Avó Neta de Portugueses, Bisavô Não Registrado no Brasil

Olá, gostaria de saber se minha avó tem chance de conseguir a cidadania portuguesa por atribuição com os documentos a seguir:

Trisavós (portugueses) ➔ Assento de batismo de ambos obtidos em Portugal.

Bisavô (filho de portugueses e nascido no Brasil) ➔ Registro de casamento civil e religioso constando nome dos pais.

Avó (neta de portugueses) ➔ Certidão de nascimento constando nome do pai e avós portugueses.

OBS.: meu bisavô não foi registrado em cartório pelos pais no Brasil e não consegui localizar o assento de batismo dele na paróquia da igreja onde foi batizado.

Comentários

• @felzen vai precisar da certidão de nascimento do bisavô filho dos portugueses, é documento obrigatório.

• felzenfelzen Member
    editado June 10

@LeoSantos ele tem apenas uma certidão de nascimento feita por auto-registro tardio, mas que também consta o nome dos pais portugueses.

• editado June 10

@felzen em que ano seu bisavô nasceu?

• felzenfelzen Member

@PH86 ele nasceu em 1898

• @felzen sobre essa questão do auto registro, tem que analisar o seguinte:

Via de regra não é aceito, pois feito na maioridade e não tem a assinatura do português, portanto não estabelece a filiação de acordo com a lei portuguesa.

O que acontece muitas vezes (e eu já vi caso assim), é que a pessoa tinha um registro, porém perdia e para se casar ia lá no cartório e fazia outro.

Pode ser também que seu ancestral tenha pegado a época anterior ao registro civil, e pode ter um registro religioso (certidão de batismo).

Poste os dados que tem aqui e veja se o pessoal consegue te ajudar, tem gente muito boa nessa pesquisa que frequenta aqui.

Uma outra solução, seria juntar documentos justificando o registro tardio e comprovando o reconhecimento do filho pelo português, porém, não é garantido.

• felzenfelzen Member

@LeoSantos pois é, já tentei de todas as formas localizar o batismo e a certidão de nascimento sem sucesso, até já contratei genealogista e pedi ajuda aqui. Realmente não tem. O que tenho mesmo é o auto-registro, casamento civil e religioso e óbito. Todos constam o nome dos pais. Teria alguma chance remota de dar certo? Pelo que vi não tenho que retificar nada.

• @felzen

Teria alguma chance remota de dar certo?

Infelizmente não. O registro do filho do português na menoridade é item indispensável. Recomendo continuar a busca.

• @felzen é como o colega @ecoutinho falou... melhor continuar a busca, do que gastar um bom dinheiro e receber uma exigência que não terá como resolver depois

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.