Estou perto de conseguir, mas estou com receio de morrer na praia

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estou há muito tempo tentando conseguir a minha cidadania. Eu consegui a do meu pai primeiro, já que o português da família era meu avô. Foi a parte mais difícil porque o nome do meu avô em Portugal era bem diferente do nome dele aqui no Brasil, mas conseguimos. Agora, meu processo está há 1 ano já em processo. Entrou logo depois que meu pai conseguiu a cidadania, no ano passado. Mas estou com receio que o nome do meu avô atrapalhe de novo porque minha certidão de nascimento tem o nome do meu avô também. Existe alguma chance de eles questionarem isso, mesmo meu pai já tendo a certidao portuguesa? Se sim, quais documentos eu deveria já ter em mãos preparados se algo acontecer?

Além disso, meu processo é do dia 26/09 de 2023. A minha advogada disse em maio que faltava só mais dois meses pra chegar no meu. Mas ainda não recebi nada. Tem algum lugar onde podemos ver quanto tempo mais falta?

Desde já, sou eternamente grata a toda e qualquer informação compartilhada!

Abraços,

Comentários

• @biancaportella

Se for dar problema, creio eu que tu só vá precisar da mesma documentação que teu pai usou pra resolver a exigência dele. Afinal, seria o mesmo problema.

Além disso, meu processo é do dia 26/09 de 2023. A minha advogada disse em maio que faltava só mais dois meses pra chegar no meu. Mas ainda não recebi nada. Tem algum lugar onde podemos ver quanto tempo mais falta?

Você poderia enviar um email pra Conservatória que tem o seu processo e pedir a tabela dos processos sendo analisados. Não há forma de saber quanto tempo ainda falta, só estipulações.

Geralmente o pessoal aqui do fórum pede todo mês e postam nessa thread pra CRC Lisboa e ACP https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp/p17.

Creio eu que o seu processo é 1C Maior de Idade (via inscrição) na CRC Lisboa? Se for, em meados de junho deste ano, eles estavam analisando os processos desse tipo da 1º Quinzena de Julho de 2023.

• @biancaportella

Existe alguma chance de eles questionarem isso, mesmo meu pai já tendo a certidao portuguesa?

Sim, o conservador pode questionar sobre qualquer ponto que ele entenda que não está claro sobre a documentação que fundamenta o pedido.

Se sim, quais documentos eu deveria já ter em mãos preparados se algo acontecer?

Sua advogada é a melhor pessoa para responder a essa pergunta, mas a princípio ela vai apresentar as mesmas justificativas e documentos que já apresentou e funcionaram no caso do seu pai. Como vc optou por entrar com seu pedido através de uma profissional, eu recomendo aqui vc deixar ela fazer o seu trabalho dela.

Além disso, meu processo é do dia 26/09 de 2023. A minha advogada disse em maio que faltava só mais dois meses pra chegar no meu.

Não dá para responder sem saber onde o processo está. Pelo tempo, imagino que seja na CRC Lisboa.

• @daniel04

Muito obrigada pela resposta! Fico mais tranquila sabendo que as documentações seriam as mesmas. Minha advogada tem todos eles consigo e acredito que se cair em questionamento, ela poderá usar o mesmo argumento e docs.

Em relação ao prazo do pedido, o meu pedido esta na Conservatoria de Emersinde. Acho que aqui valeria mais mandar e-mail mesmo! Obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.