Ajuda para leitura de documento antigo
Pessoal, em anexo o casamento dos meus bisavós. Gostaria de saber se vocês conseguem ler e saber de qual parte de Sergipe veio meu bisavô e se consta algo em relação a batismo dele. Pois eu sei que ele veio de Sergipe, porém preciso do batismo dele para dar entrada na transcrição de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LuanParanhos , o documento não diz de que local de Sergipe ele veio.
A identificação dele diz: "Manoel Ferreira, natural do estado do Sergipe, nascido no dia onze de abril de mil oitocentos e oitenta e oito, filho de José Francisco Guedes e de Maria Senhorinha de Jesus, operário, morador a Rua da America Cento e Vinte"
Depois disso, se segue a identificação da noiva. Há a data de nascimento dele, como você pode ver acima, há o nome dos pais, mas não o local exato de nascimento.
@LuanParanhos , abaixo você tem o registro e a certidão de óbito, mas elas também não identificam o local exato de nascimento:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77T3-N7T2?lang=pt
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:65JQ-YFL8?lang=pt
@LuanParanhos , com nomes comuns como estes sempre podemos encontrar homônimos. Dito isso, pesquisando no MyHeritage, encontrei este registro em uma árvore:
Infelizmente a árvore é privada e seria preciso pedir acesso ao responsável. Se quiser fazer isso, ou tentar contato com ele para ver se ele pode ajudá-lo de alguma forma, o link da árvore onde está o registro acima é este:
https://www.myheritage.com.br/FP/entry.php?s=OYYV72I64O2JJHFEY7VUJQH4G4PRHJA
Note que o MyHeritage tem contas gratuitas LIMITADAS mas, para determinados acessos, É UM SITE PAGO. Eu ACHO que você consegue contactar a pessoa sem ter conta paga (não tenho como verificar porque a minha conta é paga).
De qualquer maneira, como havia ali a informação do local de nascimento e do nome da criança, fui procurar o batismo no FamilySearch e encontrei:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS2V-39FJ-D?view=explore&groupId=TH-909-72543-40500-46&lang=pt
"Aos seis dias do mês de Outubro de mil oitocentos e sessenta e cinco baptizei e pus os Santos Óleos a Maria, parda, com vinte e quatro dias de idade, filha legítima de José Francisco Guedes e Maria Senhorinha. Foram padrinhos Miguel Gonçalves e Sua Senhora. E para constar fiz o presente que assino. Vigário Francisco José dos Santos"
Observe que são VINTE E TRÊS anos antes do nascimento do seu bisavô, o que diminui a probabilidade de ser o mesmo casal, mas não é impossível. Além disso, note que se trata de um BATISMO. Provavelmente não existia registro civil naquela região à época, e pode ser que seu bisavô não tenha um registro de nascimento mas somente um batismo.
Infelizmente não consegui encontrar livros de batismo de Porto da Folha que cubram o ano de 1888 no FamilySearch. Os livros de Porto da Folha estão aqui:
https://www.familysearch.org/pt/records/images/search-results?place=443833
@LuanParanhos @andrelas
"Rua da America Cento e Vinte"
Antigamente havia menos mobilidade, as pessoas passavam a vida toda perto de onde moravam... Pode tentar localizar essa rua em Sergipe e começar a pesquisa aí... pelo menos "é alguma coisa"
@eduardo_augusto, na verdade aquele é o endereço residencial dele no momento do casamento, no Rio de Janeiro. Até olhei no mapa (não conhecia essa rua) e fica no Santo Cristo:
https://maps.app.goo.gl/2fjdjB6ivArHFzgs9
@andrelas e @eduardo_augusto agradeço enormemente a ajuda.Então, eu não sei de onde eu tirei a informação que ele é nascido no dia 18 de abril de 1888, eu li dezoito em algum lugar... Já é algo que eu não sabia...
Outra informação: Rua da America Cento e Vinte, não sabia dessa informação também.
@andrelas outra situação. Manoel Ferreira, é filho de Maria Senhorinha de Jesus e José Francisco Guedes. Esse registro que você me enviou do MyHeritage você acha que pode ser o registro de nascimento da Mãe do Manoel, é isso?
@LuanParanhos , na verdade eu penso que PODE ser uma IRMÃ dele, dado que os nomes dos pais (José Francisco Guedes e Maria Senhorinha) são os mesmos nomes dos pais do Manoel. Como disse, o fato de ela ter nascido vinte e três anos antes dele diminui esta possibilidade (era raro uma mulher de mais idade conseguir ter filhos naquele tempo e, ainda que a Maria do documento que enviei tivesse nascido quando a mãe tinha 20 anos, a mãe já teria 43 anos no nascimento do Manoel). Mas IMPOSSÍVEL não é (já vi casos de mulheres de quase cinquenta anos tendo filhos naquele tempo).
Por outro lado, sim, essa Maria acima PODE ser a mãe do Manoel. Acho isso menos provável porque seria uma senhora coincidência ela casar com outro Francisco, mas de forma alguma seria impossível. TALVEZ (dependendo do quanto ele andou com a árvore) o dono da árvore acima possa te dar alguma informação adicional.
@andrelas Entendo, se eu fosse chutar, acho que essa Maria do batismo, é irmã do Manoel. De qualquer maneira, farei uma busca nas paróquias de porto da folha, pesquisando pelo batismo do Manoel, caso o encontre, é bom que economizo dinheiro e tempo, pois não vou precisar fazer o suprimento de certidão; você me deu uma esperança!!
Outra situação: eu não consigo entrar em contato com o dono dessa árvore, caso você consiga e puder me quebrar esse galho, ficaria muito agradecido.
@LuanParanhos , enviei mensagem para o "dono" da árvore. Vejamos se ele responde.
@andrelas Muitíssimo obrigado. Qualquer novidade, me avisa, por favor!
Amanhã (Segunda-feira) vou entrar em contato com o cartório de porto das folhas e com a paróquia também, vou solicitar a busca do batismo e nascimento dele, se estivermos certos, vai ser ´bingo´. No mais, gratidão por toda a ajuda.
@andrelas consegue entender esse nome? Parece ser da família do Manoel, pois leva o Ferreira também.
@LuanParanhos , eu leio "Fernanda Ferreira Quintas". Se algum outro colega ler diferente por favor opine.
O dono da árvore que citei respondeu e pediu mais informações sobre o Manoel que buscamos. Mandei tudo o que tínhamos e estou no aguardo de uma resposta.
@andrelas que top!! Se precisar de mais alguma informação, por favor me avisa! Tomara que seja o mesmo casal o qual estamos buscando; qualquer novidade, me avisa.
@andrelas uma outra coisa que achei ´coincidência´ é esse sobrenome Gonçalves, também estar presente no casamento deles. Igual está nesse batismo da criança com nome de 'Maria', Padrinhos — Miguel Gonçalves e sua Senhora. De qualquer maneira eu paguei um pedido de busca de nascimento tardio ao cartório que emitiu o casamento deles, como o casamento foi 07/08/1926, pedi para pesquisar de 1924 a 1929, caso ele tenha feito o registro tardio, um evento importante julgo ser o casamento.
@LuanParanhos, o usuário do MyHeritage respondeu o seguinte: "Vou fazer o seguinte. Vou colocar os seus dados na minha árvore e começar a realizar as pesquisas. Tenho alguns livros que não constam no family. Vamos ser se lá consta algo mais." Caso ele me mande alguma informação no futuro, informo.
Quanto aos nomes, se as pessoas sabiam escrever é possível comparar as assinaturas. Manoel/Maria Gonçalves é um nome extremamente comum, mas assinaturas deixam claro se se tratava da mesma pessoa.
@andrelas Perfeito!
Consultei a paróquia de Porto da Folha e me informaram que, de fato, os livros de 1888 foram perdidos. Disseram-me que, para emitir uma certidão negativa de batismo, seria necessário que os padrinhos que assistiram ao batismo assinassem (risos). Respondi que o nascimento ocorreu há 137 anos, então é totalmente impossível que algum padrinho ainda esteja vivo.
Falei com o responsável pela Diocese de Propriá, e eles vão conversar com o padre responsável para ver o que podem fazer por mim. Já consultei cerca de 20 paróquias no estado; dessas, apenas umas 5 tinham registros de 1888, 2 não encontraram o registro dele, e as demais perderam os livros — não os possuem mais.
Em resumo: caso esse rapaz da árvore genealógica encontre o batismo do Manoel, acredito que, enviando os dados para a diocese, eles possam emitir uma segunda via com as mesmas informações. É muito difícil que os livros originais estejam preservados em bom estado.
Estou aguardando a certidão negativa da paróquia e reunindo a documentação para, o quanto antes, dar entrada no processo de suprimento de certidão.
Adicionalmente, entrei em contato com o 3º RCPN, onde ele se casou, e solicitei uma busca por um possível registro de nascimento tardio, já que ele pode ter feito a certidão quando se casou. Pedi a busca no período de 1924 a 1929, pois o casamento foi em 1926.
No mais, muito obrigado pela atenção. Vou atualizando aqui as providências que estou tomando.
Grande abraço!
@LuanParanhos , mandei mensagem privada pra você sobre o usuário do MyHeritage.