Ajuda com o local de nascimento
Amigos, bom dia!
Venho há algum tempo tentando encontrar o local de nascimento de minha trisavó Alice Natividade, desde que comecei as buscas achei muita informação sobre ela, ela teve 8 filhos e achei todos os registros de nascimento, achei o casamento e óbito, todos esses documentos estão entre a cidade do Rio de janeiro e Niterói, todos mencionam a nacionalidade, mas nenhum o distrito.
Ela teria nascido no ano de 1877 em 1902 nasce minha bisa já no Brasil, alguém tem alguma dica de como conseguir isso?
Alice era filha de Mauricia natividade, o pai não consta. Alice casou em 1908 em niterói com Antenor de oliveira e faleceu em 1919.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Thallessolrac
Talvez o registro da Alice n°51 https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/0f7e1115f20f459ba31f87fd1d08eecd?isRepresentation=false&selectedFile=27178498&fileType=IMAGE
Freguesia de São Mamede / Lisboa / Lisboa
@Thallessolrac
Acredito que o excelente achado do colega seja a Alice certa.
Pode ver por várias coisas:
A mãe, aparecendo com o nome de Mauricia Theresa da Conceição, provavelmente teve uma relação informal com o pai - que deve ser o Joao Pinheiro Chagas da Natividade. Um outro filho do casal, Felipe, nascido no Brasil, teve uma série de filhos - e, no nascimento de alguns deles em Niteroi, aparecem como avós justamente Joao Pinheiro Chagas da Natividade e Mauricia Theresa da Conceição:
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G56W-RR1
O padrinho de Alice no batismo é Joao Pinheiro Chagas da Natividade Junior. Em PT, Junior não queria dizer necessariamente "filho de um pai do mesmo nome". Pode ser um sobrinho, neto etc de alguém com o mesmo nome, Mas eu acho que é um filho do Joao (pai da Alice) com a primeira esposa Amelia (ver abaixo).
Pode ver que no batismo de Alice acima, a mãe aparece como morando na "rua do Salitre" em Lisboa em 1876. E que ela era natural de Capivari (atual Silva jardim) no estado do Rio de janeiro.
O Joao Pinheiro Chagas da Natividade (provável pai de Alice) faleceu em Lisboa em maio de 1880 - morando na mesma rua. Nesse óbito, pode ver que João foi casado com Amelia (a mãe do Joao Jr). :
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/ad78ce46e0844583aa2662dcc3795f53?isRepresentation=false&selectedFile=26727676&fileType=IMAGE
A Mauricia teve outra filha (Francisca) de pai incógnito em Lisboa em fevereiro de 1880. Novamente, o padrinho é o Joao Jr:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/df4e9c21c956410a9d5793b871bfa4bc?isRepresentation=false&selectedFile=26721643&fileType=IMAGE
Esse Joao Jr (possível meio-irmão de Alice), depois de voltar para PT, teve uma importante carreira jornalística e política. Chegou até a ser muito ,brevemente primeiro ministro. Talvez alguém mais velho da família conheça essa parte da história para corroborar ser a Alice certa:
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/L454-41C
https://apps.cm-almada.pt/arquivohistorico/details?id=99951&detailsType=Description
Vou tentar falar com minha tia e vê se conseguimos alguma informação que seria parecido com isso. Confesso que deu um nó na minha cabeça para o lado positivo. muito informação nova quando pensei que já não existia nada.
Vocês poderiam me ensinar a achar esses documentos no digitarq? Vou tentar achar o óbito da Maurícia, mas procuro qualquer informação e da que não existe.
No óbito do João que seria o pai da minha trisavó, tem lá que ele fez testamento. Será que é possível ler o inventário? Pq ele pode ter mencionado ela.
Eu perguntei a minha família, minha tia mais velha não lembra nada dessas informações, pois não conheceu a vó que morreu em 1919 e ela nasceu em 1939.