Solicitação de cidadania para terceiros - precisa de procuração?
Olá a todos!
Meu pai (filho de português) reside no exterior então minha tia vai juntar os documentos e pedir a atribuição de cidadania para ele. No formulário 1C fiquei em dúvida se não seria necessário uma procuração para ela poder assinar por ele como declarante. Caso seja necessário, tem algum modelo de procuração? Os que achei no site https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos são para menores de idade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@FerAlves
sim, precisa de uma procuração específica. é só ajustar a procuração que existe para menores.
porém, é bobagem fazer isso. a procuração precisa ser assinada pelo seu pai e a assinatura precisa ser reconhecida por autenticidade.
se ele vai ter que assinar a procuração e reconhecer a firma, faz mais sentido ele assinar direto o formulário e reconhecer a firma.
o mais simples é: sua tia pode preencher o formulário (já que ela está com todos os documentos em mãos), por computador. envia por email para o seu pai. seu pai imprime e leva em um consulado português no país onde ele mora para reconhecer a firma (esse serviço normalmente precisa de agendamento e é pago, cerca de 10 euros). depois seu pai envia o formulário assinado para sua tia, ela junta os outros documentos e envia tudo para Portugal.
Obrigada pela resposta, @eduardo_augusto . No caso o reconhecimento de firma precisa ser feito no consulado português necessariamente ou pode ser na embaixada brasileira?
@FerAlves
Se ele morar fora de Portugal precisa reconhecer a assinatura no consulado português. Reconhecimento de firma no consulado brasileiro não serve.
Certo. Obrigada, @ecoutinho !