Consulado do Rio de Janeiro - Boa Noticia
Uma boa notícia para quem mora no Rio de Janeiro ou Espirito Santo;
O Consulado do Rio já voltou a funcionar normalmente, o site agora esta bem explicado, com coisas novas, e aparentemente mais eficiente( assim esperamos né).
Novidades:
Você pode juntar os documentos e manda pelo correio junto com o boleto anexado (pago). este boleto pode ser imprimido no próprio site, basta fazer um cadastro eletrônico online.
Tem um tópico muito importante destinado aos bisnetos de portugueses que pretendem obter nacionalidade Portuguesa sendo o seu avô ou avó mortos.
Após receber a informação da conclusão do processo, poderá solicitar através dos serviços “ON-LINE”, o agendamento para requerer o cartão de cidadão e posteriormente o passaporte.
Agora não é mais necessário a assinatura presencial no consulado para quem pretende obter a nacionalidade portuguesa. (o que diga-se de passagem é muito bom pra quem mora longe)
Sobre a fila de espera, acho que devido o tempo que eles ficaram parados acredito que agora eles estejam "desafogados" e o processo saia mais rápido do que pra quem pretende mandar para CRC de Lisboa.
E isso ai gente! Se ficar pelo menos parecido com o de São Paulo já estaremos com sorte! porque como estava, já não dava mais!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
É o jeito é esperar pra ver como vai ficar... mas de qualquer maneira só o fato de já terem voltado a funcionar já é uma mão na roda, principalmente pra quem precisa de trascrição de casamento, que eu considero mais fácil fazer pelo consulado do que pelo correio.
Como não ficou claro para mim se você agendou pelo site, pagou ou ainda não o boleto. Esclareço que me foi informado por telefone (parece que ninguém atende, mas após uns 20 min. ouvindo a saudação eletrônica repetidas vezes, fui atendido) que a legalização de documentos pode ser feita presencialmente com o pagamento feito no mesmo momento. Do mesmo modo, o pedido do CC e do PEP podem ser agendados por telefone.
Se o pagamento das legalizações for feito pelo boleto com certeza vai incluir as despesas de correio.
As assinaturas dos cidadãos portugueses podem, também, ser legalizadas presencialmente neste consulado-geral, mediante a apresentação do Passaporte, Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade original e válido.
Maurício,
a legalização de documentos não é agendada. Vc paga o boleto e envia pelo correio; ou vai ao consulado e legaliza/paga na hora. (vide meu post acima 17/03)
Quanto ao reconhecimento da assinatura presencial, acredito que também continue como antes, vai ao consulado e assina o documento a frente do funcionário e nada se paga por isto.