CRC Porto

Alguém conseguiu recentemente fazer transcrição de casamento no Porto? Queria uma ideia de prazo. Enviei da minha mãe em abril e até agora não recebi e-mail para pagamento da taxa. Estou aguardando ansiosamente pois ja enviei meu processo de cidadania esperando que essa transcrição saia a tempo.

Comentários

• @KarinaBL, estou na mesma situação. Mandei a transcrição da minha mãe e o meu processo de nacionalidade no mesmo dia pra Portugal, em Abril. Mandei email para a CRC Porto no início desse mês e só me disseram para aguardar

• @KarinaBL @lfalcao O processo de transcrição e o pedido de nacionalidade que vocês enviaram foi junto, no mesmo envelope para a CrC de Porto????? Estou na dúvida se pode fazer isso.

O processo da minha avó foi deferido e agora preciso fazer a transcrição do casamento dela e o processo da minha mãe. Assim, pensei em enviar junto.

• @Mariane1990

Não pode. São locais diferentes

CRC Porto só faz transcrição (aliás, olhe que os prazos lá tem aumentado muito; considere mandar para o consulado do Rio)

Nacionalidade (filhos, netos) é na ACP (Arquivo Central do Porto)

• @CarlosASP Tentei inicialmente enviar o pedido ao Consulado de Belém, mas a certidão de nascimento do meu avô (brasileiro) não foi localizada. Infelizmente, não me apresentaram nenhuma alternativa: ou eu encontrava o documento, ou a transcrição não seria realizada.

Diante disso, pretendo encaminhar o pedido diretamente à CRC, anexando outros documentos que possam comprovar os dados necessários.

• @Mariane1990, meus processos foram enviados na mesma data mas para locais diferentes e, portanto, em envelopes diferentes.

Transcrição de casamento enviada para CRC Porto

Processo de filha enviado para ACP Porto

• @lfalcao vou fazer assim, então! Obrigada 🙏🏻

• @Mariane1990

Se puder, depois deixe seu relato sobre esse pedido de transcrição.

Sempre tem alguém no fórum perguntando onde fazer transcrição de casamento com supressão do nascimento de um dos nubentes.

Porém, faz tempo que não há um relato recente de algum bem sucedido. Todos que aparecem são já de vários anos. Só há relatos mais recentes de gente que recebeu respostas negativas.

• @Mariane1990

atencao, o pedido deve ir para CRC Porto.

nao confundir com a CRC Lisboa.

• @CarlosASP sem a certidão de nascimento eles não vão fazer. Vai ter que localizar a certidão de nascimento do seu avô. Aqui tive que pagar 4 buscas em cartórios até achar da minha avó. Ela nasceu em Ouro Branco Alagoas, mas o registro não estava lá, pois na época a cidade não tinha cartório e ela foi registrada em alguma cidade vizinha. Tive que ir pesquisando até localizar, no final ela esta registrada em Maravilha. Boa sorte

• @lfalcao pelo que pesquisei, parece que esta demorando 8 meses em Lisboa. Talvez do Porto esteja igual.

• @Mariane1990 Nao. Os dois são para Porto, mas locais diferentes. Transcrição para CRC Porto e cidadania para as Conservatórias.

• @CarlosASP Já procurei em todos os cartórios dos distritos de Granja CE e na sede, sem sucesso.

• editado August 8

@KarinaBL, em qual dia de Abril seu processo chegou na CRC? Vc já recebeu o link? O da minha mãe chegou lá em 30/04 e vi em outras postagens pessoas que mandaram em Abril também e já receberam. Por aqui ainda não recebi nada.

Obrigada!

• Só pra esclarecer:

CRC= Conservatória dos Registos Centrais (Lisboa)

ACP = Arquivo Central do Porto (Porto)

CRC Porto = Conservatória do Registo Civil (Porto)

confuso né? 😂 Cada um é um órgão diferente

• @LeoSantos, bem lembrado! Quis dizer CRC Porto @KarinaBL

• @lfalcao fou recebido em 31/04. Recebi o link, mas não consegui entrar, enviaram outro e nada de funcionar ainda

• editado August 27

Boa tarde, pessoal!

A quem interessar acabo de receber o link de pagamento do processo de transcrição de casamento da minha mãe recebido na CRC Porto em 30/04/25 e não tive dificuldades para pagar usando cartão Visa internacional.

Um outro ponto é que enviei a certidão de casamento dela e as certidões de nascimento emitidas há mais de um ano (mas apostiladas logo após serem emitidas, em menos de um ano) e os documentos foram aceitos. Não cogitei enviar para o Consulado do Rio justamente pela questão de estarem "vencidos" e deu tudo certo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.