Datas diferentes nos documentos

Boa tarde.

Sobre divergências em datas...

Tenho o documento do registro paroquial de batismo da portuguesa: 25-01-1896, porém na certidão de casamento brasileira consta 24-01-1897. Minha dúvida é se envio o processo para pedido de cidadania (neto) dessa maneira ou não. Como resolver, se é possível resolver ou se precisa ser resolvido para o processo não cair em exigência ou ser indeferido.

Sei que os portugueses quando cá ao Brasil chegavam, mudavam as datas de propósito por algumas razões.

Se alguém puder ajudar eu agradeço.

Comentários

• @Adelaide sobre retificação, antes de qualquer coisa é necessário analisar todas as certidões, para ver o que será necessário retificar, etc etc...

Dito isto, essa divergência de datas é algo que eu te retificaria sim, tem uma boa chance de cair em exigência a depender do conservador que for analisar o caso.

• @Adelaide

concordo com o s @LeoSantos , antes de fazer qualqeur retificação, é importante olhar o conjunto dos documentos.

uma coisa que eu observo imediatamente é: essa certidão de casamento é realmente necessária para o processo?

A pessoa é homem ou mulher? Quando foi o casamento? Foi no Brasil? O outro cônjuge era português ou brasileiro? Quem foi o declarante do filho desse casal?

• editado July 9

@LeoSantos é o que penso... cair em exigência.

@eduardo_augusto os documentos estão em ordem, mas há essa divergência na data de nascimento.

Falei sobre a certidão de casamento porque tem mudança no nome e as averbações atestariam essas mudanças.

"A pessoa é homem ou mulher? Quando foi o casamento? Foi no Brasil? O outro cônjuge era português ou brasileiro? Quem foi o declarante do filho desse casal?" Mulher, casou no Brasil com brasileiro. Quanto ao declarante... o processo para pedido de cidadania é 1D - Neto.

1 - Portuguesa nascida PT, casada no Brasil com brasileiro e teve 2 filhos (1 homem e 1 mulher)

2 - A filha (ainda viva, mas estado de saúde grave e talvez não resista até o final do processo 1C, teve um filho (requerente pedido de cidadania)

3 - Neto (requerente)

Vou pesquisa como fazer essas retificações (se necessário).

Obrigada por responderem!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.