Certidão de Angelo dos Santos Maneca

Olá senhores, venho a alguns anos em busca da certidão do meu avô e queria dicas de como conseguir, tenho todas as informações sobre ele, mas alguns registros no Brasil dizem que ele veio de Vouzela, alguns familiares dizem que pode ter sido de São Pedro do Sul, outros afirmam que ele veio da região de Trás-os-montes.

As informações são:

Angelo dos Santos Maneca

Dt Nascimento- 26/02/1908

Pai - João Santos Maneca 

Mãe - Lucrécia Santos Maneca

Irmãos - Manoel dos Santos Maneca e José dos Santos Maneca 

Distrito de Viseu.

Agradeço desde já pela ajuda e apoio de vocês, tenham um ótimo dia!

Comentários

• Eu preciso de ajuda pq mesmo procurando MUITO, os registros de batismo de Viseu eu só acho até 1898...

• andrelasandrelas Beta
    editado July 3

@brunacastro91 , me parece que este (em São Miguel do Mato/Vouzela/Viseu) é o José, irmão do Ângelo (registro no. 15, página 7, lado esquerdo, embaixo):

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/4e4d6387f4684b359793bd3b5e1b54dd?isRepresentation=false&selectedFile=55299607&fileType=IMAGE

Observe que, no registro, os nomes dos pais estão assim:

Pai: João dos Santos, (avó paterna Maria dos Santos)

Mãe: Lucrécia de Jesus Maneca (Avós maternos Manuel Francisco Maneca e Cândida de Jesus)

Ou seja, o nome do pai provavelmente era somente "João dos Santos". Ele deve ter incorporado o "Maneca", da esposa, depois.

De qualquer maneira, o problema maior é que tanto o fundo de arquivo de São Miguel do Mato quanto o de Vouzela terminam em 1898:

• 1614-09-21 – 1898-12-30: Paróquia de São Miguel do Mato [Vouzela]
    • 1557-06-28 – 1898-12-30: Paróquia de Vouzela [Vouzela]

Olhei o livro de batismos de São Pedro do Sul de fevereiro de 1908 até o final de setembro (imagem 301) e também não encontrei o Ângelo:

https://tombo.pt/f/sps14

"Tras-os-Montes" é uma região muito grande, seria preciso saber especificamente de onde ele teria vindo.

Pergunta: de onde vieram as informações que você passou acima (data de nascimento, etc)? De outros documentos? Se sim, quais? Informação oral?

• Olá @andrelas, estou muito grata a sua ajuda, de verdade.

Porque nem dos irmãos eu tinha achado.

O meu avô, filho do Ângelo é vivo e muito lúcido e escrevia cartas para Portugal e deu o nome de São Pedro do Sul para mim, quando fui ao Arquivo nacional no Rio de Janeiro com o o documento de residencia dele, me disseram que ele informou que veio de Vouzela no registro dele do Brasil.

O que eu acho que pode ter acontecido é que como em Vouzela pararam de realizar baptismos, devem ter ido a outra paróquia próxima do local que moravam ou onde os pais deles moravam, mas continuaram a morar lá em Vouzela.

Acho que será o melhor caminho iniciar as buscar nessas localidades, eu tenho a certidão de casamento dele no Brasil em 31 de outubro de 1936, ele á foi para o Brasil rapaz.

E ele tinha residência no brasil e documentos que informam a data de nascimento e todos esses documentos mostram que ele era de Portugal, já vi também todos os livros que mostram quem solicitou passaporte de 1920 até 1936, não achei ele.

Qualquer outra informação é só perguntar e se eu achar também venho aqui, obrigada de verdade!

• @brunacastro91,

É interessante que NENHUMA freguesia do concelho de Vouzela possui livros após 1899... Isso é bem estranho. Li que houve um enorme incêndio no concelho de Vouzela que destruiu 90% dele, mas não vejo ligação porque isso foi em 2017. Não faz sentido que apenas os livros pós-1899 tenham sido destruídos.

São Pedro do Sul é bem ao lado de São Miguel do Mato (15 minutos de carro). Vale olhar os livros... Mas os livros de São Pedro do Sul são BEM maiores do que os de São Miguel do Mato, e procurar folha a folha será bem trabalhoso. Mas é algo que você pode tentar. Não se apegue demais a essa data de nascimento que você tem, antigamente as datas de nascimento, especialmente da população mais pobre, não tinha tanta importância, e é comum que as pessoas não soubessem exatamente quando nasceram.

Porém, posso afirmar que ele nasceu necessariamente após 1898, porque encontrei estes documentos (todos em São Miguel do Mato):

Casamento dos pais (27/08/1896) - Imagem 3, número 5 (lado direito): https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/d326463181d74ccfba06698d4ac0b2fd?isRepresentation=false&selectedFile=55300246&fileType=IMAGE

Primeira filha: Mielina (12/11/1896) - Imagem 11, número 31 (lado direito): https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/b2787e62e0fb4a409c3e44200ce7757f?isRepresentation=false&selectedFile=55299560&fileType=IMAGE

Segundo filho: Jose (08/05/1898) - Imagem 7, número 15 (lado esquerdo): https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/4e4d6387f4684b359793bd3b5e1b54dd?isRepresentation=false&selectedFile=55299607&fileType=IMAGE

Considerando a data de nascimento do Jose, não tem como o próximo filho ter nascido antes do final de 1898. Logo, creio que seja seguro procurar somente a partir de 1899.

Mandei uma mensagem em um grupo de genealogia perguntando se alguém sabe o que houve com os livros de Vouzela após 1900. Se eu conseguir alguma informação adicional, aviso.

• andrelasandrelas Beta
    editado July 4

@brunacastro91 , a resposta que tive no grupo é que estes livros ainda devem estar na posse da Conservatória do Registro Civil de Vouzela, não tendo ainda sido digitalizados.

Você pode tentar contacta-los (há um e-mail no link abaixo), explicar a situação e ver se consegue que eles verifiquem a existência do registro no livro de São Miguel do Mato para o ano de 1908.

Sugiro passar as informações dos pais e avós como estão nos registros dos irmãos, e dar apenas o primeiro nome da criança, ou seja:

Freguesia: São Miguel do Mato

Nome da criança: Angelo

Data de nascimento: PROVAVELMENTE 26/02/1908 (agradeço se puderem verificar todo o livro de 1908)

Pai: João dos Santos, (avó paterna Maria dos Santos, avô desconhecido)

Mãe: Lucrécia de Jesus Maneca (Avós maternos Manuel Francisco Maneca e Cândida de Jesus)

• Olá @andrelas, já enviei e-mail para o IRN de Vouzela e para Junta de freguesia de São Miguel do Mato para tentar ver se eles tem alguma informação sobre esses arquivos.

Assim que obtiver resposta eu deixo aqui, obrigada por toda ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.