Como conseguir segunda via de certidão de nascimento do meu pai

Primeiramente, peço perdão por qualquer ignorância. Vi o tópico “por onde começar” e “dúvidas frequentes” e ainda assim não consegui informação que me ajudasse.

Meu irmão está em Portugal e precisa da certidão de nascimento do meu pai, filho de português, para isso. Na verdade, não tenho informações além disso, pois apenas estou tentando ajudá-lo.

Ocorre que meu pai é casado e não tem mais essa certidão de nascimento, e ele não sabe em qual cartório ocorreu o registro. Ainda, trata-se do segundo casamento dele, ele não se recorda do cartório onde celebrou o primeiro casamento.

O que eu gostaria de saber é se há algum melhor meio de identificar o cartório de registro de nascimento ou se há meio hábil de conseguir a segunda via dessa certidão.

obrigado desde já

Comentários

• @JoséPessoa1305 em qual cidade o seu pai nasceu? a certidão de nascimento dele você obtém no cartório de registro civil e pessoas naturais da cidade onde ele nasceu. Se for uma cidade grande, tipo SP onde tem mais de um cartório, precisa ver qual área ele foi registrado.

Aliás, mesmo que seu pai tenha sido casado duas vezes, na certidão de casamento dele (a mais atual) em inteiro teor, vai constar onde ele foi registrado, qualquer coisa é só verificar esse documento.

• @LeoSantos obrigado por responder. Meu pai nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro, mas não sabe qual área foi registrado. Ele nasceu em 1964.

Sobre essa informação a respeito do inteiro teor da certidão de casamento dele, eu estou com ela e consta apenas com quem ele se casou, os pais dos cônjuges e o regime de comunhão de bens, onde eu consigo acessar esse inteiro teor?

gratidao

• @JoséPessoa1305

Tente entrar os dados do seu pai aqui para ver o que aparece:

https://www.detran.rj.gov.br/consultas/consultas-dic/dados-de-certidoes-de-nascimento-casamento.html

Seu pai tem um RG (documento de identidade)? Olhe e veja se há um campo "Documento de Origem" e veja o que consta lá.

Onde seu pai viveu quando nasceu e era criança? Pelo bairro, pode tentar adivinhar em que cartório (RCPN) ele foi registrado. Há 16 no município do Rio de janeiro:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1

Seu pai tem irmãos? Pode tentar saber onde eles foram registrados e depois contatar esse RCPN para ver se seu pai foi no mesmo lugar também.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.