Certidao de Nascimento
Drica Alves
Member
Olá boa tarde
Alguém poderia me ajudar indicando qual site em que eu possa localizar a certidão de nascimento da minha bisavó
Tenho poucos dados dela:
Portuguesa: Delmira Augusta Alves - Nasct: 07/09/1900 - Portugal
Freguesia: Alvaredo
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Melgaço
Municipio: Melgaço
Cod: 160301
Filiaçao Delmira: Mãe: Eugenia dos Prazeres Fernandes
Pai: Augusto Saverio Alves
Gostaria muito de poder obter a segunda via da certidão , mas antes encontrar qual paroquia, conservatoria sei la em q esta registrado o nascimento dela.
Obrigada a todos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Drica Alves , você tem certeza de que a Delmira nasceu nesta data e local? Onde você conseguiu as informações acima?
Os livros de Alvaredo ficam aqui:
https://tombo.pt/f/mlg01
Olhei o livro que vai de 1888 até 1910 e, nele, olhei os assentos de 1900 até 1903, e não há nenhuma Delmira batizada (fui até 1903 na eventualidade de ela ter sido batizada tardiamente). PODE ser que ela esteja em uma data mais à frente, mas não é comum.
Por outro lado, pesquisando no Familysearch, encontrei esse óbito aqui:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6YGR-PM19?lang=pt
Me PARECE ser ela, embora hajam informações diferentes. A questão é que essa indexação muitas vezes é feita de forma automática ou mesmo por pessoas que não falam Português e, com isso, alguns dados (em especial nomes) podem ser escritos de forma errada. Além disso, não havia uma consistência 100% de nomes no passado. Finalmente, documentos de óbito são os menos confiáveis de todos, pois os dados ali contidos são os declarados por um terceiro que, foi até o cartório informar do falecimento. Eles muitas vezes não sabem ao certo datas e nomes e, por isso, erram.
Dito isso, SE FOR ELA, as informações estão bem inconsistentes. Diz que ela nasceu em São Paulo em 1918... De novo, pode estar tudo errado (a pessoa que foi ao cartório podia não saber que ela era portuguesa, e nem a data de nascimento), pode nem mesmo ser ela. Mas vale verificar. Infelizmente a imagem não está disponível no Familysearch para que possamos ler nós mesmos (os cartórios de SP são um problema sério na genealogia).
Enfim, diga onde conseguiu as informações acima e qual seu nível de certeza de que estão 10% corretas, por favor.
@Drica Alves As informações que vc colocou não parecem corretas. O registro de nascimento dela deve ser esse:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/90a4c33ef7b248bfa16ed3ba1af51058?isRepresentation=false&selectedFile=38370689&fileType=IMAGE
E o passaporte esse:
https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/8b84969c938d4453951247b00529bcbc
Ela é a Delmina Augusta, filha de Augusto César e Eugénia dos Prazeres , natural de Alvaredos - Vinhais - Bragança - nascida em 1889.
Vc pode verificar pelo registro que os avós possuem os sobrenomes de Alves e Fernandes que vc mencionou.
OLA andrelas
Então no documento q tenho dela tanto a certidão de obito quanto a identidade esta o nascimento 1900... então me cadastrei no CRAV e tbm no Distrito de Braga e o mesmo me respondeu que todos os registro antes 1911 estão no ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO.
Já solicitei então a certidão com os dados q tenho e me informaram o livro de 242 paginas, manuscrito que na época faziam em paroquia ou seja, solicitei a certidão porem ainda nao sei se é a pessoa, tudo é valido a tentativa ne, de qualquer forma vou entrar tbm neste link que me enviou e verificar, muitissimo obrigada.
Ola Nairolasai
Ola olha o pai da Delmira em documentos dela nao tem Cesar Augusto Cesar e sim Augusto Saverio mas vou verificar sim. e entrar neste link, muito obrigada... vcs são demais :)
@Drica Alves São muitas "coincidências":
Ela é neta paterna de Domingos ALVES - mesmo sobrenome ALVES que vc mencionou para o pai dela Augusto S. ALVES.
E neta materna de Bernardo FERNANDES - mesmo sobrenome que vc mencionou para mãe Eugênia dos Prazeres FERNANDES.
@andrelas
O link que mencionou entrei la e vi algumas informaçoes batem porem outras não, e lá diz que Dlmira nasceu em Sao Paulo - Consolaçao já vejo que aqueles dados não é da Delmira que procuro, porque ela nasceu em Alvaredo / Portugal e certamente nao seria 1900 como esta na identidade dela, acredito que seja outra data., de qq forma agradeço pela ajuda e atençao
Oi Nairolasai
Acessei o link que enviou e vou enviar ao CRAV para a solicitação da certidão e verificar se as informações batem mesmo, espero que sim rs, muito obrigada tbm pela ajuda
@Nairolasai
é vdd tem muitas coincidências mesmo, e para confirmar vou solicitar a certidao de nascimento no sistema CRAV colocando os dado da referencia que tu menciona no link enviado a mim, vamos ver o que eles vão dizer.