Certidao Identidade Portuguesa
Quando os avos sao portugueses, vc consegue a cidadania do pai, para dar prosseguimento à solicitação de sua cidadania, além da certidão de nascimento portuguesa, é obrigatório a solicitação da Certidão de Identidade Portuguesa de seu pai? Esta é uma exigência apenas dos consulados? Quando enviado a documentação para CRC não é necessário?
Grato
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
No guia de ajuda voce pode encontrar a lista de documentos necessarios para os processos de cidadania via CRC Lisboa. Também voce poderia mandar os documentos ao Porto onde as cidadanias por atribuicao estao saindo em poucos dias. Nessas modalidades voce so necessitaria a certidao de nascimento do portugues com casamento averbado.
O consulado pede o BI ou o cartao de cidadao com o estado civil atualizado.
Denise e colegas,
Estou com praticamente a mesma duvida... Fui ao consulado de BH hoje, e confirmei o recebimento da certidão Portuguesa da minha mae, já constando o casamento dela. Pois bem, fui tentar solicitar a minha atribuição, e foi me dito o mesmo, que para q eu possa solicitar a minha atribuição, eu deveria aguardar o recebimento do Bilhete de Identidade da minha mãe.
Queria saber uma opinião, vc acha q eu devo solicitar minha atribuição enviando meus documentos ao Porto e tentar por lá? Foi solicitado um prazo de 60 dias úteis para que o BI da minha mae ficasse pronto...e depois teria ainda que aguardar o prazo para a minha atribuição ficar pronta, caso optasse por efetua la no consulado.
Perguntei isso pois uma atribuição feita pela Conservadoria demora em media 7, 8 meses, correto?
Nossa.. o consulado de BH usa umas regras totalmente sem fundamento! Como essa... sendo minha mãe portuguesa, qual seria o impedimento para que eu pudesse requerer minha atribuição? Cada dia que passa, fica mais dificil me tornar Portugues! Rsrs..
Bruno, tive a mesma resposta do consulado de BH, eu acredito que demore mais que 60 dias uteis, fora o incoveniente da sua mae precisar estar presente para tirar digitais, etc.. Isso seria sem utilidade se esta pessoa não tem interesse de ir para Europa.
Estou optando por enviar os documentos a Portugal, mas mesmo neste caso o casamento da mãe precisa estar averbado.
E vc só poderá mandar a sua solicitação para o Porto se a sua mãe for nascida em Portugal. Caso contrário seria Lisboa.
Pois é! Eu também creio que esse prazo ultrapasse os os 60 dias uteis!
Renato, estou quase convencido a enviar os documentos diretamente a Portugal, até pq o casamento de minha mae já esta averbado.
Se eu mandar por correiro, e conseguir a minha atribuição, como devo fazer para solicitar meu BI e passaporte? Nesse ponto, confesso que fiquei confuso!
Bruno,
No Porto somente aceitam processos de filhos de portugueses originarios de Portugal.
Voce teria que mandar a Lisboa seguindo as indicações do guia de ajuda. Demora uns 7 meses,
O Cartao do Cidadao e o passaporte devem ser solicitados no consulado.
Estou aprendendo por aqui também, não basta sua mãe ter a nacionalidade portuguesa, ele deve ser nascida em Portugal para que seja possível o envio para o Porto, em razão disso a velocidade por lá, o acúmulo de trabalho deve ser menor. Pelo motivo de repartição de atividades mesmo, acredito..
Não li muito sobre o BI e Passaporte porque ainda vai demorar um pouco pra mim, mas devem ser pedidos pelo consulado ou diretamente em Portugal. Vc solicita o BI e dentro de alguns dias chega em sua casa uma carta com um Pin Number solicitando que vc agende o dia de buscar o documento, com ele em mãos vc pede o passaporte.
Obrigado!