Meu processo foi concluído, e agora?
Olá.
Consegui minha nacionalidade. Alguém consegue me dizer quais são os próximos passos?
Casei, mudei de nome e de endereço residencial. Sei que preciso transcrever o casamento, pegar o cartão cidadão e o passaporte...Mas o que eu faço primeiro, e como eu faço? A única coisa que tenho até agora é o resultado positivo do meu processo.
(ps. consulado deve estar bem saturado, pois não consigo tirar dúvidas por telefone, ou fazer agendamento)
😃Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se você mudou de nome, a primeira coisa a fazer é transcrever o casamento. Cada consulado faz de um jeito, então tem que ver no site do consulado da sua região. Se for muito ruim, pode enviar para a CRC do Porto que fazem tudo por Correios. O consulado do RJ também faz por correios e é mais rápido, aparentemente aceitam transcrições do Brasil todo, mas não posso afirmar.
Depois disso, pode tirar o cartão cidadão já com o nome de casada. Aí tem que agendar e ir pessoalmente no consulado.
@nataliabll ,
A transcrição da sua vida civil independe da emissão do Cartão Cidadão e pode ser feita em paralelo. Uma vez que você tenha o assento de nascimento, ela pode ser iniciada. Aqui no forum podem te ajudar com o procedimento (eu não sei o processo exato porque fiz utilizando serviço de terceiros).
A emissão do CC é feita agendando no consulado que atende a sua região. Depois do CC emitido é que se marca a emissão do passaporte (ao menos é assim aqui no Rio). No site do seu consulado deve haver as instruções mais detalhadas do que é exigido e como marcar, mas normalmente a marcação em si é feita num sistema centralizado que fica aqui:
Como disse acima, verifique no site do consulado da sua região se há algum procedimento diferente, mas no site do Consulado do Rio tem instruções gerais sobre o agendamento (que, ACHO, vale para todos):
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/agendamentos
Quanto à atualização dos seus dados (em especial o nome mas também endereço, etc), ela é muito importante, pois é para o seu endereço que enviarão não só o CC e o passaporte mas também qualquer outra comunicação necessária e, claro, os documentos trazem seu nome, que mudou. Após ter o CC em mãos, há um sistema online (que se pode acessar usando o CC e um leitor de cartões externo, que precisa ser adquirido mas que não é caro) para atualizar seu endereço, entre outras coisas. No entanto, como o próprio CC será emitido com o seu nome (e ele foi alterado) e enviado para o seu endereço (que mudou), é importante que você verifique com o consulado como fazer para atualizar essas informações ANTES de pedir o CC (possivelmente no próprio dia em que for pedi-lo). Se você não tiver pressa do CC, pode primeiro fazer as atualizações (demora alguns meses para transcrever o casamento lá) e somente depois pedir o CC, mas também pode pedir o CC como "solteira" e depois pedir de novo. Para isso, vou deixar outro colega responder com mais propriedade, pois não tenho experiência.
@nataliabll ,
se você não tem urgência de obter o CC e passaporte, faça a transcrição de seu casamento. Seu nome vai estar atualizado e seus documentos com seu nome de casada. Não sei qual é a sua região, e como está a demora no consulado, mas parece que enviar para o Porto não está sendo uma boa opção atualmente. Veja o relato recente abaixo, parece que está levando em torno de 8 meses.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/369885/#Comment_369885
@SergioM , @andrelas , @texaslady , muito obrigada!
Era essa orientação que eu precisava! Sou de São Paulo, e parece que posso transcrever meu casamento enviando meus documentos pelo correio para o Consulado. Mas acho que vou tentar entregar pessoalmente, será que eles recebem? Não tenho urgência, então vou transcrever primeiro.
Gente, muito obrigada novamente!
@nataliabll
Mande por correio para o consulado de Santos. O de SP historicamente é bem mais enrolado para transcrever casamento. Uns dois anos atrás estavam levando quase 1 ano para fazer uma simples transcrição.
@ecoutinho , poxa, obrigada pela dica!
Eu tinha medo de ter alguma multa ou coisa assim caso eu não tirasse todos os documentos logo, mas se eles mesmos demoram um ano....
@nataliabll
Não se preocupe, não há obrigação alguma de emitir documentos se vc não mora em Portugal. Pode emitir quando quiser e se quiser. Minha mãe mesmo nunca emitiu CC ou passaporte. Obteve nacionalidade apenas para ajudar os filhos e para isso basta o assento de nascimento e a transcrição de casamento (nos casos em que ela é necessária).
@ecoutinho
Nossa! Bom saber! Muito obrigada!!
Gente, para transcrever o casamento, eu tenho que pagar antes de enviar os documentos? Por que tem dois preços no consulado de São Paulo, um pelo euro (120) , e outro pelo real ( 821,33 ). Qual é o correto? Ou eu mando sem pagar e espero cobrarem?
Obrigada mais uma vez!!
@nataliabll
Gente, para transcrever o casamento, eu tenho que pagar antes de enviar os documentos?
Depende. Cada consulado tem seu procedimento próprio. Precisa se informar com o consulado que escolheu.
Por que tem dois preços no consulado de São Paulo, um pelo euro (120) , e outro pelo real ( 821,33 ). Qual é o correto?
Ambos estão corretos rsrs. A taxa oficial é de 120€, mas o consulado aceita o pagamento em Reais e divulga uma tabela mensal com um valor de Euro que vale para aquele mês.
Ou eu mando sem pagar e espero cobrarem?
Veja o procedimento correto que esse consulado trabalha. Se eles pedem pagamento antecipado e mandar sem o comprovante provavelmente vai perder tempo.
Outro ponto: o consulado de SP tem um histórico de ser muito lento para transcrições. Verifique se Santos não é uma opção melhor. É "um braço" do consulado de SP mas costumava ser mais ágil.
@ecoutinho , obrigada!
É que 120 euros está dando uns 772 reais na cotação atual. Na dúvida, vou pagar o mais caro mesmo então, por que vai que... né?
Vou tentar falar lá no consuldado ( santos e são paulo) mais uma vez para confirmar, por telefone - por enquanto, não consegui.
Eu tinha esquecido desse detalhe de Santos, muito obrigada!
Obrigada novamente!!