Cidadania atras de padreasto

Olá, gostaria de saber se minha irmã tem diretio a cidadania atravez do meu pai, ela e mas velha e não é filha legitima dele, porém minha mãe casou com meu pai quando ela tinha 10 anos, ela consegue a cidadania igual a nós? Meu pai é falecido, e tenho o direito pela minha avó paterna, minha avó já tem a cidadania e meu primos e primas já declararam a sua cidadania, eu e meu irmão mais novo vamos entrar com o processo, mas queremos fazer o da minha irmã junto, alguem consegue nos informar?

Sei que teremos que fazer como netos, por conta do falecimento de nosso pai, preciso da certidão da minha avó, consigo pegar por algum site? pois esta com meu primo em Portugal e nosso contato é um pouco ruim.

Poderiam me informar qual mais documentação será necessaria?

Agradeço desde já

Comentários

• editado June 20

@Julianegrube

Seu pai era português (ou obteve nacionalidade portuguesa)? Suas irmãs foram adotadas legalmente pelo seu pai? Atualmente são maiores ou menores de idade?

Sei que teremos que fazer como netos, por conta do falecimento de nosso pai, preciso da certidão da minha avó, consigo pegar por algum site? pois esta com meu primo em Portugal e nosso contato é um pouco ruim.

Pode pedir o assento de nascimento da sua avó pelo civil online pelo guia abaixo. Fica pronto geralmente em um dia útil. Estou entendendo que sua avó é portuguesa e seu pai faleceu antes de obter nacionalidade portuguesa. Se for isso mesmo, infelizmente suas irmãs não terão direito pois não há nenhum artigo na lei de nacionalidade que trate de "netos adotados".

Como solicitar certidões pelo civilonline

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.