Caso de brasileiro que já visitou Cuba e foi impedido de entrar nos EUA usando passaporte português
Essa é uma notícia de um tenista brasileiro impedido de entrar nos EUA, com passaporte português e que não tinha visto brasileiro. Ele já havia visitado Cuba. Pelo que a notícia diz aparentemente se a pessoa já visitou Cuba ela teria que passar pelo procedimento normal para adquirir o visto americano, não estando dispensada do visto mesmo com o passaporte português. Fica o alerta para quem pretende usar o passaporte português para entrada nos EUA.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@texaslady
Eu li sobre isso no jornal, uma coisa que não ficou claro pra mim foi se ele entrou em Cuba com o passaporte brasileiro ou português. Embora isso não faça diferença.
@texaslady @eduardo_augusto
Quero ver como vai ser a copa do mundo ano que vem. Pelo nível de insanidade vai ter jogo cancelado por WO.
@ecoutinho , @eduardo_augusto ,
Além de Cuba existem outras restrições para outros países. Acho que no site do ESTA isso deveria estar muito bem explicado, logo na primeira página. Eles até colocaram um link para o departamento de estada onde constam as restrições, mas não está muito visível e como as pessoas não tem paciência de ler tudo, acho que pode passar batido.
As pessoas nesta situação tem que seguir o procedimento normal de solicitação de visto. Claro que pode ser negado ou não, mas seria o normal como é para todo mundo.
https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/tourism-visit/visa-waiver-program.html
@texaslady @eduardo_augusto
Obviamente todo país é soberano para definir quem aceita ou não que entre no seu território, e quem vc quer passar um pente fino (como uma entrevista consular) antes de autorizar entrar, é do jogo, mas a turma por aí abusa da paciência alheia.
Eu até entendo que eles tenham “lista negra” de países para venda de armas ou de algumas tecnologias, mas “lista negra” de “onde vc passou suas férias no verão de 2014” é demais.
É o tipo de medida que na prática tem efeito zero, a ditadura cubana não vai cair por causa disso, mas mina ainda mais a simpatia (e por consequência o poder de influência) dos EUA no mundo.
Por essas e outras que viagens a turismo aos EUA estão fora dos meus planos por tempo indeterminado e, felizmente, com o Zoom/teams, as viagens a negócio se tornaram dispensáveis.
O que me espanta é que as federações permitam este tipo de coisa. A regra deveria ser: quer sediar um evento esportivo internacional? OK, você terá que passar leis que permitam que TODOS OS ATLETAS entrem no país, exceto por casos individuais onde haja provas claras de que aquele indivíduo representa um risco. "Visitar Cuba" certamente não se encaixa neste quesito... Por sinal, eu nunca estive lá e sinceramente nunca tive vontade mas, só por causa dessa restrição, começo a ter...
O mais absurdo é Hugo Calderano não esteve em Cuba a passeio. Ele foi pra lá pra competir como mesa tenista.
@andrelas
Sim, exatamente isso. Imagino que as federações não exigiam pq até então isso nunca foi um problema generalizado.
Agora que tanto os atletas quanto o público que vai ao evento estão sujeitos a passar por todo tipo de palhaçada como ser barrado pq “passou férias em 2018 em um país que não gosto”, passando por “me dá a senha do seu celular pq quero fiscalizar seus memes” e se não gostar te barro ou, no limite, te mando para um campo de concentração em El Salvador, imagino que vai impactar o esporte como negócio e vão começar a evitar eventos por lá.
É o que eu faria se fosse dirigente de federação e é o que já decidi fazer como turista/público. Prefiro gastar meus euros em algum lugar que me receba bem e me trate com respeito.