Certidão de nascimento em Trajano de Moraes
Olá pessoal,
Estou com uma grande dificuldade no meu processo. Já tirei dúvidas aqui anteriormente neste caso, meu avô (português) teve um primeiro casamento com uma mulher brasileira que não era minha avó. Para seguirmos com o processo, precisamos transcrever este casamento antes do casamento com a minha avó.
O problema é que nesse momento, temos a certidão de óbito e o registro de batismo dessa primeira esposa, e estamos precisando da certidão de nascimento dela.
Pagamos a busca no cartório de Trajano, mas não acharam, solicitei a habilitação do casamento no cartório onde ela e meu avô casaram e não responderam ainda (mas visto que é o 11RCPN não tenho esperanças de resposta). Pagamos uma pessoa para fazer a pesquisa, ela disse que talvez não exista pois nessa época não tinham tanta preocupação com registro civil.
A advogada que está com o caso disse que caso não encontremos a certidão, vamos ter que entrar com uma ação de suprimento de registro.
Ela nasceu 02/10/1903 e foi batizada em Trajano de Moraes, RJ. Em anexo estão os documentos dela que tenho. Caso alguém saiba mais alguma forma de procurar esse documento ou alguma outra dica vou apreciar muito, está realmente bem difícil e parece faltar apenas isso (cada hora aparece um novo "último documento" rs).
Comentários
@fietsje Vc já se informou se os registros civis daquela época (1903 ou 1906) estão mesmo em Trajano ou no município de Madalena? Naquela época São Francisco de Paula (renomeado para Trajano de Moraes) pertencia à Santa Maria Madalena.
@Nairolasai obrigada! não sabia disso... como posso confirmar essa informação? O cartório perguntou se fiz a busca no Arquivo nacional, enviei um email para eles solicitando ajuda na pesquisa do arquivo, estou aguardando a resposta.
@fietsje O cartório de Trajano deve saber. Ou perguntar no de Madalena.