Registro de batismo de Maria Joaquina, do lugar da Portela, freguesia de Vila Boa, Concelho de Sátão
Boa tarde a todos e todas deste Fórum!
Procuro registo de Batismo de minha bisavó paterna, Maria Joaquina, natural do lugar da Portela, freguesia de Vila Boa, Concelho de Sátão, filha natural de Maria Roza (ou Rosa), do lugar da Portela. Alguém poderia me ajudar? Isto para fim de minha cidadania portuguesa como neta. Meus dois avós paternos, José Duarte e Anna Antunes Viegas eram portugueses, sendo meu avô José Duarte, seu filho natural.
Também procuro pelo casamento desta minha bisavó, Maria Joaquina, com Antonio de Sousa (ou Souza).
Meu avô, e seu filho natural, caso esteja correta a minha pesquisa, pelo livro de batismo da Paróquia da freguesia de Povolide, com base na sua certidão de casamento com minha avó, Anna Antunes Viegas, no Rio de Janeiro, Brasil, que, pelo que localizei, seria natural da Povoação, desta freguesia de Povolide, foi batizado na igreja Paroquial de Povolide, em 02 de Maio de 1886 e nasceu em 24 de Abril de 1886.
Aguardo retorno de quem possa contribuir com a minha busca. Grata!
Andréa Duarte
Comentários
@AndreaDuarte64 Fiquei com uma dúvida. Vc não é neta do português José Duarte e da Anna Antunes Viegas? Tendo o assento de nascimento deles já pode pedir a cidadania através deles. Porque precisa do registo da sua bisavó?
Pelo lado do seu avô vai ser complicado pois será difícil associar que o José nascido filho de Maria Joaquina (ver abaixo) é o José Duarte, seu avô. Provavelmente o sobrenome Duarte foi tomado emprestado do José Duarte que foi padrinho do nascimento dele. Isso era comum na época.
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/7708140007e744feb5d22c2ca6d99f77?isRepresentation=false&selectedFile=55168924&fileType=IMAGE
Me parece que seria mais fácil tentar pelo lado da sua avó materna Anna Antunes Viegas (assento abaixo)
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/6ace9128c26940398926c1d9a8d97625?isRepresentation=false&selectedFile=55539356&fileType=IMAGE
@Nairolasai, obrigada pela sua atenção e presteza!
Esclarecendo seu questionamento de 19/06/2025, os registros que vc me forneceu coincidem c/ os que eu localizei do meu avô e avó. A questão é que precisarei tb transcrever o casamento dos meus avós, Anna Antunes Viegas e José Duarte, em Portugal, porque se casaram no Rio de Janeiro. No entanto, embora no registro de batismo e no do casamento religioso , constem que meu avô seria filho "natural" de Maria Joaquina e batizado na freguesia de Povolide, na certidão de casamento civil deles e nas certidões de nascimento dos seus filhos, consta que meu avô seria filho "legítimo " de Maria Joaquina e Antonio de Sous(z)a.
Talvez a mãe dele tenha se casado posteriormente ao seu nascimento c/ o Antonio de Sousa(ou Souza). Por isso, acho que seria importante descobrir o registro de batismo da minha bisavó , Maria Joaquina e, c/ os dados mais completos, localizar a certidão do seu casamento c/ o Antonio de Souz(s)a, entende? Assim, a certidão de batismo dele, vai"bater" certinho c/ a do casamento civil dele.
Tb quero completar minha árvore genealógica por parte de meu avô paterno. E os documentos procurados tb ajudariam. Conto c/ a ajuda de vcs!!! Gratidão!
@Nairolasai ronasai, obrigada pela sua atenção e presteza!
Esclarecendo seu questionamento de 19/06/2025, os registros que vc me forneceu coincidem c/ os que eu localizei do meu avô e avó. A questão é que precisarei tb transcrever o casamento dos meus avós, Anna Antunes Viegas e José Duarte, em Portugal, porque se casaram no Rio de Janeiro. No entanto, embora no registro de batismo e no do casamento religioso , constem que meu avô seria filho "natural" de Maria Joaquina e batizado na freguesia de Povolide, na certidão de casamento civil deles e nas certidões de nascimento dos seus filhos, consta que meu avô seria filho "legítimo " de Maria Joaquina e Antonio de Sous(z)a.
Talvez a mãe dele tenha se casado posteriormente ao seu nascimento c/ o Antonio de Sousa(ou Souza). Por isso, acho que seria importante descobrir o registro de batismo da minha bisavó , Maria Joaquina e, c/ os dados mais completos, localizar a certidão do seu casamento c/ o Antonio de Souz(s)a, entende? Assim, a certidão de batismo dele, vai"bater" certinho c/ a do casamento civil dele.
Tb quero completar minha árvore genealógica por parte de meu avô paterno. E os documentos procurados tb ajudariam. Conto c/ a ajuda de vcs!!! Gratidão!
@Nairolasai , será que vc poderia me ajudar a obter a certidão de batismo da minha bisavó Maria Joaquina, natural da Portela, freguesia de Vila Boa, Conselho de Sátão, filha natutal de Maria Rosa (Ou (Roza), tb natural da Portela? P/ eu tentar achar a certidão do seu casamento c/ os dados? Ou a própria certidão de casamento dela, Maria Joaquina, e Antonio de Sousa(ou Souza)?
Isto, especialmente, porque acho que seria importante coincidirem exatamente os dados de nascimento do meu avó c/ os do casamento civil dele, uma vez que terei que transcrever o casamento dos meus avós em Portugal p/ obter a cidadania portuguesa como neta deles.
C/ isto, eu conseguiria confirmar que meu avô , José Duarte , seria seu filho legítimo com Antonio de Souz(s)a, como consta na certidão de casamento civil do meu avô c/ minha avó, Anna Antunes Viegas. Minha bisavó, Maria Joaquina. Isto porque mi ha bisavó Maria Joaquina, poderia ter se casado c/ Antonio de Souza posteriormente ao batismo do meu avô, José Duarte, não é mesmo?
É que só na certidão de casamento religioso do meu avô, José Duarte, no seu registro de batismo que consta que ele seria filho natural de Maria Joaquina e batizado na freguesia de Povolide.
Agradeço se puder me retornar.
@AndreaDuarte64 Para tentar encontrar o registo de nascimento da Maria Joaquina sugiro vc procurar nos arquivos da Freguesia de São Miguel de Vila Boa, folheando os livros do registro, começando no ano de 1870 (já que o José nasceu em 1886) e ir regredindo para os anos anteriores. https://tombo.pt/f/sat08
@Nairolasai ,mais uma vez obrigada pelas suas sugestões e informações!
Eu havia tentado nos livros de registros dessa freguesia de São Miguel de Vila Boa , nos anos que, biologicamente, poderia ser possível a minha bisavó, Maria Joaquina, ser mãe do meu avô, até comecei de 11 anos a 40 anos. Porém, já cheguei no ano que ela teria 31/32 anos e só localizei uma Maria, filha filha de Maria Roz(s)a, nascidas na Portela. Como estava escrito somente "Maria", fiquei em dúvida se seria ela mesma. Minha bisavó, pelo que localizei no registro de batismo do meu avô, seria tb filha natural de Mari Roz(s)a, o que torna mais restrita a pesquisa, não é?
Vc entende , pela caligrafia do registro de batismo do vovô, que o nome dessa minha tataravó seria :Maria Roza, Maria Rosa ou Maria Rola?
Pelo que minha mãe me contava, meu avô tinha primos portugueses, o que deduzo que a Maria Roz(s)a teve mais filhos , além da Maria Joaquina.
Sobre o casamento de Maria Joaquina c/ Antonio de Sousa, vc teria alguma dica? Ela vivia na Povoação, freguesia de Povolide, quando meu avô nasceu.
Grata!
@AndreaDuarte64 É provável que a Maria que vc encontrou seja mesmo sua bisavó, haja vista ser da localidade de Portela e corresponder ao nome da mãe, apesar deste ser bastante comum. Essa questão de ser com S ou Z é irrelevante, pois era normal naquela época se escrever com essas variações em documentos diferentes (dependia muito do padre!!). No registro só vai aparecer mesmo o nome Maria, já que o Joaquina deve ter sido incorporado depois como sobrenome.
Quanto ao casamento, é difícil achar, pois não sabemos onde e quando ocorreu, e se ocorreu! Além disso são nomes curtos e muitíssimos comuns. Se ainda soubéssemos os nomes dos pais do António a chance seria maior.