que ele apresentou ao entrar no Brasil no início do século XX (e onde havia seu local de nascimento) pude encontrar o batismo dele que, finalmente, me permitiu dar entrada na cidadania e progredir na árvore genealógica por gerações.

Seu caso me parece ainda mais complicado: você não sabe a data de nascimento, e os nomes de todos (seu trisavô e os dois pais deles, seus tetravós) são EXTREMAMENTE comuns. Joaquim (crianças eram batizadas somente com o primeiro nome), filho de Antonio de Almeida e Maria (o "de Almeida" dela é do marido) há uma enormidade. Sem saber a freguesia exata de nascimento e uma data aproximada será impossível encontrar um assento que se possa dizer com alguma certeza ser dele e não de um homônimo. Por exemplo (e imagino que saiba disso, claro), se eu procurar por estes dados que temos no FamilySearch acharemos centenas de opções.

Digo isso não para desencorajá-lo, mas para deixar claro que seu único objetivo é encontrar três informações:

• Data de nascimento (aproximada ou exata)
    • Local de nascimento (idealmente a freguesia exata)
    • Nome dos avós do Joaquim (se tivermos as duas informaçóes acima, não é fundamental; sem elas, pode ajudar a encontrar se não forem nomes muito comuns)

Você já fez ume pesquisa bastante extensa, sem sucesso. Infelizmente não tenho muitas opções extras para dar (talvez um outro colega tenha), mas vou listar algumas sugestões (que podem ou não ser viáveis):

• Sempre sugiro uma busca no Arquivo Nacional, mas com estes dados (exatamente por serem nomes muito comuns) não sei se seria viável;
    • O Museu da Imigração pode ser uma boa opção no seu caso, uma vez que ele morou em São Paulo. Já estive lá (por interesse genealógico) e o atendimento foi excelente, além do museu ser muito interessante como visitação;
    • Se você souber nomes de irmãos ou outros parentes do seu trisavô, como primos, tios e avós, eles podem ser um caminho. Por exemplo, se você souber que ele tinha um irmão de nome menos comum, pode tentar procurar o batismo do irmão e, encontrando, terá a provável freguesia de nascimento do seu trisavô (ou ao menos uma região bem menor do que "Trás-os-Montes" como local provável), já que naquela época a mobilidade era muito menor do que hoje e as famílias tendiam a ficar por gerações no mesmo local;
    • Se você ainda tiver parentes mais idosos que conviveram com ele ou com sua bisavó, pode tentar não só conversar e ver se consegue alguma informação mas, também, ver se estão dispostos a esvaziar os armários e procurar qualquer pista sobre ele. No caso do meu avô, tudo começou com o papel que ele recebeu ao chegar ao Brasil, que estava perdido num armário da minha tia por décadas, e que me permitiu ter as informações para a busca do Arquivo Nacional.

Há diversos outros locais onde você poderia ir como, por exemplo, a escola onde sua bisavó estudou, a igreja onde ele casou com sua trisavó (se ele tiver casado na Igreja), o cartório onde ele se casou (é preciso se "habilitar" para o casamento), etc. SEMPRE vale tentar, mas sinceramente acho muito improvável que haja algo nestes locais, já que naquele tempo não havia o foco tão grande em documentos que há hoje e muita coisa era simplesmente declarada verbalmente, como idade, pais, etc - ou seja, não deve haver rastro documental sobre eles nestes locais.

Ilustrando o que eu digo, podemos olhar o batismo da sua bisavó, onde era dito (incorretamente) que Joaquim era brasileiro:

Mas não custa tentar - mal não fará.

Sinto muito por não ter sugestões melhores, mas seu caso é um caso realmente difícil. Vejamos se outros colegas têm sugestões mais úteis. @CarlosASP @Nairolasai , alguma sugestão? Algum detalhe nos documentos acima que eu não vi?

PS: Observei ainda que o declarante do nascimento da sua bisavó Marina não foi nem o seu trisavô Joaquim, nem sua trisavó Carmelita. Neste caso, se não me engano (é preciso confirmar com quem sabe mais do que eu desta parte) ACHO que você precisará necessariamente do casamento deles aqui no Brasil também.

• editado July 28

@brunolucena96

Só agora fui pesquisar melhor e vi que voce já havia aberto um topico anteriomrente onde o seu caso estava sendo discutido:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/366093#Comment_366093

O ideal é que concentre tudo em um unico topico pois isso evita retrabalho por parte dos voluntários aqui do forum em ter que buscar novamente documentos que já foram encontrados por outros...

Mas vamos ao que importa: ao que consta lá já encontraram o batismo dele, sendo comprovado que se trata da mesma pessoa pela ligação com a fábrica de biscoitos que voce mencionou. No entanto há muitos complicadores neste caso, como o fato do nome da mae dele ser outro e o fato de ele ser casado com outra mulher (o que por si só não seria impedimento, mas ele proprio precisaria ser o declarante da filha para isto, como bem explicou o colega no post acima).

Encontrar o casamento com a mãe de Marina (Carmelita ou Maria do Carmo) e transcreve-lo seria a saída para estabelecer a filiação nos termos exigidos pela lei portuguesa, no seu lugar eu me concentraria nisso neste momento, uma vez que o batismo consta como filha "legitima" (concebida no casamento dos pais) e aponta o local do suposto casamento religioso (Sao Bernardo alguma coisa, em SP). Mas diante da historia familiar que voce contou, de ser Marina oriunda de uma relacao extraconjugal do portugues, considerando que inexistia divorcio à epoca, pode ser que este suposto casamento com Carmelita nao tenha existido... só procurando mesmo para ver...

Esse seria o primeiro passo, após ainda seria preciso retificar a documentacao brasileira para alterar o nome da avó de Marina etc, para só a partir daí seguir adiante com o processo de nacionalidade.

É um caminho longo, mas não impossível, só mesmo você dando sequencia a sua pesquisa é que poderá saber se dará resultado! Boa sorte!

Transcrevo aqui os registros encontrados por @Nairolasai :

Vamos aos registos:

Nascimento:

Joaquim Maria nasceu na Freguesia de CADIMA, Conselho de Cantanhande, Distrito de Lisboa no dia 31/08/1903 data que vc citou.

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=47788&FileID=687679 Tif 48 No registo consta filho de João de Almeida Silva e Thereza de Oliveira.

Casamento: Casou em 1939, em SP, com Maria Antonietta Santoro que passou a se chamar Maria Antonietta de Almeida https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS65-J841?view=index&action=view&cc=2765317&lang=pt

Óbito : Faleceu em SP, em 12/07/1978, como vc mencionou:https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS4C-GS7C-1?view=index&action=view&cc=2765317&lang=pt

Árvore no FS:

https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GFB1-J7Q

• AlanNogueira

andrelas

E por exemplo, diz que o endereço deles era na rua oscar freire 216, eu consigo algo com essa informação ?

• @brunolucena96 , pode ser que sim, pode ser que não. A hipótese de não conseguir nada relevante é BEM maior.

Para que você conseguisse algo, ele teria que ser o proprietário do imóvel, a prefeitura de São Paulo teria que ainda ter os documentos relativos a este imóvel e seu proprietário, e dentre estes documentos precisaria haver alguma informação relevante para a busca. Diria que mesmo que ele fosse o proprietário e mesmo que a prefeitura tenha os documentos, a probabilidade de existirem informações lá que ajudem na busca em Portugal é bem pequena. O que haveria seriam dados de identificação civil aqui no Brasil, que não ajudam.

Dito isso, se o custo desta verificação (certamente o registro de imóveis vai cobrar pela emissão de um "ônus reais" deste imóvel) e o tempo investido forem viáveis para você, "não custa nada" (exceto esse dinheiro e esse tempo 😁) tentar. Mas é uma tentativa sem muita esperança em minha opinião.

• Não sei mais oque fazer, e por onde me guiar.

Até agora nenhuma informação mais precisa , oque tem é dos registros nas certidões, e mais nada. estou desanimado

• @brunolucena96

E por exemplo, diz que o endereço deles era na rua oscar freire 216, eu consigo algo com essa informação ?

O cartório de registo civil de pessoas naturais que atende essa região é o 34o Cerqueira César.

Se moravam nesse endereço, há uma chance de terem registrado filhos, casamento e óbito no cartório que atende esse subdistrito. Já tentou fazer contato com eles para tentar localizar algo? Esse cartório tem atendimento inclusive por whatsapp.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.