cidadania concedida..Quais os proximos passos para adquirir toda documentacao portuguesas❔

Bom dia grupo, primeiro agradeco a voces por ja ter conseguido fazer o processo de filha de portugueses com a ajuda do grupo( para uma amiga) a cidadania dela ja esta concedida.(levou 11 messes)

Agora ela quer fazer os outros documentos, seria o cartão cidadão e o passaporte ou tem mais algum

tem algum passo a passo no grupo para seguir❔

Minha amiga tem menos conhecimento de internet e documentacao que eu, entao estou tentando ajuda-la com auxilio de voces.

Desde ja agradeco por vosso auxilio.

Comentários

• editado June 20

@rosemeri

Agora ela quer fazer os outros documentos, seria o cartão cidadão e o passaporte ou tem mais algum❔

Sim, primeiro o cartão de cidadão (esse é o documento mais importante) e depois o passaporte (se ela quiser... apenas o cartão de cidadão é suficiente para viajar e morar em qualquer país da UE).

tem algum passo a passo no grupo para seguir❔

Primeiro ela precisa ter o assento de nascimento dela (a certidão de nascimento portuguesa). Se não recebeu ao final do processo de cidadania, é só pedir no civil online usando o guia abaixo.

Como solicitar certidões pelo civilonline

Com o assento ela pode agendar no consulado português que atende a área que ela mora para emitir os documentos. Precisa fazer pessoalmente porque envolve coleta de biometria e impressões digitais. Na maioria dos lugares você primeiro agenda o CC e depois que ele está pronto agenda o passaporte (se quiser, como disse o passaporte, apesar de ser o mais famoso, é o documento menos importante). Salvo engano o consulado de SP é o único que permite pedir os dois documentos num único agendamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.