Certidão de casamento no Brasil

Boa noite pessoal

Estou precisando da certidão de casamento da minha bisavó brasileira com o meu bisavô português, consegui uma pista aqui no fórum que o casamento foi realizado em Capivari , Silva jardim … porém entrei em contato com o cartório , fiz uma busca e me informaram que os registros realizados antes de 1908 foram arquivados em outro cartório do Rio de Janeiro .

Nao sei se é possível encontrar esse registro nos arquivos de Portugal .

Segue dados :

Aldelaide Menezes Barbeita

Alexandre Rodrigues Barbeita

anos prováveis : 1890 até 1906

agradeço qualquer informação

Comentários

• @BrunaBarbeita

Mas eles não disseram em que cartório estão os registros de Capivari (atual Silva Jardim) antes de 1908?

Pois deve ser nesse cartório que se encontra o casamento. Não há razão de estar em PT um casamento realizado em Silva Jardim.

Insista para falar com alguém que saiba a história do cartório do município de Silva Jardim para obter mais detalhes de como se consegue uma certidão de um casamento realizado nessa época; às vezes um atendente novo ou mal informado quer "se livrar" logo de quem faz uma pergunta mais complexa.

Olha, o Arquivo Público do RJ até deve ter uma cópia desses livros (veja o link abaixo). Só que, no fim das contas, você deve precisar que um RCPN (cartório) emita a certidão de casamento. E só o RCPN que detém esse livro de casamento que pode fazer isso.

Não sei se o Arquivo Público do RJ realiza pesquisas à distância, ou se alguém teria que ir lá para fazer isso, mas, se resolver contatar para ver se descobre exatamente a data do casamento, esse é o "fundo" (coleção) com os livros de casamento de Capivari nessa época:

http://basededados.arquivopublico.rj.gov.br/index.php/livros-de-casamento

• @BrunaBarbeita A história da comarca de Silva Jardim/Capivari é complicada. O texto a seguir retirado do link colocado pelo @CarlosASP dá uma ideia da situação:

"História da Comarca de Silva jardim: Erigido em vila por determinação da Lei nº 239, de 08/05/1841, o povoado de Capivari, atual Silva Jardim, esteve como termo sob a jurisdição da comarca de Cabo Frio até 25/10/1854, quando o decreto nº 720 anexou o seu termo à comarca de Rio Bonito. Essa vinculação perdurou até a elevação do termo de Capivari à comarca, por imposição do Decreto nº 30, de 03/01/1890. Entretanto, em face da extinção da comarca, levada à efeito pelo Decreto nº 8, de 19/12/1891, Capivari voltou, na condição de termo, a integrar-se à comarca de Rio Bonito até a extinção desta pela lei nº 643, de 07/09/1904, sendo anexado à comarca de Niterói.Em conformidade com a lei nº 1137, de 20/12/1912, o termo de Capivari foi novamente elevado à condição de comarca, extinta logo no ano seguinte, e novamente elevado à condição de comarca, pela lei nº 1184, de 04/11/1913, sendo o seu termo, pela terceira vez, anexado à comarca de Rio Bonito."

O problema agora seria descobrir onde estão os livros daquela época.

Como último recurso, ou em paralelo, se nada for encontrado e embora na certidão de uma das filhas conste que houve um casamento em Capivari, eu sugiro ver também na 7ª Circunscrição do Rio de Janeiro, localizada no bairro do Estácio, RJ, onde foram registrados os primeiros filhos do casal. Também outros filhos foram batizados na Paróquia de São Joaquim, no mesmo bairro. Por ocasião do nascimento da Mercedes o casal morava na atual Rua da Misericórdia no Centro do Rio.

7ª Circunscrição: cartorio@setimoregistrocivil.com.br tel: 21-2502-3913 e 2213-4486

• @Nairolasai @CarlosASP Bem complicado mesmo , e eu achando que seria fácil pois Silva Jardim só tem um cartório . Então , o cartório de Silva jardim informou que esses registros estariam no cartório do Botafogo ( 5 RCPN) , entrei em contato mas informaram que desconhecem essa informação.

Agradeço a vcs pelas novas informações, mandarei email para os possíveis cartórios .

• @BrunaBarbeita @Nairolasai

Olha, no estado do Rio de janeiro já aconteceram muitas coisas "diferentes" em relação a RCPNs (como terem deixado queimar as habilitações de casamento sem microfilmar antes). Porém, não chegaram ao ponto de sumir de vez com os livros originais.

Acredito que aqui vai ser daqueles casos mais difíceis onde os livros de localidades pequenas de algumas épocas foram sim transferidos de um lugar para outro (passei por isso, mas o pessoal do RCPN com que lidei sabia exatamente para onde foram e logo achei o lugar certo - que também sabia o que tinha sido recebido). Mas, muitas vezes, o funcionário de balcão do cartório que recebeu não tem nem ideia disso - pois pode imaginar, não é toda hora que alguém vai em Botafogo pedir um casamento em Capivari de 100 anos atrás.

Eu tentaria 3 coisas simultâneas.

Como o RCPN de Silva Jardm diz que foi para o 5 RCPN da capital, insistir com esse RCPN; pedir para alguém confirmar com o tabelião - eu já mandaria uma cópia da comunicação que recebeu do RCPN de Silva Jardim dizendo isso. Para eles não acharem que você está inventando essa história do nada. Já ajudei uma pessoa com um problema similar no 5 RCPN: tinha uma época, lá no passado remoto, que haviam dois locais diferentes (e, consequentemente, dois livros separados de nascimento, casamento etc) no que hoje é o 5RCPN. Achei online a certidão, mandei a imagem; a pessoa foi no 5 RCPN e disseram "não está aqui". Tive que explicar que eram do "outro" livro (o menos comum) da época que tinham dois livros etc. A pessoa foi lá, "ensinou" isso ao funcionário - e aí apareceu o livro certo. O funcionário do balcão não sabia dessa coisa toda. Me parece que sua situação agora é similar.

A segunda é acionar a Corregedoria, explicando brevemente que está tendo dificuldades em achar onde estão os livros de casamento de Capivari (atual Silva Jardim) para o período de 1900-1910. Relatar brevemente que o cartório de Silva Jardim diz que estão no 5 RCPN do munícipio do Rio, mas o 5 RCPN disse que não está e que precisa da ajuda da corregedoria para poder pedir a certidão no lugar certo.

Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Av. Erasmo Braga, 115 - 7º e 8º andares - Lâmina I - Centro - Rio de Janeiro - RJ

CEP:20020-903 - Telefone - (21)3133-2000

E-mail - corregedoria@tjrj.jus.br

Ou talvez essa área seja a mais específica, pois os cartórios são o "serviço extrajudicial":

Unidades:

Divisão de Monitoramento Extrajudicial - DIMEX

Telefones: (21) 3133-4125/(21) 3133-2086/(21) 3133-2955

e-mail: cgjdimex@tjrj.jus.br

Talvez alguém do fórum tenho um contato mais específico da Corregedoria do Estado do Rio para serviço extrajudicial

A terceira coisa é falar com Arquivo do Rio de Janeiro para saber como se pode pesquisar os livros de casamento Capivari que estão com eles. Pois, se for fácil, e achar exatamente a certidão, aí depois já passa exatamente qual a data, número etc.

• Boa tarde a todos.

Eu encontrei a certidão de casamento católico de agosto de 1881 entre o português e a avó brasileira dentro de um processo de inventário de 1913 no Rio de Janeiro.

Pergunta: O que devo fazer agora?

1- Peço o desarquivamento do processo?

2- Como solicito à Arquidiocese do Rio um documento oficial certificando a certidão de casamento que está contida dentro do inventário pois a não houve a localização do livro junto à referida Igreja ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.