Dúvida de como incluir nascimento anterior a 1911 no SIRIC
Fernando Raulino
Member
O processo é para a atribuição de nacionalidade para a minha sogra que é filha de português, sendo o pai o declarante, nascido na cidade do Porto em 1909, no Conselho de Campanha.
Por intermédio do sistema online do Arquivo Distrital do Porto (ADPORTO), obtivemos a imagem da folha onde consta o registro de batismo do português.
De posse da imagem da folha do batismo do português, da certidão de casamento dele no Brasil e da Certidão de Nascimento da minha sogra, comparecemos à Seção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília para dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade. As certidões brasileiras eram recentes e chanceladas pelo Itamarati.
Entretanto o funcionário da Seção Consular informou que a fotocópia da imagem do livro registro fornecida pelo Arquivo Distrital do Porto não atende ao propósito e sim que o registro de nascimento deveria estar disponível no SIRIC (Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil).
A dúvida que temos é: como fazer com que as informações do português nascido antes de 1911 sejam disponibilizadas no SIRIC?
Por intermédio do sistema online do Arquivo Distrital do Porto (ADPORTO), obtivemos a imagem da folha onde consta o registro de batismo do português.
De posse da imagem da folha do batismo do português, da certidão de casamento dele no Brasil e da Certidão de Nascimento da minha sogra, comparecemos à Seção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília para dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade. As certidões brasileiras eram recentes e chanceladas pelo Itamarati.
Entretanto o funcionário da Seção Consular informou que a fotocópia da imagem do livro registro fornecida pelo Arquivo Distrital do Porto não atende ao propósito e sim que o registro de nascimento deveria estar disponível no SIRIC (Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil).
A dúvida que temos é: como fazer com que as informações do português nascido antes de 1911 sejam disponibilizadas no SIRIC?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
esqueça essa Seção Consular da Embaixada em Brasília e faça o processo de sua sogra no Arquivo Central do Porto como instruímos aqui. Acrescente aos documentos do tópico abaixo, cópias autenticadas do casamento do português e de sua sogra:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2135/informacoes-para-filhos-de-portugueses-processo-via-arquivo-central-do-porto
Obrigado pela orientação.
Li as informações contidas no link, mas fiquei na dúvida se é necessário averbar o casamento do português, antes de enviar a certidão de nascimento da minha sogra brasileira.
Anteriormente já havia enviado um pedido ao ACP para informatizar o nascimento e disponibilizá-lo no SIRIC, e obtive a resposta abaixo transcrita:
------------------------------------------------------------------------------------
Exmº Senhor
Informo que recebemos a certidão de nascimento do Sr. XXXXXXXXXXXXXXX
Não é possível a informatização do nascimento referido, uma vez que se encontra no Arquivo Distrital do Porto.
Tem que comunicar o casamento a esse mesmo Arquivo.
Com os melhores cumprimentos,
Csantos
------------------------------------------------------------------------------------
Pela resposta do ACP, entendi que o primeiro a ser feito é o processo de averbação de casamento no ADPORTO. Acredito que haverá um custo de 120 EUR.
Mas me foi criada também uma outra dúvida sobre a conexão entre os dois órgãos, o ACP e o ADPORTO para prosseguir no processo da minha sogra.
Então, o processo ficaria assim?
1 - obter no ADPORTO uma nova certidão tipo narrativa do nascimento do português, desta vez contendo também a averbação do casamento;
2 - juntar essa certidão averbada no ADPORTO com a certidão de nascimento da sogra brasileira bem como a de seu casamento; preencher o formulário 1C; pagar a taxa de 175 EUR; e enviar tudo para o ACP.
Seria isso? O casamento da minha sogra com a do meu sogro, terá que ser também averbada, não esquecendo a taxa de 120 EUR?
faça exatamente como informei no post anterior.
Tenho um amigo que está em Coimbra e por procuração esta tentando dar entrada da cidadania da minha mãe.
Só os atendentes da conservatória disseram a ele que a certidão do meu avô não está informatizada.
Mandei um e-mail para o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira informando o caso e perguntando o que fazer para que a certidão seja informatizada, mas me responderam que lá apenas emitem os documentos e mais nada.
O que fazer agora? Preciso aproveitar o tempo em que esse meu amigo está em Portugal para resolver isso.
Primeiramente peça ao seu amigo para confirmar na Conservatória de Coimbra se o processo será analisado e concluído na própria Conservatória. Se enviarem para Lisboa será super demorado.
Os assentos sob guarda dos Arquivos não são informatizados, apenas os que estão nas Conservatórias. Você teria que solicitar e indicar um endereço para envio que seja mais prático.
A Conservatória exigiu o assento certificado? Se o livro estiver online não aceitariam uma cópia impressa?
Informe o ano e a freguesia.