Consulado do Rio de Janeiro - Boa Noticia

Uma boa notícia para quem mora no Rio de Janeiro ou Espirito Santo;

O Consulado do Rio já voltou a funcionar normalmente, o site agora esta bem explicado, com coisas novas, e aparentemente mais eficiente( assim esperamos né).  

Novidades:

Você pode juntar os documentos e manda pelo correio junto com o boleto anexado (pago). este boleto pode ser imprimido no próprio site, basta fazer um cadastro eletrônico online.

Tem um tópico muito importante destinado aos bisnetos de portugueses que pretendem obter nacionalidade Portuguesa sendo o seu avô ou avó mortos.

Após receber a informação da conclusão do processo, poderá solicitar através dos serviços “ON-LINE”, o agendamento para requerer o cartão de cidadão e posteriormente o passaporte. 

Agora não é mais necessário a assinatura presencial no consulado para quem pretende obter a nacionalidade portuguesa. (o que diga-se de passagem é muito bom pra quem mora longe)

Sobre a fila de espera, acho que devido o tempo que eles ficaram parados acredito que agora eles estejam "desafogados" e o processo saia mais rápido do que pra quem pretende mandar para CRC de Lisboa.

E isso ai gente! Se ficar pelo menos parecido com o de São Paulo já estaremos com sorte! porque como estava, já não dava mais!

Comentários

• Ola, Hermano.
    A noticia de que o Consulado do RJ voltou com as atividades eh realmente boa.

Mas acho legal fazer uma observação.
    Em fevereiro/2012 estive la para legalização de alguns docs. Aproveitei que estava la dentro e comecei a abordar os funcionários perguntando sobre o retorno das atividades e tb se depois disso tudo o prazo seria mais próximo de SP.

De pessoa em pessoa, cheguei numa sala que estava a unica pessoa que parecia ter autoridade para falar sobre prazos (pq ate então ng falava nada, sempre sem previsões). Ele me disse que as atividades voltariam em + ou - 1 mês(oq aconteceu), mas que o prazo seria de pelo menos um ano, pq eles ainda estavam pegando processos de julho/2011. 

Tb disse que em SP existem muitos funcionários e a estrutura interna eh bem mais organizada que a do RJ. 
    Pelo menos gostei da sinceridade dele.

Eu espero que mesmo assim as coisas possam melhorar, mas talvez seja bom se informar pq ainda pode estar valendo mais a pena enviar para CRC.
  • É o jeito é esperar pra ver como vai ficar... mas de qualquer maneira só o fato de já terem voltado a funcionar já é uma mão na roda,  principalmente pra quem precisa de trascrição de casamento,  que eu considero mais fácil fazer pelo consulado do que pelo correio.

• Pena que as taxas do consulado são bem mais caras! já que o preço do Euro lá é tabelado e atualmente o Euro não esta isso tudo.
  • É verdade. Pude perceber ao fazer as legalizações.
  • Agora ficou uma dúvida... Pagando a taxa de legalização de documentos tenho como fazer presencialmente ou somente via correios?
    É que vou para a terrinha daqui a duas semanas e estava pensando em dar entrada nos documentos diretamente por lá.

• Como não ficou claro para mim se você agendou pelo site, pagou ou ainda não o boleto. Esclareço que me foi informado por telefone (parece que ninguém atende, mas após uns 20 min. ouvindo a saudação eletrônica repetidas vezes, fui atendido) que a legalização de documentos pode ser feita presencialmente com o pagamento feito no mesmo momento. Do mesmo modo, o pedido do CC e do PEP podem ser agendados por telefone. 

Se o pagamento das legalizações for feito pelo boleto com certeza vai incluir as despesas de correio.  

• Tirando esse tópico novo do consulado que é esclarecedor... acho que mais noticias só viram se houver alguma mudança na lei da nacionalidade, o que por hora acredito que não vá acontecer.  
  • Pois é, vamos fazer uma transcrição de casamento e uma atribuição agora e ao entrarmos no site do consulado para tirar uma dúvida tomamos um susto (bom) com todas essas mudanças.

Uma questão que ficamos em dúvida é: precisamos reconhecer presencialmente a assinatura do meu sogro (português por atribuição) para dar entrada na transcrição, e da minha esposa para requerer a atribuição dela. Só que no site a única coisa que dizem sobre reconhecimento presencial de assinatura é (ênfase minha):

As assinaturas dos cidadãos portugueses podem, também, ser legalizadas presencialmente neste consulado-geral, mediante a apresentação do PassaporteCartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade original e válido.

Em nenhum lugar fala do reconhecimento presencial de assinatura de brasileiros (que precisamos pra dar entrada na atribuição da minha esposa). Também dá a entender que meu sogro não conseguiria ter a assinatura reconhecida portando só a certidão de nascimento portuguesa emitida pela CRC. Mas caramba, queremos justamente transcrever o casamento dele antes de tirar qualquer outro documento para evitar problemas.

Será que é só o texto que está incompleto no site? Alguém já conseguiu fazer esses reconhecimentos de assinatura depois da reabertura do consulado sem problemas?

De qualquer forma enviamos essas questões para o consulado pelo formulário de contato, se recebermos resposta posto aqui.

• [APAGADO]
  • Soares,

Eu faria a assinatura PRESENCIAL!!!!!!!
  • Não responderam e-mail, mas apesar de demorarem pra atender conseguimos falar por telefone. A coisa está uma quizumba por lá com o novo sistema.

Não conseguimos resposta para o nosso problema citado acima porque outros maiores entraram no caminho. Fizemos o pagamento do boleto para agendar os serviços mas o botão de agendar não aparece. A atendente pelo telefone disse que já era pro botão ter aparecido mesmo e deu 72 horas para resolver o problema.

Os funcionários não têm um consenso sobre qual opção do sistema devemos escolher para agendar reconhecimento presencial de assinatura, e qual para legalizar certidões. Entre duas opções que existem:

A) Legalizacao de Documentos - Reconhecimento de Assinatura

B) Legalizacao de Documentos - Fotocopia Simples (sem estar autenticada em cartório brasileiro)

Um funcionário acha que A atende assinatura presencial e certidões, outra acha que A é pra assinatura presencial e B é pra certidões.

Enfim, uma zona. E o pior é que agora fizemos o pagamento e temos que esperar esse prazo pra resolver o problema. Talvez tivesse sido melhor dar uma de joão sem braço e aparecer lá sem agendar coisa nenhuma.
  • Eu acho que seria a opção A

A opção B pelo que eu entendi seria uma Xerox simples sem estar autenticada pelo cartório que só receberia o "selo branco" do consulado.
  • Maurício,

a legalização de documentos não é agendada. Vc paga o boleto e envia pelo correio; ou vai ao consulado e legaliza/paga na hora. (vide meu post acima 17/03)

Quanto ao reconhecimento da assinatura presencial, acredito que também continue como antes, vai ao consulado e assina o documento a frente do funcionário e nada se paga por isto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.