Certidão de batismo/nascimento Cezar Augusto Affonso
Olá! Bom dia. Tudo bem?
Em 2023, solicitei a certidão de batismo/nascimento do Cezar Augusto Affonso, pelo CRAV. Fiz também a transcrição de casamento com Maximina Rodrigues.
Semana passada, entrei no CRAV para solicitar nova certidão e eles enviaram uma mensagem dizendo que agora quem é responsável é a Conservatória de Registro Civil de Bragança. Enviei um e-mail para crc.braganca@dgrn.mj.pt, mas eles não responderam.
Uma outra dúvida: preciso fazer averbação do óbito do Cezar? Se sim, posso fazer direto na Conservatória? Ou tem outro caminho?
Obrigada!
Taís Maria
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Desde 2023, estou levantando, arrumando e organizando os documentos necessários para dar entrada no processo de cidadania portuguesa. Iriamos tirar a do meu avô Manoel dos Reis Affonso, porém ele faleceu em dezembro de 2024. Agora daremos entrada na da minha mãe, neta de Cezar Augusto Affonso.
A minha dúvida é referente à grafia do sobrenome. Minha mãe foi registrada como Regina Aparecida Tomé Afonso. Em todos os documentos dela Afonso tem apenas um F. Porém, tanto o Cezar (avô) quanto o Manoel (pai) tem o sobrenome Affonso, com dois F. Teríamos que alterar o sobrenome dela nas certidões de nascimento e casamento, e também no RG? Ou podemos enviar para Portugal do jeito que foi registrada, com apenas um F (Afonso)?
Obrigada!
Taís
@taismariadepaula pode enviar assim mesmo, divergências de grafia que não alteram a pronúncia do nome são desconsideradas em Portugal.
Oi @LeoSantos! Muito obrigada! Abraços, Taís Maria.
Olá! Boa tarde. Tudo bem?
Em 2023, solicitei a certidão de batismo/nascimento do Cezar Augusto Affonso, pelo CRAV. Fiz também a transcrição de casamento com Maximina Rodrigues.
Semana passada, entrei no CRAV para solicitar nova certidão e eles enviaram uma mensagem dizendo que agora quem é responsável é a Conservatória de Registro Civil de Bragança. Enviei um e-mail para crc.braganca@dgrn.mj.pt, mas eles não responderam.
Uma outra dúvida: preciso fazer averbação do óbito do Cezar? Se sim, posso fazer direto na Conservatória? Ou tem outro caminho?
Obrigada!
Taís Maria
@taismariadepaula
Esse email me parece incorreto. Esse deve ser o certo:
Instituto dos Registos e do Notariado
Contactos
Morada: Rua Combatentes da Grande Guerra n.º 49/51, 5300-113 Bragança (mapa)
Email: civil.braganca@irn.mj.pt
Averbar óbitos não é necessário em um processo de nacionalidade (a não ser possivelmente nos casos em que vai se transcrever o segundo casamento de alguém que ficou viúvo)
@CarlosASP
Obrigada! Enviarei para esse e-mail.
Abraços, Taís
@CarlosASP bom dia! Enviei no outro e-mail que vc indicou e também não obtive resposta. Eu só preciso da certidão de batismo. O que eu faço?
Eu tenho uma cópia física que foi enviada em 2023 por Portugal. Será que posso enviar essa para dar entrada na cidadania? Ou eles vão pedir uma com data recente?
Obrigada!
@taismariadepaula se está na conservatória voce pode fazer o pedido atraves do civilonline, custa 10 euros e geralmente enviam por email em poucos dias, siga este guia Como solicitar certidões pelo civilonline
@taismariadepaula
cada conservatória tem seu tempo para responder esse tipo de email. Elas não cuidam exclusivamente de nascimentos etc. Umas são rápidas outras são lentas,
Pelo seu relato da resposta do CRAV, desconfio que talvez o assento de batismo original foi "anulado" quando você fez a transcrição (por isso o CRAV teria dito que não é mais com eles e não podem emitir uma nova certidão de batismo). Em seu lugar, a conservatória de Bragança criou um assento de nascimento informatizado (como são os dos nascimentos pós 1911).
Se foi realmente isso, então o civilonline é o caminho mais rápido, como o colega indicou.
Além de ler com cuidado o guia que ele colocou. pois tem a parte final falando das Observações por ter mais de 100 anos, eu acrescentaria outra dizendo que o casamento da pessoa está transcrito segundo o Assento de Casamento número xxxx do ano xxxx da conservatória xxxx (olhe no alto do assento de casamento que recebeu depois da transcrição).
Sem isso, acho que correria o risco de, ao verem a data do nascimento anterior a 1911, eles te mandarem de volta ao CRAV....
@CarlosASP boa noite! Tô fazendo o requerimento na civilonline. Porém, eu não tenho número de ID Civil do meu bisavô Cezar Augusto. Como consigo isso? Acho que ele não tinha identidade aqui no Brasil.
@taismariadepaula
Leia com atenção as instruções do guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
O guia já resolve essas questões:
N.º ID Civil e NIF pode deixar em branco
@AlanNogueira e @CarlosASP boa tarde!
Recebi o e-mail do civil online recusando a emissão da certidão. O que eu faço?
DESPACHO
Considerando que os livros paroquiais de nascimento do concelho de Bragança, até ao ano de 1911, já se encontram depositados no Arquivo Distrital de Bragança, (Assento de Nascimento
Cezar Augusto, nascido a 11-11-1900,) inviabilizando a sua emissão, tem o referido pedido que ser RECUSADO.
Conservatória do Registo Civil Bragança, 2025-07-02
Oficial de registos